A BYD apresentou oficialmente o primeiro Dolphin Mini produzido no Brasil, marcando o início das operações da nova fábrica da montadora em Camaçari, na Bahia.
Dolphin Mini 100% brasileiro
O modelo, que já lidera as vendas entre elétricos no país, passa a ser montado em território nacional em uma planta que representa um novo ciclo de industrialização voltado à mobilidade elétrica.
Dolphin Mini 100% brasileiro
A unidade baiana da BYD é um complexo de 156.800 m² de área construída dentro de um terreno de 4,6 milhões de metros quadrados. A operação começa em regime SKD (Semi Knocked-Down), com montagem local de componentes importados.



A expectativa é que a estrutura avance gradualmente para produção completa, com soldagem, pintura, estampagem e maior índice de nacionalização.
Dolphin Mini 100% brasileiro
Com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, o plano de expansão prevê até 300 mil unidades anuais em uma segunda fase. A planta é equipada com sistemas de automação industrial, robôs para montagem de baterias e vidros, rastreamento de produção em tempo real e medidas para redução de ruído no ambiente de trabalho.
Dolphin Mini 100% brasileiro
Além do Dolphin Mini, a fábrica produzirá ainda o híbrido Song Pro e o sedã King, cujas linhas de montagem devem ser ativadas nas próximas semanas.
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A fábrica da BYD na Bahia é parte de um investimento de R$ 5,5 bilhões, e pode gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. Só nas últimas semanas, mais de 400 colaboradores foram contratados. A empresa também anunciou a abertura de 3 mil novas vagas até o final do ano.
Como parte da estratégia de integração com a indústria local, 106 fornecedores nacionais já foram homologados, com destaque para a Continental Pneus, vizinha da planta em Camaçari.
O Dolphin Mini é construído sobre a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, e já ultrapassou 1 milhão de unidades produzidas globalmente. No Brasil, mais de 34 mil unidades foram comercializadas desde sua chegada em 2023.
Dolphin Mini 100% brasileiro
A BYD afirma que pretende desenvolver também no Brasil um novo motor híbrido flex — o 1.5 DM-i, projetado para operar com gasolina e etanol — por meio de cooperação entre equipes técnicas brasileiras e chinesas.
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A fábrica foi anunciada em julho de 2023, teve sua pedra fundamental lançada em outubro e iniciou obras em março de 2024. Em 15 meses, a planta já está em fase de testes para produção em série.



A operação em Camaçari conta com apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura local, que veem na instalação da fábrica um vetor para a geração de empregos, qualificação de mão de obra e reindustrialização da região.
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2 Comentários

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  1. #IssoOCarblogNaoMostra

    https://motor1.uol.com.br/news/764431/pesquisa-ranking-marcas-mais-problematicas/

    JacAudi como SEMPRE honrando seu título de problemática e sem qualquer compromisso com os clientes.
    Ficou em última no ranking de confiabilidade da empresa de consultoria mais idônea do mundo.
    A sua concorrente direta Lexus liderou o ranking. A Jacswagen também ficou nas últimas colocações.
    Eu avisei que as Bombaroks jogadas no Irã iriam acabar com a reputação...

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  2. VW BBBUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    CHEVROLET entre as melhores do mundo

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