Uma dúvida que passa constantemente pelas cabeças pensantes é: se atualmente as fábricas de automóveis despejam no mercado quase 80 milhões de novos automóveis por ano, o que acontecerá com o trânsito das grandes cidades? No Brasil, especialmente em São Paulo, o caos está instalado com kilometros e kilometros de congestionamentos agravados pela insuficiência de transporte público. Sabe-se agora que também as montadoras tem esse tipo de preocupação. 



A Volkswagen que até 2016 tornar-se-á o maior fabricante de automóveis do planeta preocupa-se com a mobilidade da grandes metrópoles e vai apoiar projetos que apresentem soluções para o problema do caos urbano nas grandes cidades através da Audi, que lançou o programa Audi Urban Future Award para seis países onde a empresa alemã vende muitos automóveis - o Brasil entre eles com 3 milhões e 600 mil novos carros/ano.


O projeto brasileiro deverá apontar soluções para o trânsito da região da Luz, em parceria com a prefeitura de São Paulo. Para tanto o grupo terá apoio financeiro da Volkswagen. Outros países que desenvolverão projetos idênticos são : a China, Estados Unidos, India, Japão e Turquia. A Audi enviou especialista em trânsito de uma Universidade alemã à São Paulo para analisar os problemas de tráfego nas rotas de congestionamento - Radial Leste, Marginal do Pinheiros, Luz, 23 de Maio e Elevado Costa e Silva - e a causa apontada nós já sabemos, é a insuficiência de transporte público. Tendo visitado Tóquio, Londres, Nova York, Moscou, Paris e Seul, diz ele: "Há locais com trânsito mais caótico que São Paulo, mas não vi outra metrópole que dependa tanto do deslocamento em automóvel como São Paulo". A arquiteta urbanista Ligia Nobre acompanhará o projeto da Audi para São Paulo junto com engenheiros, paisagistas e ambientalistas e o projeto mais viável receberá 100 mil dólares.

Fonte: O Estado de São Paulo

5 Comentários

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  1. É verdade que anda tendo muito trânsito em cidades grandes principalmente em São Paulo, até em Brasilia tem um pouco, mas só ás vezes que chove muito. O número de carros novos que são comprados por ano no Brasil é praticamente absurdo, isso até já virou preocupação para as empresas.

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  2. UM DOS PROBLEMAS É QUE AS PESSOAS COMPRAM CARROS CADA VEZ MAIORES...ACHO QUE AS TAXAS DESSES CARROS ENORMES DEVERIAM SER BEM MAIORES, PARA NÃO INCENTIVAR AS COMPRAS!

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    1. Eu acho que deveria instituir um pedágio urbano para entrar nas zonas mais centrais de SP. Em Londres é assim, e o pedágio é bem caro. Em NY também. Em Cingapura, para vc ter o carro, vc tem que pagar uma licença do mesmo preço do carro, todo ano, para poder andar com o carro na cidade. É o único jeito. Da forma com que os preços dos carros estão caindo, o governo tem que dar um jeito de desestimular o uso do carro em áreas congestionadas, como SP, RJ, BH.

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    2. O caminho é melhorar o transporte público primeiro, não fazer com que a geração de empregos caia.
      Chega de pedágios, né?

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  3. Acredito que uma cidade planejada com um transporte público que atenda a sociedade seja uma forma para que não chegu-se ao ponto o qual nos encontramos, uma cidade "abarrotada" de carros, a utilizar remédios paliativos, mas que levam ao aumento de veículos, assim a pedir mais remédios paliativos, porém longe de um política pública a sanar esse grande "desafio".

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