A BYD apresentou o novo Song Pro plug-in flex, modelo que inaugura a linha de montagem final da fabricante no Brasil, em Camaçari (BA). O veículo é a primeira aplicação no mundo de um motor híbrido plug-in desenvolvido para funcionar com gasolina e etanol, marcando avanço tecnológico e estratégico da marca no mercado nacional.
Novo Song Pro Flex plug-in inaugura linha de montagem da BYD no Brasil
A cerimônia contou com a presença do fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades nacionais, estaduais e municipais, e executivos da empresa.
Inauguração da fábrica da BYD em Camaçari
Primeiro super-híbrido plug-in flex do mundo
O Song Pro apresentado é uma edição especial limitada a 30 unidades, produzida em homenagem à COP30, evento global sobre mudanças climáticas. Essa versão especial não é apenas simbólica: representa uma inovação inédita na indústria automotiva.
BYD Song Pro Flex Plug-in 2026 COP30 2026 - traseira
O modelo utiliza a arquitetura DM-i (Dual Mode Intelligent), que privilegia a condução elétrica e mantém o motor a combustão funcionando principalmente como gerador para a bateria.
BYD Song Pro Flex Plug-in 2026 COP30 2026 - frente
O motor 1,5 litro foi desenvolvido especificamente para o Brasil e opera com qualquer proporção de gasolina e etanol — o combustível renovável mais representativo do país.
BYD Song Pro Flex Plug-in 2026 COP30 2026 - motor
Segundo a BYD, essa solução integra engenharia chinesa e brasileira e oferece alto desempenho aliado a maior eficiência energética.
BYD Song Pro Flex Plug-in 2026 COP30 2026 - frente
Segundo Tyler Li, CEO da BYD Brasil:
“O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico, valorizando a matriz renovável nacional e oferecendo ao consumidor um veículo mais eficiente e alinhado à realidade energética do país.”
BYD Song Pro Flex Plug-in 2026 COP30 2026 - lateral dianteira direita
Marca e relevância
A linha de montagem em Camaçari iniciou operações em julho. A produção do Song Pro nesta unidade marcou também o veículo de número 14 milhões fabricado pela BYD no mercado global.
Linha de montagem - BYD Camaçari
A edição especial COP30 reforça o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que posiciona o Brasil como referência na produção de veículos híbridos plug-in com tecnologia flex fuel.
BYD Song Pro Flex Plug-in 2026 COP30 2026 - lateral traseira esquerda
Wang Chuanfu destacou:
“Há dois anos, percebemos o potencial do etanol no Brasil. Decidimos trazer nossa tecnologia híbrida plug-in com motor flex desenvolvido por e para este país. O Song Pro apresentado hoje é a prova de que a BYD cocria soluções únicas com o Brasil.”
BYD King - linha de montagem no Brasil
Mercado e perspectivas
O Song Pro faz parte de uma estratégia maior da BYD para o Brasil. A marca lidera as vendas de elétricos e híbridos no país, com quase 8 em cada 10 elétricos vendidos e mais de 1 em cada 4 híbridos no acumulado do ano. O lançamento do Song Pro plug-in flex busca ampliar a presença da empresa no segmento, oferecendo uma opção inédita ao consumidor brasileiro, que combina tecnologia elétrica, flexibilidade de combustível e autonomia ampliada.
BYD Song Pro Flex Plug-in 2026 COP30 2026 - lateral dianteira esquerda
A produção nacional dessa versão reforça a aposta da BYD no mercado brasileiro e na expansão da mobilidade sustentável. A unidade em Camaçari integra um complexo que, ao final, terá capacidade para até 600 mil veículos por ano, segundo anúncio da empresa.
BYD Dolphin MINI - linha de montagem
O Song Pro plug-in flex chega como referência tecnológica, unindo inovação, sustentabilidade e adaptação ao mercado brasileiro, em um momento em que a transição energética se consolida como prioridade global.



3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. mesmo rindo ..o petróleo um dia acaba . toyota tá atrasada e quer que a galera tire o pé .
    o byd aí ...conquistando o mundo ... e só vejo nego comprando ...assim como foi o acerto do novo ev da gm ..já entre os 5

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem