O RZ 500e foi projetado sobre a plataforma e-TNGA, dedicada a veículos elétricos. A bateria fica instalada sob o assoalho — posição que melhora a distribuição de peso — e integra parte da própria estrutura do veículo. O modelo passou por testes no Centro Técnico da Lexus em Shimoyama, no Japão. A carroceria utiliza técnicas de construção como soldagem e laser peening, além de adesivos estruturais e espumas de alta rigidez para aumentar a resistência torcional. Motores, bateria e desempenho
O SUV adota dois motores elétricos (eAxle), um em cada eixo, ambos revisados para maior eficiência. Cada unidade produz até 167 kW, totalizando 381 cv combinados e 26,9 kgfm de torque. Com isso, o RZ 500e acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A bateria é de 77 kWh, com refrigeração líquida. Segundo dados no ciclo europeu WLTP, a autonomia urbana chega a 600 km. Em carregadores rápidos de até 150 kW, a recarga vai de 0 a 80% em cerca de 30 minutos. Tração integral DIRECT4
O sistema de tração integral DIRECT4 ajusta automaticamente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro conforme o tipo de condução. Em arrancadas e acelerações retas, varia entre 60:40 e 0:100. No modo Range, prioriza eficiência com distribuição fixa em 50:50. Em curvas, a proporção oscila entre 80:20 e 0:100. A tecnologia busca melhorar estabilidade, tração e previsibilidade nas mudanças de direção. Design e dimensões
O RZ 500e apresenta uma evolução da linguagem visual da Lexus com o conceito Spindle Body, que abandona a grade tradicional em favor de superfícies integradas ao capô e aos para-lamas. As lanternas traseiras formam uma peça horizontal contínua. O modelo oferece dez opções de cores externas, incluindo teto preto contrastante em quatro combinações. As rodas de liga leve são de 20 polegadas com acabamento diamantado para o mercado brasileiro. No interior, há três tons de revestimento: Azul, Caramelo e Chumbo. O Ultra Suede possui 30% de material de base vegetal.
Foco em isolamento acústico
A cabine recebeu uma série de soluções voltadas ao isolamento acústico:
- materiais fonoabsorventes no piso, portas e colunas;
- vidros acústicos dianteiros e traseiros;
- novas peças de resina sob o acabamento frontal;
- feltro adicional no tampão do porta-malas;
- coxins revisados para reduzir vibração dos motores.
O painel segue o conceito Tazuna, com comandos voltados para o motorista. A central multimídia possui tela de 14 polegadas, comando por voz (“Olá, Lexus”) e conectividade Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som é assinado pela Mark Levinson, com 14 alto-falantes. Entre os equipamentos, há teto panorâmico com controle eletrônico de transparência, maçanetas eletrônicas e-Latch, iluminação interna com 64 cores e texturas aplicadas a laser nos revestimentos. Segurança
O modelo traz oito airbags e o pacote Lexus Safety System+ 3.0, que inclui:
- assistente de permanência e mudança de faixa (LTA/LDA);
- frenagem autônoma de emergência (PCS);
- farol alto adaptativo (AHS);
- controle de cruzeiro adaptativo (DRCC);
- monitor de ponto cego (BSM);
- alerta de tráfego traseiro com frenagem automática;
- assistente de saída segura (SEA), que trava a porta caso detecte aproximação de veículos ou bicicletas.
Garantia Assim como os demais modelos da marca produzidos a partir de 2020, o RZ 500e está coberto pelo programa LexusCare, que oferece garantia de até 10 anos ou 200 mil quilômetros, desde que o veículo siga o plano de manutenção após os cinco anos de garantia básica. A Lexus mantém 14 concessionárias no Brasil e prevê a abertura de uma nova unidade em Florianópolis (SC) em 2025.






















BYD, GMW, Chery, BMW e Mercedes in panic?
ResponderExcluirnão, apenas a jacaudi em panico
ExcluirLEXUS = audi e cobra bem mais barato
Audi in PANIC TOTAL!
ResponderExcluirSe bem que Lexus é muitoooo melhor que um Audi. A Lexus ta quase perto da BMW já.
Matador de Q6 e-tron
ResponderExcluirPostar um comentário
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