Há 25 anos, a Porsche apresentou no Salão do Automóvel de Paris um estudo que mudaria a trajetória da marca no segmento de superesportivos: o Carrera GT. O modelo nasceu de um projeto interrompido para as pistas e transformado em um dos carros mais marcantes da fabricante alemã.
Porsche Carrera GT: 25 anos de um ícone - fotos e ficha técnica
Origem nas corridas
O coração do Carrera GT foi inicialmente desenvolvido para o protótipo LMP 2000, pensado para o Campeonato Mundial de Endurance e para dar continuidade ao histórico da Porsche em Le Mans.
Porsche Carrera GT e LPM 2000
O V10 de 5,5 litros, leve e compacto, foi projetado para rotações de até 8.900 rpm. O cancelamento do programa em 1999 encerrou o destino do protótipo, mas não do motor.
Porsche Carrera GT - motor
A Porsche decidiu adaptar o propulsor para um carro de rua. Ajustado para 5,7 litros, ele passou a entregar 612 cv, mantendo as características de alta rotação. Assim, um projeto concebido para competição encontrou nova função em um superesportivo homologado para estradas.
Porsche Carrera GT - traseira - em movimento
Do estudo ao carro de produção
O conceito foi mostrado em Paris, em setembro de 2000, e três anos depois chegava às linhas de produção em Zuffenhausen e Leipzig.
Porsche Carrera GT - Walter Röhrl
Antes disso, o bicampeão mundial de rali Walter Röhrl apresentou o modelo ao público em um trajeto simbólico em Paris, pilotando o conversível do Arco do Triunfo até o Louvre sob chuva.
Porsche Carrera GT
Soluções técnicas
Com peso de 1.380 kg, o Carrera GT incorporou tecnologias de competição em larga escala. O monocoque era feito inteiramente de fibra de carbono, e outros materiais como magnésio e Kevlar foram aplicados na carroceria e nos componentes.
Porsche Carrera GT - monocoque
A aerodinâmica ativa contava com asa traseira ajustável e difusor, enquanto a transmissão manual de seis marchas, montada transversalmente, reforçava a ligação com as pistas.
Porsche Carrera GT - traseira - em movimento
O desenvolvimento do chassi contou com a participação direta de Röhrl, que buscou equilibrar a exigência de desempenho com a dirigibilidade em condições de uso diário.
Porsche Carrera GT - frente
Produção limitada
Entre 2003 e 2006, foram construídas 1.270 unidades do Carrera GT. Cada exemplar foi produzido artesanalmente, mantendo a proposta de um carro de transição entre o automobilismo e as ruas.
Porsche Carrera GT - lateral traseira esquerda
Legado e celebração
Para marcar o aniversário de 25 anos desde a sua primeira aparição, a Porsche lançou uma colaboração com o designer parisiense Arthur Kar, que criou uma coleção inspirada no modelo.
Porsche Carrera GT - lateral traseira direita
O Carrera GT permanece como um marco técnico na história da Porsche, unindo o desenvolvimento de competição ao mercado de superesportivos de produção.



Ficha técnica - Porsche Carrera GT

Dados técnicos - Porsche Carrera GT
EspecificaçãoDetalhe
MotorV10 naturalmente aspirado, ângulo de 68°
Deslocamento / Taxa de compressão5.733 cc / 12,0:1
Potência máxima450 kW (612 PS) a 8.000 rpm
Torque máximo590 Nm a 5.750 rpm
Caixa de velocidadesManual de 6 marchas com embraiagem de cerâmica
Aceleração0–100 km/h em 3,9 s
0–200 km/h9,9 s
Velocidade máxima330 km/h
Peso em ordem de marcha1.380 kg
Dimensões (C/L/A/Entre-eixos)4.613 / 1.921 / 1.166 / 2.730 mm
Período de produção2003 a 2006
Quantidade produzida1.270 unidades
Local de produçãoLeipzig, Alemanha
Preço novo (2003)452.690€
Aproximadamente:
R$ 2.900.000,00

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Nao tem nada para falar, fica quieto. Náo profira barbaridades!

      Excluir
  2. Esse Porsche hoje no Brasil vale mais de R$ 25 milhóes. Alguma Ferrari vale isso? Nao.
    Porsche é Porsche.,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem