A Porsche entra na fase final de desenvolvimento do Novo Cayenne Electric, seu primeiro SUV totalmente elétrico, previsto para ser apresentado ainda este ano.
O modelo, que será vendido ao lado das versões a combustão e híbridas, está sendo submetido a testes virtuais e reais em condições extremas de uso.
Segundo a marca, esta foi a primeira vez que um projeto avançou diretamente dos testes digitais completos para a produção em pré-série.
Tradicionalmente, seriam necessários cerca de 120 protótipos físicos, mas eles foram substituídos em grande parte por equivalentes digitais, reduzindo tempo e recursos.
Engenheiros utilizaram realidade virtual e inteligência artificial para simular rotas e situações diversas, de pistas como Nürburgring ao trânsito urbano, com validações posteriores em componentes físicos.
Para validar os sistemas de propulsão elétrica, bateria e gerenciamento de energia, a Porsche desenvolveu um novo banco de testes composto. O equipamento é capaz de reproduzir diferentes condições de rodagem, incluindo resistência, frenagem e até variações de superfície de asfalto.
As simulações foram confrontadas com um “gêmeo digital” do veículo, confirmando a precisão entre os cálculos e os resultados físicos.
Apesar do avanço da simulação, a Porsche reforça que o ajuste final continua dependendo da experiência dos pilotos de teste.
O Cayenne Electric passou por ensaios em rodovias, áreas urbanas, fora de estrada e autódromos, com atenção especial ao gerenciamento do carregamento rápido, que deve funcionar em diferentes cenários de uso.
Os testes climáticos extremos incluíram temperaturas de até 50 °C em regiões como o Vale da Morte, nos EUA, e -35 °C em locais da Escandinávia.
Nessas condições, o SUV foi avaliado em aspectos como desempenho da bateria, eficiência do sistema de climatização, tração, frenagem e partidas a frio, além da capacidade de recarga em situações adversas.
O programa de resistência também prevê mais de 150 mil quilômetros percorridos em poucos meses, simulando a vida útil do veículo em condições severas.
De acordo com a fabricante, a combinação de testes digitais e reais reduziu em 20% o tempo de desenvolvimento do Cayenne Electric, além de tornar o processo mais eficiente no uso de recursos.
Gambi?
ResponderExcluirEsteticamente falando ficou muito mais bonito que o Macan, que ficou esquisito na versão elétrica e é belíssimo na versão ICE.
ResponderExcluirPrecisa ter grande autonomia e baterias que carreguem rapidamente, aí será sucesso!
É um belíssimo produto, pra mim superior ao Bentayga (Bentley) e Urus (Lamborghini), e ainda é mais bonito, não é espalhafatoso e é mais barato!
O Macan 2026 é atualmente o SUV mais bonito que a humanidade criou. Será superado apenas pelo novo Cayenne!
ResponderExcluirE a tecnologia? Praticamente alienígena!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.