Car.blog.br

Pesquisar este blog

Carregando...

Palio Essence x Palio Sporting: qual a melhor opção?

Categorias: , , , 19 Comentários

Em artigo anterior fizemos uma comparativo de custo x benefício entre o Palio Attractive 1.4 e o Palio Essence 1.6 16V, onde concluímos que caso de opte por ar-condicionado, a versão Essence 1.6 16V é mais vantajosa. No mesmo artigo o leitor Luiz sugeriu um comparativo entre o Palio Essence 1.6 16V e o Palio Sporting 1.6 16V, o qual analisamos agora.

Palio Sporting ou Palio Essence - qual tem o melhor custo x benefício?

A primeira vista pode parecer estranho comparar a versão Sporting com a Essence tendo em vista que se tratam, a princípio, de carros para públicos diferentes. Uma análise mais aprofundada, porém, evidencia mais semelhanças que diferenças entre essas duas versões do Palio 2012.

Palio Sporting 2012 amarelo

A principal semelhança é o motor, em ambos os casos o E.Torque 1.6 16V com 117 cv @ 5.500 RPM e torque máximo de 16,8 kgf.m @ 4.500 RPM. O câmbio é o mesmo, tanto na versão manual quanto na Dual Logic, sendo que na versão Sporting há uma relação mais curta na última marcha, mas apenas para compensar o maior diâmetro do conjunto roda e pneus desta versão.

Palio Essence 2012 prata - frente

Esta, por sinal, outra diferença: enquanto o Palio Essence 1.6 16V vem com rodas de 15 polegadas de aço e pneus 185/60 R 15, o Sporting vem de série com rodas de 16 polegadas montadas em pneus 195/55 R 16.

Interior do Palio Sporting 2012

Além disso, em termos de equipamentos, o Palio Sporting 1.6 16V já vem de série com o kit HSD (High Safety Drive) composto de Airbag duplo e ABS + EBD. No Essence esse item é opcional e custa R$ 1.750 reais.

Interior do Palio Essence 2012

No mais, diferenças estéticas, com uma decoração esportiva no Sporting, com adesivos em preto na parte externa e detalhes em vermelho no interior, onde o Essence usa cromados.

Traseira do Palio Essence 2012

Observa-se, portanto, que não é possível comparar diretamente o Sportig com o Essence em suas versões básicas, pois o Sporting vem com mais itens de série. Para que o Palio Essence 1.6 16V possa ser comparado com o Sporting em termos de equipamentos, é necessário adicionar dois itens opcionais: o kit HSD, de R$ 1750 reais, e o Kit Esportivo 2 (Rodas de liga leve de 15" + Pneus 185/60 R 15 e Spoiler na tampa traseira), com custo de R$ 995,00 reais.

traseira do Palio Sporting 2012

Além disso, optamos pela cor Prata Bari nos dois casos, o que eleva o preços de ambos os casos em R$ 1030 reais. Nessas configurações os preços são os seguintes:

NOVO PALIO SPORTING 1.6 16V FLEX 4P 2012
  • Carro Básico - R$ 41.310,00
  • Cor Prata Bari - R$ 1.030,00
TOTAL R$ 42.340,00

NOVO PALIO ESSENCE 1.6 16V FLEX 4P 2012
  • Carro Básico - R$ 38.350,00
  • Cor Prata Bari - R$ 1.030,00
  • Opcionais - R$ 2.745,00
    • HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD - R$ 1.750,00
    • Kit Esportivo 2 (Rodas de liga leve 6.0 x 15" + Pneus 185/60 R15, Spoiler na tampa traseira na cor do veículo) - R$ 995,00
TOTAL R$ 42.125,00

Como se pode observar, a diferença de preços fica em R$ 215,00 reais, sendo que são dois carros com basicamente os mesmos equipamentos. O Sporting leva a vantagem de contar com rodas de 16 polegadas e pneus 195/55 R 16, enquanto o Essence fica com as rodas de 15 polegadas montadas em pneus 185/60 R 15.

Palio Sporting 2012

Portanto, são duas versões equivalentes em termos de custo benefício, sendo que a escolha cabe ao consumidor. Se preferir um carro com visual mais esportivo, o Sporting será a opção. Caso queira um carro mais discreto, o Essence passa a ser o escolhido. A nossa preferência recairia sobre o Sporting, pois os R$ 215 reais a mais justificam as rodas mais bonitas e a decoração mais esportiva.

19 comentários:

  1. Muito interessante a matéria. Acho que, além do custo mínimo de diferença entre os dois, a cor do acabamento interno é o maior diferencial. Pessoalmente, achei o acabamento em vermelho do sporting cansativo demais para rodar no dia a dia. Preferiria o acabamento mais discreto em prata fosco do essence para rodar no dia a dia. Fiz hoje (23-01) o pedido de um palio 1.4 com o kit abs+airbag com o acabamento fosco.

