O Volkswagen Taos obteve novamente a classificação máxima de cinco estrelas no programa Latin NCAP, avaliado pelo protocolo 2020–2025. O SUV foi testado na versão fabricada no México e a classificação aplica-se a unidades fabricadas a partir de 28 de outubro de 2024.
No resultado por grupos de avaliação, o Taos alcançou 90,69% na proteção a ocupantes adultos (36,28 pontos), 89,80% na proteção a ocupantes crianças (44,00 pontos), 67,67% na proteção a pedestres (32,48 pontos) e 92,15% nos sistemas de assistência ao condutor (39,63 pontos).
A nota final do Latin NCAP corresponde ao menor índice entre esses quatro grupos.
Equipamento e arquitetura
Todas as versões do Novo Taos vêm de série com frenagem autônoma de emergência (AEB), seis airbags, alerta de frenagem de emergência (ESS) e controles de tração e estabilidade. A avaliação do Latin NCAP confirma a presença e funcionamento de AEB em modos urbano e interurbano, além de AEB para detecção de pedestres.
A carroceria do veículo utiliza a plataforma MQB e aplicação de aços de elevada resistência em zonas críticas da cabine.
Detalhes dos testes
No ensaio de ocupante adulto, o impacto frontal foi realizado a 64 km/h contra barreira deformável com 40% de sobreposição; os resultados indicaram boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro, proteção marginal do tórax do motorista e adequada do tórax do passageiro.
A estrutura da célula de sobrevivência foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas. Nos testes laterais e de impacto contra poste, a proteção foi descrita entre adequada e boa para diferentes regiões do corpo. Whiplash (efeito chicote) foi avaliado como de bom desempenho.
Na avaliação de proteção a crianças, foram usados dummies de 1,5 e 3 anos instalados em cadeiras com ISOFIX e perna de apoio; ambos os CRS testados ofereceram proteção total nos impactos frontal e lateral. O veículo fornece ancoragens ISOFIX como equipamento padrão e cintos de três pontos em todas as posições.
A sinalização relacionada à instalação de cadeiras infantis e a desativação do airbag do passageiro atenderam aos critérios do Latin NCAP, com ressalvas técnicas apontadas no laudo.
Proteção a pedestres e assistências
A proteção passiva a pedestres apresentou variação: áreas do capô com proteção que vai de marginal a boa, vulnerabilidade na região do para-brisa e coluna A, e proteção superior das canelas.
Entre os sistemas de assistência, o detector de ponto cego (BSD) e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) atenderam aos requisitos; já o sistema de suporte de faixas (LSS) e detecção de borda de estrada (RED) não atenderam ao requisito predeterminado do Latin NCAP.
Metodologia
O protocolo Latin NCAP 2020–2025 divide a avaliação em quatro grupos: proteção a ocupantes adultos, proteção a ocupantes crianças, proteção a pedestres e sistemas de assistência ao condutor.
Os ensaios contemplam impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral a 50 km/h, impacto lateral contra poste a 29 km/h, avaliação de AEB em faixas urbanas e interurbanas, testes de instalação de cadeiras infantis e avaliação de sistemas eletrônicos de segurança, entre outros procedimentos citados no protocolo. (trechos do press release fornecido e do laudo técnico).












obrigação né
ResponderExcluirDepois da vergonha do polo 3 estrelas... pelo menos o Suv médio da marca tem um pouco mais de segurança
ExcluirNada mais que o obrigatório.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.