A Porsche revelou o 911 Cup, a nova versão atualizada do seu carro de competição monomarca, que será utilizado na temporada 2026 da Porsche Mobil 1 Supercup, além de outras competições da Carrera Cup e campeonatos oficiais promovidos pela fabricante.
O novo carro desenvolvido para séries monomarca agora é oficialmente chamado de 911 Cup. Com isso, a Porsche padroniza a nomenclatura de seus veículos de competição para clientes. A partir de agora, apenas carros destinados a séries de corrida de marca aberta ou segmentos específicos terão o sufixo "GT" combinado com um número em sua designação, como é o caso da nova evolução do 911 GT3 R.
Baseado na geração 992.2 do 911, o Porsche 911 Cup apresenta ajustes técnicos e melhorias com foco no desempenho, na facilidade de operação para os pilotos e na manutenção com custos controlados.
O motor boxer de seis cilindros e 4,0 litros naturalmente aspirado teve a potência aumentada para 382 kW (520 cv), 10 cv a mais que a versão anterior.
A unidade mantém a durabilidade para revisões a cada 100 horas de uso em pista e incorpora componentes do motor de produção em série, como válvulas de aceleração individuais e eixos de comando com tempos de abertura ampliados. O sistema de escapamento oferece três opções para atender a diferentes regulamentos de ruído em competições.
Visualmente, o 911 Cup recebeu modificações na dianteira, que agora segue o design do 911 GT3 da mesma geração, com spoiler dianteiro dividido em três partes para facilitar reparos. As luzes de circulação diurna foram removidas para reduzir riscos de danos aos radiadores.
Os para-lamas possuem aberturas para melhorar o fluxo de ar e a aerodinâmica, e a traseira foi redesenhada com aerofólio ajustável e tampa do motor feita com materiais reciclados para estabilizar custos de reposição.
O sistema de freios foi renovado, com discos dianteiros maiores (380 mm) e canais de resfriamento ampliados, aumentando a eficiência e durabilidade nas provas de longa duração. O ABS Bosch M5, com software aprimorado, passou a ser equipamento padrão, melhorando a segurança e o controle do piloto.
A direção assistida eletronicamente recebeu ajustes para facilitar manobras em pistas estreitas.
No cockpit, o volante multifuncional foi redesenhado com controles rotativos para ajustes de ABS e controle de tração, além de botões com iluminação colorida para melhor visualização.
O painel ao lado do piloto tem oito interruptores físicos e um botão que acessa um menu avançado, permitindo configurações detalhadas durante a corrida, sem necessidade de conexão externa para ajustes. Proteções adicionais nas portas aumentam a segurança do piloto.
A eletrônica do 911 Cup ganhou melhorias, como TPMS com indicação da temperatura dos pneus, antena GPS aprimorada para controle de tempos e posições, além de monitoramento do sistema de extintor de incêndio e função de desligamento automático do motor em paradas nos boxes.
O desenvolvimento do 911 Cup contou com colaboração da Michelin, que forneceu nova geração de pneus testados em pistas europeias e no Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach. Pilotos experientes e ex-juniores da Porsche participaram dos testes para validar o desempenho do carro.
O 911 Cup faz parte da estratégia da Porsche Motorsport de padronizar sua linha de carros de corrida monomarca, com produção na fábrica principal em Zuffenhausen, Alemanha. Desde 2020, foram fabricadas 1.130 unidades da geração anterior, e mais de 5.300 carros 911 foram produzidos para competições monomarca desde o início da série.
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