A Honda iniciou as vendas da nova CB 650R E-Clutch 2026 no Brasil, com preço público sugerido de R$ 58.270,00 (base São Paulo, sem frete e seguro).
O modelo chega às concessionárias na segunda quinzena de agosto, nas cores cinza fosco, azul perolizado e vermelho perolizado.
Entre as principais novidades da linha 2026 estão o novo painel TFT de 5 polegadas, comandos multifuncionais retroiluminados no punho esquerdo, novo farol, lanterna traseira e defletores, além de assentos redesenhados.
O modelo mantém o motor de quatro cilindros em linha, com 649 cm³, potência máxima de 86,7 cv a 12.000 rpm e torque de 5,8 kgf.m a 9.500 rpm.
O grande destaque da atualização está na introdução do sistema E-Clutch, uma tecnologia que permite operar o câmbio sem o uso da alavanca de embreagem.
O piloto pode arrancar, parar e trocar de marchas utilizando apenas o pedal de câmbio.
A alavanca permanece instalada e pode ser utilizada a qualquer momento, com retorno automático ao modo eletrônico após alguns segundos.
O sistema E-Clutch utiliza dois motores elétricos comandados por uma unidade de controle (MCU), que interpreta dados da ECU como posição do acelerador, rotação do motor, velocidade da roda e carga no pedal de câmbio.
Esses dados permitem que o sistema gerencie a embreagem eletronicamente, regulando sua abertura e fechamento para proporcionar trocas suaves e rápidas, com redução de trancos mecânicos e aumento do conforto, especialmente em ambiente urbano.
O funcionamento do E-Clutch também inclui três níveis de configuração da força necessária para o acionamento do pedal: Soft, Medium e Hard.
O sistema pode ser desligado manualmente por meio de um botão no guidão, sendo indicado no painel pela letra “M” ao lado do indicador de marcha.
A parte ciclística da CB 650R foi mantida, com chassi Diamond em aço, suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP de 41 mm e monoshock traseiro ajustável.
O sistema de freios é composto por discos duplos dianteiros de 310 mm e disco traseiro de 240 mm, ambos com ABS de dois canais. As rodas em alumínio fundido usam pneus 120/70 ZR17 na dianteira e 180/55 ZR17 na traseira.
A CB 650R E-Clutch tem peso seco de 195,2 kg e tanque de 15,4 litros.
A garantia é de três anos, com assistência 24 horas em países do Mercosul e revisão inicial recomendada após 1.000 km ou seis meses.
As demais revisões seguem o intervalo de 6.000 km ou seis meses.
Vídeo Clip - Honda CB 650 E-Clutch 2026
Ficha Técnica - Honda CB 650 E-Clutch 2026
Ficha Técnica – Honda CB 650R E-Clutch
Tipo de motor
DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada
649 cc
Diâmetro x curso
67,0 x 46,0 mm
Potência máxima
86,7 cv a 12.000 rpm (gasolina)
Torque máximo
5,80 kgf.m a 9.500 rpm (gasolina)
Alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão
11,6:1
Lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão
6 velocidades
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Partida
Elétrica
Combustível
Gasolina
Ignição
Eletrônica
Bateria
12 V – 8,6 Ah
Farol
LED
Tipo de chassi
Diamond Frame
Suspensão dianteira / curso
Garfo telescópico / 120 mm
Suspensão traseira / curso
Mono-Shock / 130 mm
Freio dianteiro / diâmetro
Disco duplo / 310 mm
Freio traseiro / diâmetro
Disco / 240 mm
Pneu dianteiro
120/70 ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro
180/55 ZR17M/C (73W)
Dimensões (C x L x A)
2.128 mm x 789 mm x 1.074 mm
Distância entre eixos
1.449 mm
Distância mínima do solo
148 mm
Altura do assento
810 mm
Capacidade do tanque
15,4 litros (3,2 litros de reserva)
Capacidade de óleo do motor
3,0 litros (2,3 litros para troca)
Peso seco
195,2 kg
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.