O BMW iX3 de nova geração está na etapa final de desenvolvimento e passa atualmente por testes em Miramas, no sul da França.
O utilitário esportivo totalmente elétrico será o primeiro modelo de produção baseado na plataforma Neue Klasse, com lançamento global previsto para setembro de 2025 durante o salão IAA Mobility, em Munique. A produção começará no final do ano, na nova fábrica do grupo em Debrecen, na Hungria.
Plataforma elétrica de nova geração
O novo iX3 estreia a sexta geração da tecnologia eDrive (Gen6), que inclui uma arquitetura elétrica de 800 volts, nova bateria de alta tensão com células cilíndricas e um sistema de carregamento mais eficiente.
Segundo a BMW, a autonomia pode chegar a até 800 km no ciclo WLTP, com recarga de mais de 350 km em cerca de 10 minutos usando corrente contínua de alta potência (até 400 kW).
A bateria, com densidade energética 20% maior em relação à geração anterior, é integrada à estrutura do veículo e faz parte do conjunto estrutural da carroceria. O modelo também contará com carregamento bidirecional, permitindo o uso da energia armazenada no veículo para abastecer equipamentos, a casa ou retornar energia à rede.
Condução e gerenciamento
O iX3 estreia o sistema Heart of Joy, um novo computador central que gerencia motor elétrico, freios, direção e regeneração de energia. A promessa da BMW é de maior precisão nas respostas e redução no uso dos freios convencionais, com desaceleração feita quase exclusivamente pela recuperação de energia em 98% dos casos.
O sistema é complementado pelo software BMW Dynamic Performance Control, que atua no comportamento dinâmico do carro. Os dois trabalham juntos para ajustar automaticamente os sistemas de tração e estabilidade, otimizando o desempenho em diferentes condições.
Interface e comandos
O modelo também contará com o novo BMW Panoramic iDrive, um sistema de exibição e operação que integra displays digitais com controles físicos. Ele é executado sob o novo BMW Operating System X, com suporte a personalizações e atualizações remotas.
As informações de direção são apresentadas na linha de visão do motorista e podem ser exibidas em diferentes telas, incluindo o head-up display 3D. O objetivo é reduzir distrações e manter o controle das funções principais no campo visual do condutor.
Sistemas de assistência ao motorista
A lista de equipamentos inclui recursos de segurança ativa, como alerta de mudança de faixa, alerta de prioridade, sistema de saída segura e visão assistida. Este último mostra o entorno do veículo com diferentes níveis de detalhamento, dependendo da situação de tráfego.
O assistente de condução em rodovias, com troca automática de faixa, estará disponível em versões mais completas. O carro também utilizará sistemas baseados em inteligência artificial para abrir e fechar automaticamente a tampa do carregador em locais conhecidos, antecipando a intenção do motorista de recarregar a bateria.
Com quatro computadores centrais de alto desempenho, a nova arquitetura eletrônica do BMW iX3 permitirá atualizações de software pelo ar (OTA) e integração com o assistente de voz da marca, o BMW Intelligent Personal Assistant.
O novo iX3 será o primeiro modelo da Neue Klasse a chegar às ruas e deve abrir caminho para uma nova geração de veículos elétricos da BMW, com foco em desempenho, autonomia e conectividade.
Efeito Tera
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