A Porsche apresentou oficialmente o Porsche Cayenne Elétrico, primeiro SUV 100% elétrico da linha, tratado pela marca como um marco tecnológico. O modelo combina a arquitetura elétrica de nova geração com sistemas avançados de chassi, bateria e digitalização.
Desempenho e motorização
A linha inclui o Cayenne Electric e o Cayenne Turbo Electtric, ambos com tração integral por meio do sistema eletrônico ePTM.
Na versão Turbo, a potência pode chegar a 850 kW (1.156 cv) e 1.500 Nm com Launch Control. Em condições normais, o modelo entrega até 630 kW (857 cv), com acréscimo temporário de 130 kW (176 cv) pelo modo Push-to-Pass. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 2,5 segundos, e a velocidade máxima é de 260 km/h.
A versão de entrada gera 300 kW (408 cv/hp) em uso contínuo e 325 kW (442 cv/hp) com Launch Control, com torque de 835 Nm. O 0 a 100 km/h é feito em 4,8 segundos.
Recuperação de energia
O sistema de recuperação de energia alcança picos de até 600 kW, nível semelhante ao usado em competições como a Fórmula E. Segundo a Porsche, até 97% das frenagens do uso diário podem ser gerenciadas pelos motores elétricos. O modelo Turbo pode receber freios cerâmicos PCCB como opcional.
Suspensão e chassi
O chassi foi desenvolvido para entregar equilíbrio entre condução esportiva, conforto e capacidade fora de estrada. Toda a linha utiliza suspensão a ar adaptativa controlada pelo Porsche Active Suspension Management (PASM).
A versão Turbo conta com diferencial traseiro controlado eletronicamente com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). A direção traseira opcional pode esterçar até 5 graus.
O sistema Active Ride está disponível para a versão Turbo e reduz movimentos da carroceria em curvas e frenagens.
Bateria, carregamento e autonomia
A bateria tem 113 kWh e é integrada à estrutura do SUV, com refrigeração ativa em ambos os lados para manter o desempenho térmico.
A arquitetura de 800 volts permite carregamento rápido de até 390 kW (chegando a 400 kW em condições específicas). O carregamento de 10% a 80% pode ser concluído em menos de 16 minutos. Em 10 minutos, a autonomia recuperada pode ser de 325 km no Novo Cayenne Elétrico ou 315 km no Turbo.
O SUV oferece ainda carregamento por indução opcional, com capacidade de 11 kW, acionado automaticamente ao estacionar sobre a base apropriada.
A autonomia no ciclo WLTP chega a 642 km na versão básica e 623 km na versão Turbo.
Design e aerodinâmica
O design mantém proporções tradicionais da Porsche, com capô mais baixo e faróis com tecnologia Matrix LED. As portas são sem molduras, e as laterais utilizam vincos definidos e elementos tridimensionais nos para-lamas.
A traseira conta com faixa de iluminação tridimensional e logotipo Porsche iluminado. Nas versões Turbo, elementos de acabamento utilizam a cor Turbonite.
O coeficiente aerodinâmico é de 0,25, auxiliado pelo sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA), que ajusta abas ativas no para-choque dianteiro, spoiler traseiro adaptativo e aeroblades específicos do Turbo.
Interior
O Cayenne Electric mede 4.985 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.674 mm de altura — cerca de 55 mm a mais que o modelo anterior a combustão. A distância entre-eixos é de 3.023 mm, ampliando o espaço para passageiros traseiros.
Os bancos traseiros têm ajustes elétricos e permitem alterar o foco entre conforto e transporte de carga. O porta-malas oferece entre 781 e 1.588 litros, complementado pelo compartimento dianteiro de 90 litros. A capacidade de reboque chega a 3,5 toneladas.
O interior traz o sistema Mood Modes, que ajusta iluminação, som, posição de bancos, climatização e telas conforme o modo selecionado. O teto panorâmico de cristal líquido permite controle variável de luminosidade.
Para personalização, há 13 cores externas, 9 modelos de rodas (20” a 22”), 12 combinações de interior, além de pacotes dedicados de acentos e acabamento. O Porsche Exclusive Manufaktur e os programas Paint to Sample e Sonderwunsch ampliam a customização.
Interface digital e conectividade
A cabine estreia a central Flow Display, com tela curva OLED e áreas separadas para visualização e comandos.
O painel de instrumentos utiliza tela OLED de 14,25 polegadas, e há opção de tela de 14,9 polegadas para o passageiro. O head-up display com realidade aumentada projeta informações equivalentes a uma tela de 87 polegadas a dez metros à frente do veículo.
Mesmo com a digitalização, comandos de uso frequente permanecem em controles físicos. Um apoio de mão foi incorporado para facilitar o manuseio durante a condução.
A experiência digital integra a filosofia Porsche Digital Interaction, com widgets configuráveis, personalização de temas e apps de terceiros pelo centro digital da marca. O Voice Pilot utiliza inteligência artificial para interpretar comandos complexos, e a Porsche Digital Key permite acesso por smartphone ou smartwatch.
O Cayenne Elétrico passa a coexistir com versões híbridas plug-in e a combustão da linha Cayenne. A marca afirma que manterá diferentes opções de motorização em paralelo e continuará a desenvolver as variantes híbridas e a combustão por muitos anos.
O Novo Porsche Cayenne Elétrico inaugura uma fase relevante para a marca no segmento de SUVs de alta performance, combinando bateria de grande capacidade, carregamento ultrarrápido, recuperação de energia de nível competitivo e ampla digitalização. Com opções distintas de potência e autonomia acima de 600 km, o modelo reforça a estratégia da Porsche de ampliar sua oferta elétrica mantendo diversidade no portfólio.
























Game Over para Cullinan e Spectre heim.....
ResponderExcluir113 Kwh de bateria. que coisa mais sensacional! E ainda com regeneração de 600 Kw!!!!!! Isso só a tecnologia da campeã da Fórmula E pode apresentar. Cadê Tesla?
ResponderExcluirDesign carregado na traseira.
ResponderExcluirFicou bonito sim, mas ainda acho a versão ICE muito mais negócio...
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