O Fiat Punto foi lançado no Brasil em 2007 com o objetivo de posicionar a montadora italiana no segmento de carros compactos premium, sendo oferecido em versões de motorização 1.8 e 1.8, sendo que este Fiat Punto HLX 1.8 2008 era o segundo modelo mais caro da linha, ficando atrás apenas do Fiat Punto Sporting.

Fiat Punto HLX 1.8 - Frente

O Fiat Punto HLX 1.8 2008 era a versão destinada a enfrentar os compactos luxuosos, como Citroen C3 e Polo Sportline, além de posicionar-se um pouco abaixo da linha de preço do Fiat Stilo.


Fiat Punto HLX 1.8 - Traseira

A versão HLX 1.8 já vem bem completa, trazendo como itens de série ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, vidros e travas elétricos, imobilizador eletrônico e computador de bordo.

Fiat Punto HLX 1.8 - Perfil Dianteiro
Fiat Punto HLX 1.8 - Perfil Traseiro

Interior

Ao posicionar-se no volante de um Fiat Punto HLX 1.8 2008 você logo perceberá que está dentro de um carro Fiat em função do padrão de acabamento, posição de pilotagem e comportamento dinâmico do carro. A suspensão macia - outra característica da marca -, não compromete a estabilidade, fornecendo um bom compromisso entre esses dois requisitos muitas vezes antagônicos.

Fiat Punto HLX 1.8 - Interior

A direção tem reações bastante rápidas - o que reforça a característica esportiva do carro, mas em manobras em baixa velocidade ela torna-se um tanto quanto pesada. Em comparação ao Palio, Fiat Punto HLX 1.8 2008 mostra-se mais evoluído e com maior estabilidade em função das maiores bitolas dianteira e traseira e também pelo uso de pneus aro 15". Outro aspecto é que o Punto tem o centro de gravidade mais baixo quando comparado a Fiat Stilo e Palio, o que reforça ainda mais sua segurança dinâmica.

Fiat Punto HLX 1.8 - Interior - Console Central

O comportamento em curvas do Fiat Punto HLX 1.8 2008 é neutro, o que significa que se o motorista tirar o pé do acelerador de forma repentina, no caso de uma súbita perda de aderência na traseira, o carro responderá de forma controlada ao comando do piloto.

Fiat Punto HLX 1.8 - Painel de Instrumentos

Apesar de ser um carro projetado na Europa, em sua adaptação para o Brasil, a Fiat introduziu uma série de reforços estruturais para suportar as maiores tensões a que são submetidos os carros nas vias brasileiras.

Motor

O Fiat Punto HLX 1.8 2008 dispõe de um motor GM 1.8 (em decorrência do acordo de cooperação entre Fiat e GM Brasil em matéria de powertrain, acordo este que não está mais em vigor), tratando-se de uma unidade com 8 válvulas com potência de 115 cavalos. No lançamento do Punto esses motores GM 1.8 8V receberam alguns aperfeiçoamentos como centrais de gerenciamento com remapeamento e coletores de admissão com dutos de maior diâmetro.

Fiat Punto HLX 1.8 - compartimento do motor

Segurança

Um dos aspectos mais interessantes do Fiat Punto HLX 1.8 é a preocupação com a segurança: o carro vem equipado com duplo airbag frontal e freios ABS em um conjunto denominado HDS (High Safety Drive). Além disso, há airbags laterais e sistema de proteção de cabeça em caso de colisões traseiras (anti-whiplash).



Aspectos positivos

Sem dúvida nenhuma, o estilo é o principal ponto positivo do Fiat Punto HLX 1.8 - como é natural em um carro italiano desenhando pelo estúdio Giugiaro. Outro ponto de destaque é o interior, com excelentes bancos, volante e ótimo espaço interno, além de bom conjunto de equipamentos e suspensão que apresenta bom compromisso entre maciez e estabilidade.

Fiat Punto HLX 1.8 - Visual Dianteiro

O ponto a se apontar no interior é a iluminação interna considerada deficiente pois não dispõe de iluminação do porta-luvas, assim como ausência do sistema EBD (controle de estabilidade) - o qual é oferecida no modelo vendido na Europa.

Fiat Punto HLX 1.8 - Visual Lateral

Aspectos negativos 

Apesar de o motor GM 1.8 8V que equipa do Fiat Punto HLX 1.8 ser uma unidade bem adaptada ao mercado brasileiro, é fato que trata-se de um projeto relativamente antiquado, o que o torna um tanto quanto ineficiente, sendo excessivamente barulhento e consumindo muito para o desempenho que oferece.

Para uso em cidade, porém, trata-se de um excelente motor, em função de seu elevado torque em baixas rotações. Entretanto, em estrada falta disposição para esse motor em regimes mais elevados de giros. O sistema Blue&Me não é compatível com os Apple iPod Touch e iPhone.

