Design
Volkswagen acertou no design do Novo Tera. Ele ficou [muito] bonito, e aparenta ser de categoria superior. O design traz as novas diretrizes mundiais de design da Volkswagen, já aplicado em modelos como o Tayron (veja aqui) e Nova Tiguan 2026 lançados no ano passado na Europa e nos EUA. A cabine é espaçosa e um pacote de segurança completo - com seis airbags, ADAS completo e ainda conectado com inteligência artificial. Ainda nesse quesito, há fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® e Top tether, HHC (Hill Hold Control). O modelo traz de série em todas as versões o assistente para partida em subidas. O acabamento interior está em padrão jamais visto em modelos de entrada. Observa-se inclusão de elementos em material macio tanto no painel quanto nos painéis de porta, ampliando sobremaneira a qualidade percebida. O Tera Hign tem preço base de R$ 139.990. Com o pacote opcional ADAS e o pacote estético Outfit, como o das imagens, o preço chega a R$ 143.990. Em termos de itens de série, o Tera High contempla faróis e lanternas de LED, sensor traseiro e dianteiro de estacionamento, multimídia Volkswagen Play com conexão de Android Auto e Carplay sem fio. O quadro de instrumentos é digital, detector de fadiga e sistema de frenagem semiautônoma de emergência. Há ainda retrovisores elétricos, assistente de partida em rampa, duas conexões USB e outros recursos. O modelo traz também volante multifuncional, acabamento em tecido no painel. O destaque são os sistemas de assistência a direção, que contempla ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Em termos de design, a versão High conta com rodas diamantadas maiores, aro 17, pneus 205/55, aplique preto na caixa de roda e altura livre do solo de 17,8 cm. O ângulo de ataque de 20° e o ângulo de saída de 33°. Um destaque para a versão High é o onjunto óptico mais sofisticado, com DRL dividido em dois elementos, aplique estilizado na parte inferior, entrada de ar e sensor dianteiro de estacionamento. O design realmente ficou muito bom de qualquer ângulo que se observe. Em termos de dimensões, o Tera tem 4,15 m de comprimento, com entre-eixos de 2,56 m — igual ao Polo e ao Nivus —, oferecendo cabine espaçosa. As maçanetas são pintadas na cor da carroceria. O VW Tera High traz ainda partida por botão (disponível desde a Comfort), barras de teto em preto e acabamento simples na área envidraçada, com pisca integrado e sensor de ponto cego opcional (exclusivo da versão topo de linha). Em termos de recursos ADAS, o Teras High já vem de série com ACC e o Front assist, mas há um pacote ADAS que agrega assistente de permanência na faixa (Lane Assit), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. O modelo das imagens é o conta com o pacote Outfit, que traz detalhes escurecidos e deixa o carro com visual mais esportivo. Outros detalhes internos da versão High: antena com acabamento em black piano, aerofólio em preto brilhante, terceira luz de freio, desembaçador, limpador traseiro e barra preta que conecta as lanternas, que são únicas, com assinatura luminosa diferenciada. Na lateral, temos aplique TSI e grafia Tera discretas em cromo acetinado. Há também câmera de ré bem posicionada e acesso fácil ao porta-malas de 350 litros padrão VDA, mas com volume teórico máximo de 407 litros. O banco traseiro é bi-partido, para ampliar a capacidade de carga, e o acabamento do porta-malas é em carpete. No interior, há detalhes em carpete, iluminação, apoio para sacolas, acesso ao step (temporário) e acabamento na tampa do porta-malas. O espaço interno é bom, e permite pessoas de elevada estatura viajem com conforto. O banco traseiro é homologado para três pessoas, mas duas viajam com mais conforto. Destaque ainda para duas conexões USB tipo C e sistema Isofix para cadeirinhas. O painel desta versão High traz cluster digital de 10 polegadas 100% digital. Além disso, traz carregador de celular por indução. O volante tem regulagem de altura e profundidade, é multifuncional e vem com acabamento em couro e detalhes em preto brilhante e cromo acetinado, e ainda aletas para trocas manuais. O ar-condicionado é digital, com acabamento em black piano, controles touch, recirculador e desembaçadores. O multimídia tem tela semiflutuante de 10 polegadas, com espelhamento sem fio e integração com o cluster. O carro traz ainda chave canivete com abertura global dos vidros, sistema "Meu Volkswagen" para controle remoto do carro, bloqueio e rastreamento (gratuito no primeiro ano e pago depois). O motor 170 TSI entrega 116 cavalos com etanol (109 na gasolina) e torque de 16,8 kgfm a partir de 1.750 rpm.
Comportamento dinâmico
O Tera High com motor 170 TSI e câmbio automático é ágil em cidade e acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. O motor é muito suave, mas quando exigido a fundo, ouve-se no interior o ruído dos três cilindros. A transmissão automática é muito suave, com trocas imperceptíveis e precisas. O consumo é impressionantemente baixo, com édias superior a 14,5 km/l e mais de 15 km/l em rodovia. Em testes em Brasília (DF), rodando a 60 km/h e com ar-condicionado desligado, o consumo supera 20 km/l.
Conclusão
O VW Tera chega como um SUV de entrada competitivo, com bom preço, acabamento aprimorado e bom consumo e um projeto muito bem resolvido. A versão High Outfit tem um estilo esportivo sem ser excessivamente chamativo, motor com agilidade e é muito agradável de ser conduzido.
Vídeo - Test Drive Noturno - Tera High Outfit
Ficha Técnica - VW Tera High 2026
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A VW deu um xeque-mate no mercado de SUVs.
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nada mais será como antes. Lider de vendas e líder de mercado.
