Car.blog.br

Pesquisar este blog

Carregando...

Fiat Uno Sporting 2013: fotos, preço, consumo e ficha técnica

Categorias: , , , , , 37 Comentários

O Fiat Uno Sporting é a versão esportiva do carro hatch compacto da Fiat, e que tem preço, na versão básica, de R$ 33.340 reais (IPI Reduzido).

Fiat Uno Sporting 2013

O diferencial da versão Sporting é o motor 1.4 EVO Flex, o qual disponibiliza uma potência de 85 cavalos (G) e 88 cavalos (E) @ 5.750 rpm. O torque máximo é de 12,4 kgfm (G) e 12,5 kgfm (E)@ 3.500 rpm. Trata-se do mesmo motor que equipada o Palio Attractive 1.4, Fiat Grand Siena Attractive e Punto Attractive.

Fiat Uno Sporting 2013 - vermelho modena

Ocorre que esse motor, se nos modelos maiores da montadora italiana ele se mostra insuficiente, no Uno, mesmo pesando 955Kg, ele é capaz de acelerá-lo de 0 a 100 km/h em 11,5 s (Gasolina) e 11,2 s (Etanol), para atingir uma velocidade máxima de 170,0 km/h (Gasolina) e 172,0 km/h (Etanol).

Fiat Uno Sporting 2013

Consumo

Ciclo urbano (cidade): 9 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 12,1 km/l de álcool

Fiat Uno Sporting 2013 - interior - por dentro

O modelo mostrado nas fotos deste artigo está na cor Vermelho Modena (sólida), o que não adiciona nenhum valor adicional ao seu preço. Os itens de série presentes desde a versão básica são os seguintes: grade dianteira com anéis estéticos vermelhos, dois apoios de cabeça traseiros banco traseiro rebatível (Fold and Tumble) com 2 posições para o encosto, bancos revestidos em tecido EMBOSSED com costura estilizada.

Fiat Uno Sporting 2013 - interior - por dentro

Os cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), direção hidráulica, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faróis com máscara negra, faróis de neblina, HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência e com acionamento automático à ré, ponteira de escapamento dupla.

Fiat Uno Sporting 2013 - interior - por dentro

Além disso, temos quadro de instrumentos com iluminação branca e grafia esportiva, relógio digital, rodas de liga leve 5.5 x 15" + Pneus 185/60 R15 R15 (Baixa resistência a rolagem), travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para motorista, volante com regulagem de altura com revestimento em couro espumado.

Fiat Uno Sporting 2013 - interior - por dentro

O que faz falta no modelo básico é o ar-condicionado. Assim, o Kit de opcionais Creative 2, com preço de R$ 2.954,00 reais, adiciona, rádio Connect CD MP3/WMA com RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), Ar-condicionado + Para-brisas degradê).

Estilo

Fiat Uno Sporting 2013 - amarelo

A caracterização "esportiva” da versão Sporting é eficiente no quesito "chamar a atenção", sobretudo em cores espalhafatosas como o Vermelho Modena ou o Amarelo Indianápolis. 

Fiat Uno Sporting 2013 - amarelo

O modelo pintado em Prata Bari é um pouco mais discreto.

Fiat Uno Sporting 2013 - Prata

O Sporting, além do motor mais potente, conta com suspensão 2 cm mais baixa, com molas mais rígidas em relação às versões de entrada e barra estabilizadora dianteira com diâmetro 18 mm, o que melhora a dirigibilidade.

Fiat Uno Sporting 2013

Fiat Uno Sporting 2013

Interior

Fiat Uno Sporting 2013 - interior

O interior do Uno Sporting 2013 segue a caracterização esportiva com bancos, volante, cinto de segurança e portas com detalhes em vermelho, além do emblema “Sporting” costurado na parte superior do banco.

Fiat Uno Sporting 2013 - interior

O painel de instrumentos conta com um acabamento que imita fibra de carbono e os comandos do ar-condicionado e aros dos mostradores no painel de instrumentos são prateados.

Fiat Uno Sporting 2013 - interior

Problemas

Uma das críticas que se pode fazer ao Uno, em qualquer versão, mas especialmente nesta versão Sporting, é em relação à posição de dirigir. O volante é posicionado quase na vertical e muito elevado.

Uno Sporting - Posição de dirigir elevada

Isso faz com que uma parte dos instrumentos do painel fique encoberto pela parte superior central do volante, e também cansa em percursos longos.

Uno Sporting 2013 - porta-malas

Outro ponto negativo é o porta-malas de apenas 280 litros

Concorrentes

Ford Ka Sport

Ford Ka Sport 2013
Ford Ka Sport 2013

O Ford Ka Sport apresenta algumas vantagens em relação ao Uno: é mais barato (R$ 32.500), tem um motor mais potente (1.6 com 106 cv contra 86 do Uno) e é mais divertido de dirigir. Entretanto, apresenta índice de desvalorização maior que o Uno e tem revenda mais complicada.

Ford Ka Sport 2013 - interior

Renault Sandero GT Line

Renaut Sandero GT Line

Outro concorrente é a versão esportiva do hatch compacto da Renault - Sandero GT Line - que conta com decoração esportiva, motor 1.6 8V de 108 cavalos (contra os 86 cv do Uno). Trata-se de uma boa opção do mercado, pois vem completo pelo preço (mais elevado) de R$38.500 reais.

Renaut Sandero GT Line - interior

Conclusão

O Uno Sporting tem um visual atraente e vem bem equipado quando incorporado o kit Creative, já que conta com sistemas de segurança (ABS e AirbAg), além dos itens básicos de conforto: ar-condicionado, trio elétrico e direção hidráulica.


Ficha Técnica - Fiat Uno Sporting 2013

Motor
  • Número de cilindros: 4 em linha
  • Posição do motor: Transversal
  • Nº de válvulas por cilindro: 2
  • Cilindrada total (cc): 1368
  • Potência máxima (cv): 85,0 (G) / 88,0 (E) a 5.750 rpm
  • Torque máximo (kgf.m): 12,4 (G) / 12,5 (E) a 3.500 rpm
  • Alimentação
  • Combustível: Gasolina / Etanol
Câmbio e embreagem
  • Número de marchas: 5 a frente e 1 à ré
  • Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
  • Posição do câmbio: Transversal
Sistema de freios
  • De serviço: Comando mecânico atuante nas rodas traseiras com compensação de desgaste
  • Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
  • Dianteiro: A disco sólido com pinça flutuante
Suspensão
  • dianteira
    • Amortecedores dianteiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efetio
    • Tipo de suspensão dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estalizadora
  • traseira
    • amortecedores traseiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efetio
    • Tipo de suspensão traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Direção
  • Diâmetro mínimo de curva: 9,8
  • Tipo de direção: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Rodas
  • Pneus: 185/60 R115
  • Aro: 6.0 x 15" de liga leve
Peso do veículo
  • Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400 kg
  • Carga útil (com condutor): 400 kg
  • Em ordem de marcha (Std A): 955 kg
Dimensões externas
  • Capacidade do porta-malas (litros): 280 / 290
  • Tanque de combustível (litros): 48
  • Comprimento do veículo (mm): 3.770
  • Largura do veículo (mm): 1.673
  • Altura do veículo (mm) : 1.487
  • Entre-Eixos (mm): 2.373
  • Altura do solo (mm): 170
Desempenho
  • 0 a 100 km/h: 11,5 s (Gasolina) / 11,2 s (Etanol)
  • Velocidade máxima: 170,0 km/h (Gasolina) / 172,0 km/h (Etanol)

37 comentários:

  1. Honestamente, a única razão que vejo porque o Uno vende mais do que o Palio é o preço.

    O carro como um todo é bem piorado. Eu não compraria...

    ResponderExcluir
  2. Acho até que este UNO inovou em design. Sua frente até me agrada, a traseira ficou parecida com lata de leite moça :).

    Brincadeiras à parte, acho que pelo preço deste automóvel, dá pra inteirar um pouco mais e adquirir um carro melhor.

    Se fosse uma válvula de escape apenas para fugir do transporte público por exemplo, optaria pelo UNO Way, que é feio, mas esse aí (nas versões mais básicas) poderia ser mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para fugir do transporte coletivo, a própria Fiat tem opção com melhor custo-benefício, que é o Mille...

      O Mille pelo menos é só antiquado. Não é feio igual ao Novo Uno...



      Excluir
  3. É Man, concordo. No meu comentário eu quis dizer MILLE, e não UNO Way. Só daria pra pensar em comprar esse UNO do post se o valor baixasse.

    A proximidade de valores com carros reconhecidamente melhores do mesmo segmento é muito grande.

    ResponderExcluir
  4. Brasileiro gosta de adorno??eu discordo,Brasileiro gosta de carro bonito,não é a toa que o new fiesta é um sucesso estéticamente,e adornos costumam matar belos desenhos,pois aumentam o peso das linhas,é o caso do punto,não precisava desses bigodes na frente e atrás,poderia apenas ter mudado a grade e os fárois,mantendo a frente anterior,por dentro está correto...

    ResponderExcluir
  5. achei este novo Uno horrível ! porém esta versão Sporting me agradou um pouco , as rodas são feias , e também não gosto de faixas decorativas , mas com as rodas certas , a cor certa e a retirada desta faixa lateral, ele fica agradável de se ver.

    ResponderExcluir
  6. para mim vcs só estão discorversando o carro.. Esse carro bate um bolão, eu vou comprar um pra mim ano q vem e vai ser sporting....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa manolo é o q eu vou fazer estamos falando aqui de conforto e desempenho pontos negativos todos os carros tem agora não adianta querer comprar um UNO e esperar um HONDA CITROEN HYUNDAI FIAT é FIAT e pronto, para mim esta ótimo para abandonar os ônibus de sãoPaulo e o meu será o SPORTING ANO QUE VEM TAMBEM!

      Excluir
  7. Digite seu comentario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o UNO e estou satisfeito,é um carro bom de andar tem um motor forte 1.4 em ralação ao custo beneficio,ar gela rapido ,nao perde potencia com ar ligado,escolhi tambem esse carro porque é dividido entre eu e a esposa ela esta adorando,sai de golf para um uno é um pouco diferente mas nao me arrependi.Valeu.

      Excluir
  8. concordo para começar estar bom!

    ResponderExcluir
  9. Comprei um uno sporting e estou adorando,achei ele bonito e bem confortável,valeu.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um uno Sporting e é um ótimo carro, se comparado aos outros modelos de entrada de marcas concorrentes. A única coisa que eu acho que poderia ser melhor é o motor. Na versão Sporting, deveria ser no mínimo 1.6

    No mais, é um ótimo carro, ainda mais no meu caso, pois não tenho filhos ainda. Minha esposa tbm adora.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do designer do carro e tbm pelo motor 1.4 pois nem é fraco e nem forte demais, ou seja, uniu-se certa potência com certa economia...

    To decidindo entre comprar um uno sporting ou um gol geração 6 !!!

    ResponderExcluir
  12. Eu comprei o meu óntem, dirijo a algum tempo mas não tenho carteira ainda. Agora, já me matriculei na auto-escolakk Só tiro o carro da loja com a carteira na mão. No meu caso, não sou amante de velocidade e não me importa muito o fato do carro não ter um motor mais potente. Quero curtir meu uno sporting numa boa, sem estresse!!

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. POR AI VAI ,ENCONTRAR COM O HB 20 PREMIUM AT PASSANDO A MILHÃO

      Excluir
  14. Comprei um Uno Sporting adorei lindo por fora bom acabamento por dentro, direção otima troca de marchas macia, quem critica é pq nunca dirigiu um, e outra se quer um carro sporting com motor potente e bonito junta dinheiro por uns 20 anos e compra um camaro ou um porche...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faço minhas as suas palavras Biucleber, falou pouco mas disse tudo.

      Excluir
    2. é isso aí quem fala mal é porque vai demorar comprar 20 anos pra ter um Como Camaro

      Excluir
  15. Eu adoro o uno, demais!

    ResponderExcluir
  16. esses caras que fica criticando o uno e porque são duros não pode comprar nem um fusca 77, uma boa dica para vocês e durmir e ter uma boa noite de sono quem sabe vocês sonhar dirigindo um uno sporting.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu critico e tenho um CIVIC 2012 comprado 0km e a vista Uno sporting é piada mesmo, carro popular nivel celta...

      Excluir
    2. Ai vai depender do gosto de cada um né amigo? Em aspectos gerais o Civic 2012 ao meu ver é uma bosta, além de que é uma categoria bem diferente, não se pode comparar com um uno. A ideia da Fiat não é criar um carro esportivo e sim apenas inovar o uno de sempre, carrinho popular, dar uma carinha nova a ele, dificilmente vai te deixar na mão.
      Outra coisa é o tal do Status, da moralização pelos bens materiais, do preconceito financeiro, não compraria um Camaro ou bmw de forma alguma, isso não me faria melhor que ninguém além de que ao meu ver isso é apenas enfiar dinheiro no c#, alienar-se a sociedade espetáculo e mais nada.
      Além de que todos nós sabemos que a vaidade não nos leva a nada, e que é melhor ser pobre financeiramente do que na mentalidade não é mesmo Dr?

      Excluir
    3. O amigo tem um Civic então.. kkkk'
      Oque faz lendo comentários sobre o Uno..? Fala mal mas ta por aqui então! Se carro mostra dinheiro, coitado de vc, só tem um Civic..
      Comprei uma frota de Unos para minha empresa, e não me arrependo! Abraço, Dr. Kkkk'

      Excluir
  17. estou pesquisando para comprar um carro zero e estou entre o uno e o gol g6 por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vá de Uno...Eu troquei meu Gol G5 em um Uno Sporting essa semana e tenho certeza que não irei me arrepender.

      Excluir
  18. Tenho uma uno Sporting ha um ano e nunca me deu problema, viajo todos os dias a trabalho e o carro anda muito bem melhor que muito carro ai caro e de luxo.
    KKKKKKK

    ResponderExcluir
  19. meu pai tem um uno way 1.4 fui pro ceara gostei muito do carro anda bem embala rapido ... e tem mais nao achei muita diferença do astra que ja fui 2 vezes ....

    ResponderExcluir
  20. meu pai tem um uno way 1.4 fui pro ceara gostei muito do carro anda bem embala rapido ... e tem mais nao achei muita diferença do astra que ja fui 2 vezes ....

    ResponderExcluir
  21. Se não gostaram do carro, não deveriam perder o tempo de vcs lendo a matéria e falando de um carro que não possuem!

    ResponderExcluir
  22. Tenho uno sporting 12/13 completo com abs e airbag,2 sugestoes de melhoria , ruido acima de 100 km e vidros eletricos traseiros.

    ResponderExcluir
  23. tenho um uno sporting, além de bonito é bom carro.

    ResponderExcluir
  24. um carro ser chamado de "sporting" com míseros 88 cavalos, só trouxa para comprar isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recolha-se na sua insignificância "Loser".

      Excluir
  25. comprei um uno sporting faz um mes é um bom carro mas consome muito combustivel e faz muito barulho no passar de marchas quando chove pinga muita agua dentro.

    ResponderExcluir
  26. Parece até piada esses comentários, eu leio e me divirto. Tenho um uno mille, realmente em economia não tem pra ninguém. Gosto muito dele, nunca ma deixou na mão, o mesmo não posso dizer da minha esposa.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo serão apagados sem prévio aviso.