Desempenho

O Fiat Punto HLX 1.8 2008 acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 173,5 km/h.
  • Aceleração: 0-100 km/h: 12,6 s
  • Aceleração: 0-1000 m : 34,4s
  • Retomada em 3ª - 40 a 80 km/h : 7,5s
  • Retomada em 4ª - 60 a 100 km/h : 10,8s
  • Retomada em 5ª - 80 a 120 km/h : 16,2s
  • Velocidade máxima : 173,5 Km/h
  • Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 60 / 26,7 / 15
  • Ruído interno PM/RPM máx (dBA): 41,7 / 71,5
  • Ruído interno 80/120 km/h (dBA): 61,4 / 66,4
  • Velocidade real a 100 km/h (km/h): 92
Consumo
  • Consumo cidade 6,8 Km/L de álcool
  • Consumo estrada 8,8 Km/L de álcool
  • Tanque de combustível: 48L - autonomia em estrada : 422 Km
Ficha técnica
  • Motor 4 cilindros / SOHC / 1 796 cc
  • Diâmetro/curso (mm): 80,5 / 88,2
  • Taxa de compressão: 10,5:1
  • Potência : 115 (álcool) / 113 (gassolina) a 5500RPM
  • Torque : 18,5 mkgf / 18,0 mkgf a 2800RPM
  • Câmbio manual 5 marchas
  • Direção : hidráulica / 3 voltas
  • Suspensão dianteira: independente McPherson
  • Suspensão traseira: eixo de torção
  • Freios: dianteiro à disco, traseiro a tambor
  • Pneus 195/55 R16
Dimensões
  • Comprimento/entreeixos (cm): 403 / 251
  • Altura/largura (cm): 150 / 169
  • Porta-malas (litros): 280
  • Peso (kg): 1 170
  • Peso/potência (kg/cv) (A/G): 10,2 / 10,3
  • Peso/torque (kg/mkgf) (A/G): 63,2 / 65
  • Diâmetro de giro (m): 10,9
Conclusão

Fiat Punto HLX 1.8 2008 é um carro que se destaca por seu estilo - moderno, atraente e elegante, considerado por alguns como uma verdadeira "obra de arte". Talvez não seja tanto, mas o fato é que a tradicional escola italiana de design se faz presente no Punto e ele é um carro muito bonito. O interior é adequado, apresentado ótima posição de dirigir, bons equipamentos e conforto. O aspecto negativo mesmo é o motor, que, apesar de adequado para o uso em cidade, peca quando exigido em estrada.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Gosto muito do punto, porém ele bebe muitoo. não sei mais o que faço para ele ser economico pois quando comprei disseram que ele era super economico e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito. Esse motor 1.8 dele até dá um bom desempenho, mas o consumo não é nada animador mesmo.

      Excluir
    2. O meu faz 9,5 na gasolina cidade/estrada comparado com outros 1.8 não bebe muito não.

      Excluir
    3. Ótimo carro pra andar na cidade, carro muito bonito e motor bem valente. Só que na estrada e meio barulhento. E o consumo dele não é dos melhores, porém quem quer economia deve andar de 1.0.

      Excluir
  2. galera, voce quer ter um Punto e se preocupa com o consumo? por favor nee..
    se for ficar nessa, compra um uno mile, ele é economico. ;D

    Curta esse carro, ele é demaiss, so isso.

    ResponderExcluir
  3. JOSE EDENILSON(ARACAJU)concordo eu comprei um vermelho tb o carro é show.
    agora no anuciado acima diz que o maximo é de 173.5 k/h rapaz eu ja coloquei 190k/h.veja ae que tem coisa errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHEI ESTRANHO TAMBEM PQ NP MEU 1.4 JA COLOQUEI 165 , TEM COISA ERRADA AI MESMO!

      Excluir
  4. 173.5 Km/h reais ne meu irmão tu pode passar a 220 num radar e vai tomar multa de 173.5 km/h carros ate 2.0 difisiu chega a 200 para vc ter noção uma moto 1250cc a 250 km/h no velocimetro esta somente a 225 reais compra um Gps e mede a velocidade real se vai se expantar com o velocimetro mostra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será cara?tive um siena 1.8 a gasolina ano 2003 pensa num motor bom.botei 200 colou o ponteiro e ainda nao tinha colado o pé.motor silencioso hoje tenho um fiesta sinto saudade do meu siena.

      Excluir
  5. Esse negócio de velocidade máxima de 173 km/h é maior mentira.
    Ele passa tranquilo disso.
    Coloquei 190 Km/h na woshington Luiz, mole mole. Da Reduc até o Rei do Bacalhau. Só reta ! rrsrsrsrsrrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vale eh a velicidade rea amigo! que eh bem menos a que eh mostrada no velocimetro!Todo mundo sabe disso...