Carlos, como vc posta impressões ao dirigir sem saber dirigir?
ExcluirOlha, sei de gente vendendo Corolla Cross para pegar o Tera..
ExcluirO carro está um estouro de vendas!!!
Carlos, aqui em aju os donos de BMW X5 e Mercedes GLE estão vendendo seus carros para pegar o Tera..
ExcluirNa discar!!!!
genti..amei esse designer do tera...MARA!!!!
ResponderExcluirAcabamento nível superior com apoio de braço de ônibus municipal e painel de plástico pet? Menos Carlota, menos...
ResponderExcluirAirbags de cortina e frenagem autônoma já na versão se entrada,todas as versões automáticas tem acc,motor tsi mais confiável e ágil que o firelixo 1.0.
ExcluirPulse foi massacrado no comparativo da 4Rodas,é fato.
O carro é mais do mesmo , porém.o marketing da VW foi agressivo. Mas mesmo assim minha escolha seria primeiro o Pulse depois o Kardian . Tera deixa a desejar no motor e vai acabar sendo popular como kwid e Mobi perdendo a exclusividade de se ter um . E o objetivo da VW é esse mesmo . Ser o novo Gol e Fusca
ResponderExcluirDiscordo veementemente da análise que classifica o VW Tera como "mais do mesmo" e o coloca em desvantagem em relação ao Fiat Pulse e Kardian.
ExcluirPrimeiramente, é crucial desmistificar a superioridade do Pulse. Ele é baseado na plataforma do Argo, uma plataforma já conhecida por suas limitações. Isso se traduz em um menor entre-eixos, resultando em menos espaço interior para os ocupantes, especialmente no banco traseiro, e uma sensação de menor solidez.
No quesito segurança, o Pulse obteve notas inferiores no Latin NCAP em comparação com veículos que utilizam plataformas mais robustas e modernas, o que é um ponto crítico a ser considerado na escolha de um veículo familiar.
Em contrapartida, o conjunto mecânico da Volkswagen, especificamente o motor 170 TSI com câmbio automático, é amplamente reconhecido por sua maturidade, confiabilidade e desempenho comprovado.
Esse motor, já utilizado em diversos modelos da marca há anos, passou por inúmeros testes e aperfeiçoamentos, oferecendo uma experiência de condução mais refinada e econômica, além de uma durabilidade superior. Compará-lo ao conjunto mecânico da Fiat, que ainda está em processo de consolidação com suas novas tecnologias, é desconsiderar a vasta experiência da VW em motores turbo.
Além disso, o Pulse, carece de tecnologias essenciais de segurança e conforto presentes em veículos mais modernos. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e o Assistente de Faixa (Lane Assist) são itens importantíssimos que elevam o patamar de segurança ativa e reduzem a fadiga em viagens longas, oferecendo um nível de proteção e conveniência que o Pulse simplesmente não possui. A ausência desses recursos é um diferencial significativo que posiciona o "Tera" como uma opção muito mais completa e segura.
Portanto, a afirmação de que o "Tera" "vai acabar sendo popular como Kwid e Mobi" é simplista e ignora as características técnicas e de segurança que o posicionam em um segmento superior. O objetivo da VW pode até ser democratizar seus produtos, mas isso não significa comprometer a qualidade, a segurança e a tecnologia. Claramente, o "Tera" é uma opção superior e muito mais vantajosa em termos de plataforma, segurança, confiabilidade mecânica e tecnologias embarcadas, superando o Pulse em aspectos cruciais para a experiência do consumidor.
genti...mim poupi..né?
ExcluirTera >>>>>>>>>> Pulse e Kardian...
Comparar o Tera com Kwid e Mobi !!!! Em que mundo você vive meu amigo !!??
ExcluirChegou chegando, de uma vez espancou Kardian e Pulga
ResponderExcluirDisse tudo !
Excluirq bixinho feio, MANCO e acabamento porco
ResponderExcluirPULSE e KARDIAN curram no 0-100
pulse 9,9
kardian 11,0
MANCOtera 12,2
(dados QR)
Quem ganhou o comparativo da Quatro Rodas por ampla margem? sim, o Tera.
ExcluirA Quatro Rodas disse que o Tera vence por ser mais moderno e mais bonito. E por ser mais tecnológico (ADAS só presente nele), e ser muito mais equipado.
O Tera é muito mais econômico tb, fez 17,4 km/l (contra 14,9 km/l do Kardian, e 16,8 km/l do Pulse). E, cidade o Tera foi o mais econômico tb.
O Tera é o mais espaçoso.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi71SOWPg49pxJ3OftB9fi2j-yiiDQagovy38IFjVtGq40vQvYxWPaziVOepud8UT0e4gd9sCbf-F81ec4UD65Qq1QswSX2_-2taz-7uwz4mFy3MaivbikoDml3XHv0dsQ8z7QZMr3gR1r8U7QfTC9AblFZsVr3H_-Oa9vmc_KuoyNmET_OAhVkA0VKByER/s2560/VW-Tera-2048.jpg
Tera amplo vencedor da Quatro Rodas.
Parece ser um bom carro nessa versão Outfit, versão que eu fui era a manual turbo, gostei bastante, mas o acabamento muito muito ruim mesmo pelos quase $120 mil cobrados, Kardian agradou mais, mas a central do Kardian é minúscula bem ruim, pelo conjunto da obra iria de Pulse, mas ele ainda é mais apertado e não tem versão turbo manual, juntar mais grana pra pegar algo melhor, nessa faixa de preço o que mais gostei até o momento foi Renagade, mas não fechei por conta do porta malas
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