A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) alcançou a marca histórica de 8 milhões de veículos produzidos desde o início de suas operações, em 1976.
Volkswagen atinge 8 milhões de veículos produzidos em Taubaté
A montadora já produziu no Brasil 26,2 milhões de veículos, e a fábrica de Taubaté, inaugurada em 1976, foi responsável por décadas pela produção do Gol, o modelo mais fabricado e vendido da história da indústria automobilística nacional.
VW Gol - linha de produção Volkswagen
O número consolida a unidade como uma das mais importantes da indústria automotiva nacional e representa cerca de 30,5% de toda a produção acumulada da Volkswagen no País ao longo de 72 anos.
VW Tera 2026 - linha de produção
Atualmente, a planta é responsável pela fabricação de dois dos principais modelos da marca no mercado brasileiro: o SUV Tera e o hatch Polo.
VW Tera 2026 - frente - capo aberto - linha de produção
Ao longo de quase cinco décadas, no entanto, Taubaté também foi berço de veículos que marcaram época, como Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e up!. A fábrica completa 50 anos em 14 de janeiro de 2026.
VW UP TSI 2021 - branco - lateral dianteira esquerda
Tera e Polo concentram produção atual
O SUV Tera começou a ser produzido em Taubaté em 2 de abril de 2025, como um projeto integralmente desenvolvido e fabricado no Brasil. Desde então, mais de 70 mil unidades já saíram da linha de montagem.
VW Tera e Polo - linha de produção Taubaté
O modelo chegou às concessionárias em junho e, em quatro meses, passou a liderar o segmento de SUVs no País nos meses de setembro, outubro e novembro. Até 17 de dezembro, o Tera acumulava 43.897 unidades vendidas no mercado interno.
VW Tera Highline 2026 - traseira
No mercado externo, o Tera também ganhou relevância. Em 2025, tornou-se o segundo modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, com 25.722 unidades embarcadas para 18 países da América Latina até novembro.
VW Tera 2026 - exportações
Outro pilar da produção em Taubaté é o Polo, fabricado também na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O hatch lidera o segmento no Brasil e é o carro de passeio mais vendido do País no acumulado do ano, com 118.845 unidades emplacadas entre janeiro e 17 de dezembro. Em exportações, o Polo ocupa a primeira posição entre os modelos da Volkswagen produzidos no Brasil, com 32.553 unidades enviadas a 11 mercados em 2025. Neste ano, a marca também atingiu 1 milhão de unidades do Polo produzidas no País.
VW Polo Track 2025 - linha de produção
Reorganização industrial para atender à demanda
Para viabilizar o aumento da produção do Tera, a Volkswagen promoveu uma readequação logística e industrial entre suas fábricas. Parte da produção do Polo Track foi transferida de Taubaté para Anchieta, enquanto a fabricação do sedã Virtus teve volumes deslocados para a planta de São José dos Pinhais (PR). A estratégia permitiu liberar capacidade produtiva em Taubaté sem comprometer o portfólio nacional.
VW Virtus 2025 - lateral traseira esquerda
Modernização da fábrica
A produção do novo SUV também impulsionou investimentos em tecnologia e automação na unidade de Taubaté, dentro do plano de R$ 20 bilhões da Volkswagen para a América do Sul até 2028. A estamparia recebeu aumento expressivo no número de ferramentas e novos equipamentos de medição. A área de armação passou a contar com centenas de novos robôs e dispositivos de soldagem.
Volkswagen Brasil - fábricas
Na pintura, a linha foi adaptada para aplicações bicolores e integrada a um projeto de sustentabilidade que utiliza biometano como fonte energética. O combustível renovável permite reduzir em até 99% as emissões de CO₂ no processo de pintura em comparação a fontes fósseis. A montagem final também recebeu novos sistemas automatizados e recursos voltados a tecnologias de assistência ao condutor (ADAS).
VW Tera 2026 - linha de produção
Com 3,7 milhões de metros quadrados de área total e quase 400 mil metros quadrados de área construída, a planta segue como um dos principais polos industriais da montadora no País. O marco de 8 milhões de veículos reforça a relevância da unidade dentro da estratégia da Volkswagen para o mercado brasileiro e latino-americano, em um momento de transição tecnológica e ampliação do portfólio, que inclui a chegada de versões eletrificadas a partir de 2026.
Planta da Volkswagen em Taubaté

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A maior parte para varejo!

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVQvguprtKYdmcxFbaCBa8C7URh4ROx6_Wqyp4oa8ppbOnPd86Gwd378XoV88twPNhpSJ7rOsO7FlWz9Pdrh_i6rwCHIYMZuZCEyaxtATcTEENOaFVPAlqPVWCU6kasFjPSqI7867L54ao5hTnlIH3Mt3vs-VvhsmgXpqmxi6JNuDmquoZOI7gq1tTXfFy/s2560/Novo-VW-Tera-2026%20%2883%29.jpg

    Veja concessionária lotada de clientes vendo o Tera acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção. robôs fanboys querendo insinuar a fake news que o Polo, Tera e T-cross estão sendo vendidos no varejo em concessionárias. MENTIRA! MENTIRA!!!

      Na foto acima são clientes do infra-premium Audi Q3, optando pelo Tera por conta da violência das grandes cidades.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem