A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) alcançou a marca histórica de 8 milhões de veículos produzidos desde o início de suas operações, em 1976.
A montadora já produziu no Brasil 26,2 milhões de veículos, e a fábrica de Taubaté, inaugurada em 1976, foi responsável por décadas pela produção do Gol, o modelo mais fabricado e vendido da história da indústria automobilística nacional.
O número consolida a unidade como uma das mais importantes da indústria automotiva nacional e representa cerca de 30,5% de toda a produção acumulada da Volkswagen no País ao longo de 72 anos.
Atualmente, a planta é responsável pela fabricação de dois dos principais modelos da marca no mercado brasileiro: o SUV Tera e o hatch Polo.
Ao longo de quase cinco décadas, no entanto, Taubaté também foi berço de veículos que marcaram época, como Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e up!. A fábrica completa 50 anos em 14 de janeiro de 2026.
Tera e Polo concentram produção atual
O SUV Tera começou a ser produzido em Taubaté em 2 de abril de 2025, como um projeto integralmente desenvolvido e fabricado no Brasil. Desde então, mais de 70 mil unidades já saíram da linha de montagem.
O modelo chegou às concessionárias em junho e, em quatro meses, passou a liderar o segmento de SUVs no País nos meses de setembro, outubro e novembro. Até 17 de dezembro, o Tera acumulava 43.897 unidades vendidas no mercado interno.
No mercado externo, o Tera também ganhou relevância. Em 2025, tornou-se o segundo modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, com 25.722 unidades embarcadas para 18 países da América Latina até novembro.
Outro pilar da produção em Taubaté é o Polo, fabricado também na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O hatch lidera o segmento no Brasil e é o carro de passeio mais vendido do País no acumulado do ano, com 118.845 unidades emplacadas entre janeiro e 17 de dezembro. Em exportações, o Polo ocupa a primeira posição entre os modelos da Volkswagen produzidos no Brasil, com 32.553 unidades enviadas a 11 mercados em 2025. Neste ano, a marca também atingiu 1 milhão de unidades do Polo produzidas no País.
Reorganização industrial para atender à demanda
Para viabilizar o aumento da produção do Tera, a Volkswagen promoveu uma readequação logística e industrial entre suas fábricas. Parte da produção do Polo Track foi transferida de Taubaté para Anchieta, enquanto a fabricação do sedã Virtus teve volumes deslocados para a planta de São José dos Pinhais (PR). A estratégia permitiu liberar capacidade produtiva em Taubaté sem comprometer o portfólio nacional.
Modernização da fábrica
A produção do novo SUV também impulsionou investimentos em tecnologia e automação na unidade de Taubaté, dentro do plano de R$ 20 bilhões da Volkswagen para a América do Sul até 2028. A estamparia recebeu aumento expressivo no número de ferramentas e novos equipamentos de medição. A área de armação passou a contar com centenas de novos robôs e dispositivos de soldagem.
Na pintura, a linha foi adaptada para aplicações bicolores e integrada a um projeto de sustentabilidade que utiliza biometano como fonte energética. O combustível renovável permite reduzir em até 99% as emissões de CO₂ no processo de pintura em comparação a fontes fósseis. A montagem final também recebeu novos sistemas automatizados e recursos voltados a tecnologias de assistência ao condutor (ADAS).
Com 3,7 milhões de metros quadrados de área total e quase 400 mil metros quadrados de área construída, a planta segue como um dos principais polos industriais da montadora no País. O marco de 8 milhões de veículos reforça a relevância da unidade dentro da estratégia da Volkswagen para o mercado brasileiro e latino-americano, em um momento de transição tecnológica e ampliação do portfólio, que inclui a chegada de versões eletrificadas a partir de 2026.













4 milhões para locadoras.
ResponderExcluirA maior parte para varejo!
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVQvguprtKYdmcxFbaCBa8C7URh4ROx6_Wqyp4oa8ppbOnPd86Gwd378XoV88twPNhpSJ7rOsO7FlWz9Pdrh_i6rwCHIYMZuZCEyaxtATcTEENOaFVPAlqPVWCU6kasFjPSqI7867L54ao5hTnlIH3Mt3vs-VvhsmgXpqmxi6JNuDmquoZOI7gq1tTXfFy/s2560/Novo-VW-Tera-2026%20%2883%29.jpg
Veja concessionária lotada de clientes vendo o Tera acima.
Atenção. robôs fanboys querendo insinuar a fake news que o Polo, Tera e T-cross estão sendo vendidos no varejo em concessionárias. MENTIRA! MENTIRA!!!
ExcluirNa foto acima são clientes do infra-premium Audi Q3, optando pelo Tera por conta da violência das grandes cidades.
5 milhoes de JABIRACAS pras LOCADORAS
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.