    ResponderExcluir
  2. Olá. O atractividade 1.4 com esse kit sai o preço do essence nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 1.4 está por R$34.590 e o kit abs+airbag custa R$1750. Peguei o desembaçador com ar quente por R$320 e fechou em R$36.692. Como moro no sul do Paraná, não preciso de ar condicionado, e não tenho subidas íngremes no trajeto urbano. O Essence 1.6 já vem com ar cond. e fica em 38.350, mas sem a segurança do abs+airbag. Com esse kit, ele sobe para R$40.100. Em ambos os modelos o cambio é manual.

      Excluir
    2. Realmente ótima escolha a sua. No seu caso o Attractive 1.4 sem ar é a melhor opção. Abraço!

      Excluir
    3. Valeu xará, me chamo Fabio tbm. Abraço!

      Excluir
  3. Obrigado pela citação no artigo.

    Concordo que com essa pequena diferença, vale mais a pena ficar com o Sporting. Achei muito bonito aqueles fundo dos relógios do painel em vermelho.

    Pelo que vi no simulador da FIAT, os bancos e painel em vermelho são opcionais vendidos através do "Kit Emotion 2", que custa R$ 396,00.

    Algo que achei estranho é que aqui em São João da Boa Vista (interior de SP) ainda não vi nenhum novo Palio de nenhuma versão circulando por aí. Sei lá como anda as vendas dele.

    Abraço,
    Luiz

    ResponderExcluir
  4. Aqui na região de londrina-pr estou vendo muitos rodando, pelo visto com vendas regulares, estou esperando para ver a versão sporting ao vivo pois foi a que mais me interessou apesar da essence 1,6 tmb ter me agradado muito

    ResponderExcluir
  5. Um amigo meu me pediu uma sugestão de um hatch pequeno com ar, dh, abs e air bag. Queria saber entre Fiat 500, Palio, Gol e March. Falei para ele que o Fiat 500 está pegando a fama de carro de gay (então ele descartou - não tem nada contra gay, mas como ele não é, não quer um carro com essa conotação). O Gol não recomendei pois o carro vai mudar logo. Nissan March descartou pois não tem ABS. Ficou com o Palio, e aí qual a versão?
    Para quem quer AR, DH, ABS e AIRBAG, a melhor opção é o Sporting - que é o carro que ele vai pegar. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. li aqui que alguem teria comprado um palio 1.4 sem ar cond.Acho um erro,pois em algum momento vai fazer falta.E ngm compra carro sem ar hoje em dia.Na minha opinião compraria o sporting sem pensar duas vezes.É mais bonito,anda mais,mais equipado e mais seguro;

    ResponderExcluir
  7. Amigo, vcs poderia fazer um comparativo em relação a desvalorização dos 3 modelos? Attrative, Essence e Sporting? Estou na dúvida se pego um Sporting, porém calculei a desvalorização em 3 anos e desanimei.

    ResponderExcluir
  8. Tempo de entrega do Palio Sporting.. 60 a 90 meses... por isso q não tem nenhum na rua..

    ResponderExcluir
  9. * 60 a 90 dias.., desculpem... =/

    ResponderExcluir
  10. sera que o prazo de entrga do novo palio pode diminuir agora? comprei um na automax em bh e me pediram 60 dias para entrgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha meu amigo comprei um palio sporting,já estou para desistir,já vai completar 90 dias,segundo o gerente não tem nem previsão para entrega. Entro em contato quasi toda semana segundo eles nem na tela não apareçe para montagem,o carro foi pedido direto da fabrica,e foi pedido AMERICAR,em Salvador,o prazo que eles deram quando comprei foi igual ao seu 60 dias,mas no contrato que identifica de 15 a 90 dias podendo utrapassar,não sei se foi o mesmo com vc,agoro é esperá. Um abraço.

      Excluir
  11. De duas uma; a capacidade da fábrica de produzir o novo pálio esta a desejar ou os pedidos de compra estão alem do previsto. Eu fico com a capacidade de produção da fábrica esta a desejar, pois é raro ver um novo Pálio circulando pelas ruas.

    ResponderExcluir
  12. Comprei um sporting e me entregaram em 15 dias,é um ótimo carro muito superior a todos que ja dirigi, aconselho a compra mas ela é meio seco na cidade principalmente quando naum é asfalto e sim lajotas.

    ResponderExcluir
  13. Interior bonito mas, por fora parece uma joaninha.

    ResponderExcluir
  14. A suspensão do palio Sporting é a mesma do essence? eu achava que a fiat tinha feito uma suspensão mais "firme" para o sporting

    ResponderExcluir
  15. Sim a suspençao do Sporting é mais dura, o que deixa o carro muito mais estavel pois é um carro esportivo...
    O PALIO sporting é outro carro, da para ver que ele possui tabela FIPE diferente, compara a versao essence e colocar todos acessorios é uma tremenda burrice...
    Estou aguardando a chegada do meu vermelho...

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo serão apagados sem prévio aviso.