O Volkswagen T-Cross, em sua versão 1.0 TSI e 1.5 TSI comercializado na Europa, recebeu classificação geral de três estrelas nos testes de segurança realizados pela Euro NCAP, publicados em outubro de 2025.
O SUV compacto, fabricado sobre a plataforma MQB A0, obteve pontuações equilibradas nas diferentes áreas avaliadas, mas apresentou desempenho apenas mediano em alguns sistemas de assistência e proteção a usuários vulneráveis.
Desempenho geral
O T-Cross alcançou 74% na proteção de ocupantes adultos, 81% na proteção infantil, 60% na proteção de usuários vulneráveis da via (pedestres e ciclistas) e 57% nos sistemas de assistência à condução. O modelo testado pesava 1.238 kg e foi avaliado na configuração com volante à esquerda.
Proteção de ocupantes adultos
Nos testes de impacto frontal com barreira deformável, a estrutura do habitáculo manteve-se estável, e a proteção dos joelhos e fêmures de motorista e passageiro dianteiro foi considerada boa. A compressão no peito do motorista, no entanto, resultou em avaliação “fraca” nesse ponto. O desempenho em impactos laterais foi positivo, com pontuação máxima nas avaliações de barreira e poste. Já no impacto traseiro, a proteção contra o efeito “chicote” (whiplash) foi classificada como boa tanto nos bancos dianteiros quanto nos traseiros.
O relatório aponta que o T-Cross pode se comportar "um pouco agressivo” em colisões frontais, indicando que sua estrutura transfere maior energia ao outro veículo envolvido. Entre os recursos de segurança, o SUV possui sistema de chamada de emergência (eCall) e freio pós-colisão automático.
Proteção infantil
A proteção de crianças recebeu avaliação de 81%. Em colisões frontais e laterais, o desempenho geral foi satisfatório, embora o teste tenha apontado proteção marginal para o pescoço e a cabeça do boneco que representa uma criança de 10 anos. O modelo oferece fixações ISOFIX/i-Size nas posições laterais do banco traseiro e permite a desativação do airbag do passageiro dianteiro para uso de cadeirinha voltada para trás. O sistema de detecção indireta de presença infantil foi reconhecido, mas não pontuado, pois a Euro NCAP deixou de considerar essa tecnologia em sua metodologia recente.
Usuários vulneráveis
Na categoria de proteção de pedestres e ciclistas, o T-Cross somou 60%. A frente do veículo apresentou boas zonas de absorção de impacto para cabeça, joelhos e tíbias, mas os pilares do para-brisa e a base do vidro receberam nota baixa. O sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) “Front Assist” reagiu a pedestres e ciclistas, mas seu desempenho foi apenas marginal, com baixa eficácia em situações noturnas e ausência de proteção em manobras de ré. O sistema não dispõe de prevenção contra “dooring” — abertura de porta diante de um ciclista em movimento — e teve resposta fraca a motociclistas.
Assistência à condução
Os sistemas de assistência renderam 57%. O T-Cross vem equipado com limitador de velocidade inteligente (com leitura de placas via câmera e mapa), alerta de cinto de segurança em todos os assentos, monitor de fadiga do motorista e assistente de permanência em faixa (Lane Assist). O controle de faixa foi avaliado como bom, assim como o funcionamento do limitador de velocidade. Já o sistema de frenagem autônoma entre veículos apresentou desempenho apenas regular.
Avaliação final
Com resultado geral de quatro estrelas, o Volkswagen T-Cross 2025 demonstra avanços em proteção estrutural e desempenho lateral, mas ainda depende de melhorias em sistemas de assistência e resposta a usuários vulneráveis da via. A classificação é válida para todas as versões com motor 1.0 TSI e 1.5 TSI, com tração dianteira, vendidas na Europa a partir de 2025.
Alma de 5 estrelas?
ResponderExcluirNão! Alma e corpo de 3!
ExcluirVamos aos fatos. A estrutura do T-Cross é 5 estrelas, como pode ser visto:
ResponderExcluir" apresentou desempenho apenas mediano em alguns sistemas de assistência e proteção a usuários vulneráveis
O T-Cross alcançou 74% na proteção de ocupantes adultos, 81% na proteção infantil, 60% na proteção de usuários vulneráveis da via (pedestres e ciclistas) e 57% nos sistemas de assistência à condução.
Logo vemos que para quem está dentro do carro, é 5 estrelas. Houve apenas intercorrências com pedestres.
Só perdeu 5 estrelas porque não tem proteção de ré (coisa que ninguém tem).
Então, basta uma análise um pouco aprofundada para constatar que o T-Cross é alma de 5 estrelas.
uiuiuiuiui o Carlos é entende mais q o EuroNCap
ExcluirSe ninguem tem, NINGUEM TIRAVA 5 ESTRELAS acéfalo.
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