A Volkswagen do Brasil encerra 2025 com resultados expressivos no mercado automotivo nacional, impulsionada principalmente pelo desempenho do VW Tera.
Lançado neste ano, o SUV compacto rapidamente ganhou relevância comercial e reconhecimento institucional, culminando na eleição como Melhor SUV Compacto no Prêmio UOL Carros 2025, além do título de Destaque do Ano na mesma premiação.
O conjunto formado por desempenho comercial, avaliações técnicas, posiciona o modelo como uma referência entre os SUVs compactos disponíveis no mercado brasileiro.
Desenvolvido e produzido no Brasil, o Tera é resultado de um projeto com engenharia brasileira, design nacional e foco direto nas demandas do consumidor brasileiro.
Desde os primeiros meses de comercialização, o modelo apresentou desempenho consistente em vendas, figurando entre os SUVs mais vendidos do País e alcançando posições de liderança em seu segmento em diferentes períodos de 2025.
O reconhecimento ao Tera se estendeu por diversas frentes da imprensa especializada e do mercado. Ao longo do ano, o modelo venceu comparativos técnicos e recebeu prêmios relevantes, como “Qual Comprar”, da revista Autoesporte, na categoria SUV de entrada, e “Melhor Compra”, da Quatro Rodas, entre os SUVs até R$ 150 mil.
Também foi contemplado pelo Prêmio AutoData, além de títulos concedidos por veículos como Top Car TV, Portal Terra, Car Magazine, Mobilidade Estadão e Revista Exame, onde figurou como o carro mais desejado e o mais confiável até R$ 150 mil.
No âmbito técnico, o SUV compacto da Volkswagen também foi reconhecido pela engenharia do projeto. O Troféu SAE BRASIL CarBody 2025 destacou a qualidade da estrutura do veículo, evidenciando soluções construtivas alinhadas às exigências atuais de segurança, rigidez e eficiência.
A segurança, aliás, foi um dos pontos centrais do projeto do Tera. Em 2025, o modelo recebeu cinco estrelas no Latin NCAP, a nota máxima do programa de avaliação de segurança veicular das Américas.
O resultado considera critérios como proteção de ocupantes adultos e crianças, proteção a pedestres e sistemas de assistência ao condutor, consolidando o Tera entre os SUVs compactos mais bem avaliados do mercado nesse quesito.
O desempenho do modelo também foi acompanhado por uma estratégia de comunicação que ganhou projeção internacional. A campanha de lançamento do Tera venceu o prêmio global “Volkswagen AG Communication – Best Global Performing Campaign”, enquanto a ação publicitária pós-lançamento, intitulada “Tera: A Grande Chegada”, recebeu o Effie de Ouro, além de reconhecimento no Prêmio Popai 2025 pelo material de ponto de venda.
O sucesso do Tera se insere em um contexto mais amplo de um portfólio premiado da Volkswagen em 2025. Modelos como Virtus, Nivus e Taos também foram reconhecidos em suas respectivas categorias, reforçando a estratégia da marca no mercado brasileiro. No campo institucional, a montadora acumulou conquistas corporativas ligadas à comunicação, diversidade, inovação, gestão de pessoas e governança.










SUV com tamanho de ford ka... que bosta
ResponderExcluirmatéria totalmente irrelevante
Tu pega um sandero, por exemplo, tem 2,59 de entre-eixos
ExcluirJá o tera tem 2,56 de entre-eixos
Desgraça de SUV é esse que é menor que um hatch? Vergonha demais...
Atenção, Ford Ka tem comprimento de 3,89 metros.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1oLanWOB-ArzXkWhKKhzj6Ub8flGaj260J8EbgkabbfaZd0tfCqXzH3ufqf_cOHMKj-dguVNLzqt41hsR7-eDIYeqYHSPDpbA_SQKaBkTclE_pMQf4vTkdv5XxqOQEYk2dVhSsJeVMuKpUxigKtuVnzKJfbSw0-pTct14GcP7m3iicf2ZSDby04eyNy6u/s600-rw/Volkswagen-Tera-2026%20%2818%29.jpg
Tera tem 4,15 metros. Tera muito maior. Tamanho do Tera muito adequado.
Ok, o tera é alguns centímetros maior que o FORD KA, que é um hatch COMPACTO
ExcluirQue bela bosta de argumento vc usou, ein?
Responda sobre o SANDERO então. Sandero com entre-eixo MAIOR que o tera. E agora, animal????
Só responde o que te convém, ne?
Pena que vai "sumir". Vai ler a resposta, mas como não tem argumento, vai ficar quietinha ai
O choro é livre !!!!!
ExcluirBOMBA
ExcluirSANDERO tem uns 410cm e mais entreeixos
é mais espaçoso q essa goletaTERA
Tera líder do segmento, concorrendo com Kardian (Sandero) e Pulse (Argo).
ExcluirDas Auto !
ResponderExcluirnão é SUV, é um GOL
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.