      Excluir
    2. ja levei uma multa por por ta ha 180kh

      Excluir
    3. Vou falar uma coisa: tem muito cara metido a ser piloto de fuga, só não sabem que um carro à 200km/hora na vdd só está a uns 184. Pois o vento vai contra, por isso tem msm que ter um GPS instalado ou um App chamado Dayse, aí sim vc vai ver a velocidade real. E como disse um amigo deu 200 Na reta. A velocidade é medida em velocidade de cruzeiro, com retas e curvas, subidas e descidas. Não somente nas retas, portanto vcs aí que acham que sabem tudo, cuidado. Vcs ainda teem muito que apreender. Sou piloto de testes da Ford em Rio claro. Aprendam um pouco mais antes de falarem muita merda nos comentários, fui

      Excluir
  6. Cara eu sonho com esse carro desde 2008, quanto tive o prazer de dirigi-lo. Hoje estou perto de realizar esse sonho, o ano ainda não está definido, já que vai depender muito do valor no més em que vou comprar, entre 25 e 30 pilas. Já tive um g4 e hoje tenho um corsa, então lhe digo, se esse carro beber, eu vou ter o gosto de encher um tanque por dia.
    Top de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho um 2008 vermelho completo to vendendo ou trocando

      Excluir
  7. Cara eu sonho com esse carro desde 2008, quanto tive o prazer de dirigi-lo. Hoje estou perto de realizar esse sonho, o ano ainda não está definido, já que vai depender muito do valor no més em que vou comprar, entre 25 e 30 pilas. Já tive um g4 e hoje tenho um corsa, então lhe digo, se esse carro beber, eu vou ter o gosto de encher um tanque por dia.
    Top de mais.

    ResponderExcluir
  8. a verdade é quem quer um carro econômico compra 1.0 só não pode reclamar que vai chegar atrasado no destino. srsrsrsrsrs!!

    ResponderExcluir
  9. a verdade é quem quer um carro econômico compra 1.0 só não pode reclamar que vai chegar atrasado no destino. srsrsrsrsrs!!

    ResponderExcluir
  10. Comprei um punto. Achei que ele é muito barulhento, treme muito, não sei ainda se isso é normal , por que a maioria dos carros que eu tive era 2014 ou 2015, peguei esse punto 2008 hlx , Tava com um preço bom , resolvi comprar , mas tô achando estranho ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulhento ele e mesmo agora treme quando? Tenho um Hlx 2009/10

      Excluir
  11. Comprei um punto. Achei que ele é muito barulhento, treme muito, não sei ainda se isso é normal , por que a maioria dos carros que eu tive era 2014 ou 2015, peguei esse punto 2008 hlx , Tava com um preço bom , resolvi comprar , mas tô achando estranho ainda.

    ResponderExcluir
  12. o meu HLX esta fazendo 8,2 com álcool na cidade e 12,5 na estrada, carro muito TOP

    ResponderExcluir
  13. Estou a um ano com o meu, volta e meia surge um ou outro ruído interno (portas, painel) mas até agora todos de simples solução.
    O carro em si nunca me incomodou mas já tive problemas no sitema de rotação logo quando peguei o veiculo porem o mesmo estava na garantia e acabou cobrindo.
    No mais, é muito confortável, por estar bem conservado chama a atenção por onde passa (o que é bacana já que apesar de ser 2008, o punto não mudou de cara por um certo tempo), e seu interior é de muito bom gosto e estou fazendo milagre com ele, quando peguei o carro fazia em média 9/L, hoje estou fazendo 11/L, mas ai vai de como cada um dirige.

    sim valeu a pena pegar esse veiculo, e vou guentar o bixinho mais um ano com certeza.

    ResponderExcluir
  14. Estou prestes a pegar um Hlx 1.8 mais estou em dúvida, ja me falaram que bebe muito e o motor eh muito barulhento, até o valor dele eh mais acessível comparado ao 1.4

    ResponderExcluir
  15. Tenho um elx 1.4 e ele ta fazendo a media de 10.3 na gasolina dentro da cidade.. acho q ta bom

    ResponderExcluir
  16. Tenho um 1.8 2008 e nunca tive problema com barulho de motor... somente no banco traseiro que já solucionei. Carro top.

    ResponderExcluir
  17. Meu sonho e um tjet 2010 que aqui em Recife e raridade um modelo desse tenho um Punto 1.4 2008 ta com 200 mil km de puro cacete top speed 175 em reta só com filtro esportivo tenho a 5 anos não tenho o que reclamar pra um carro de 85 CV com 1200 kg resumindo e um excelente carro esse 1.8 perfeito principalmente pra cidade na Br perde um pouco comparado aos 16 v

    ResponderExcluir
  18. bom peasoal eu tenho um hlx 1.8
    só uma.coisa o carro é demais

    quem.t.sabe ! show de bola
    . faço media de 7.5 na cidade cm ele

    ResponderExcluir
  19. tenho um para vender cm 120 mil km

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem