A Volkswagen do Brasil alcançou o marco de 300 mil unidades produzidas do Nivus, modelo fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
O SUV da Volkswagen é produzido nas versões Novo Nivus e Nivus GTS, e faz parte da linha de utilitários esportivos da marca, que também inclui T-Cross, Tera, Taos, Tiguan e ID.4. Juntos, esses sete modelos somam 133.576 unidades emplacadas no País entre janeiro e setembro de 2025, consolidando a Volkswagen na liderança de vendas do segmento de SUVs.
Lançado em 2020, o Nivus foi o primeiro modelo totalmente desenvolvido pela Volkswagen na Região América do Sul, e também é produzido na Espanha, sob o nome Taigo. O carro inaugurou no Brasil a tendência de SUVs cupê e introduziu o uso de protótipos virtuais no processo de desenvolvimento, o que marcou uma mudança na metodologia de criação de produtos da marca.
O Novo Nivus, apresentado em 2024, trouxe o sistema de conectividade VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. Já o Nivus GTS, lançado em 2025, marcou o retorno da esportividade à gama nacional da Volkswagen, ao lado dos novos Golf GTI e Jetta GLI, formando o chamado “trio Legends”.
O marco de produção do Nivus ocorre no mesmo período em que a Volkswagen celebra outros feitos no País. Em agosto de 2025, a fabricante ultrapassou 26 milhões de veículos produzidos, mantendo-se como a maior montadora da história do Brasil. O número engloba as operações de São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais, além da unidade de motores em São Carlos.
A montadora também atingiu recentemente a marca de 1 milhão de unidades do Polo fabricadas no Brasil. O hatch é atualmente o carro de passeio mais vendido do País, com 93.711 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2025.
Essas conquistas fazem parte da estratégia de investimentos da Volkswagen na América do Sul, que prevê R$ 20 bilhões até 2028 e o lançamento de 21 novos veículos. Entre os próximos passos estão a produção local de híbridos e o desenvolvimento da plataforma MQB Hybrid, que trará avanços em conectividade, segurança e eficiência energética.
Com 72 anos de atuação no Brasil, a Volkswagen segue ampliando sua presença industrial e comercial, tendo produzido mais de 26% dos 100 milhões de veículos fabricados no País ao longo da história do setor automotivo nacional.
Total sucesso! Um case assombroso de competência técnica em design, engenharia e marketing. Certamente o case do Nivus deve ser estudado em programas de mestrado e doutorado e MBA em Negócios!
ResponderExcluirNivus GTS ou Audi RS3?
ResponderExcluirDúvidas...
Basta analisarmos as vendas diretas de setembro, onde o VW Tera com 48,5%, T-Cross 50,5% e Virtus 64,7% e o Nivus com 16% fizeram o modelo despencar para a 31a. posição. Fastback com 29% e Pulse 34%, provam serem os preferidos dos consumidores.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.