O coração do Carrera GT foi inicialmente desenvolvido para o protótipo LMP 2000, pensado para o Campeonato Mundial de Endurance e para dar continuidade ao histórico da Porsche em Le Mans. O V10 de 5,5 litros, leve e compacto, foi projetado para rotações de até 8.900 rpm. O cancelamento do programa em 1999 encerrou o destino do protótipo, mas não do motor. A Porsche decidiu adaptar o propulsor para um carro de rua. Ajustado para 5,7 litros, ele passou a entregar 612 cv, mantendo as características de alta rotação. Assim, um projeto concebido para competição encontrou nova função em um superesportivo homologado para estradas. Do estudo ao carro de produção
O conceito foi mostrado em Paris, em setembro de 2000, e três anos depois chegava às linhas de produção em Zuffenhausen e Leipzig. Antes disso, o bicampeão mundial de rali Walter Röhrl apresentou o modelo ao público em um trajeto simbólico em Paris, pilotando o conversível do Arco do Triunfo até o Louvre sob chuva. Soluções técnicas
Com peso de 1.380 kg, o Carrera GT incorporou tecnologias de competição em larga escala. O monocoque era feito inteiramente de fibra de carbono, e outros materiais como magnésio e Kevlar foram aplicados na carroceria e nos componentes. A aerodinâmica ativa contava com asa traseira ajustável e difusor, enquanto a transmissão manual de seis marchas, montada transversalmente, reforçava a ligação com as pistas. O desenvolvimento do chassi contou com a participação direta de Röhrl, que buscou equilibrar a exigência de desempenho com a dirigibilidade em condições de uso diário. Produção limitada
Entre 2003 e 2006, foram construídas 1.270 unidades do Carrera GT. Cada exemplar foi produzido artesanalmente, mantendo a proposta de um carro de transição entre o automobilismo e as ruas. Legado e celebração
Para marcar o aniversário de 25 anos desde a sua primeira aparição, a Porsche lançou uma colaboração com o designer parisiense Arthur Kar, que criou uma coleção inspirada no modelo. O Carrera GT permanece como um marco técnico na história da Porsche, unindo o desenvolvimento de competição ao mercado de superesportivos de produção.
Ficha técnica - Porsche Carrera GT
Nivus GTS muito melhor
ResponderExcluirNao tem nada para falar, fica quieto. Náo profira barbaridades!
ExcluirEsse Porsche hoje no Brasil vale mais de R$ 25 milhóes. Alguma Ferrari vale isso? Nao.
ResponderExcluirPorsche é Porsche.,
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