O Tera ocupa a base da linha de utilitários esportivos da Volkswagen, abaixo do Nivus e do T-Cross, e adota a plataforma MQB-A0, já utilizada em modelos como Polo e Virtus. Com 4.151 mm de comprimento, 2.566 mm de entre-eixos e 1.504 mm de altura, seu porte é semelhante ao de seus irmãos, mas o visual mais elevado e a linha de cintura alta conferem uma aparência robusta. Motorização e Desempenho: O Tera traz o motor 170 TSI (1.0 TSI) três cilindros, com injeção direta e correia dentada a seco, entregando até 116 cv com etanol (109 cv com gasolina) e torque de 16,8 kgfm em ambos os combustíveis. O câmbio é automático de seis marchas, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e velocidade máxima de 184 km/h (etanol). O desempenho é adequado para o uso urbano e rodoviário, com respostas ágeis e progressivas. Para quem deseja um comportamento mais esportivo, o câmbio automático pode ser operado em modo "S" - esportivo. Consumo e Eficiência: Segundo dados do Inmetro, o modelo registra consumo urbano de 8,6 km/l com etanol e 12,2 km/l com gasolina. Na estrada, os números são de 10,3 km/l (etanol) e 14,5 km/l (gasolina). Em testes informais que realizamos em Brasília (DF), o consumo urbano se mostrou sempre superior, com média de 10,3 km/l em cidade. Com gasolina, em rodovia, ele chega a mais de 17,4 km/l, conforme teste da Revista Quatro Rodas, edição de junho de 2025. Comportamento dinâmico: Um dos pontos positivos do Tera é a estabilidade e a solidez estrutural. A estrutura derivada da plataforma MQB oferece bom comportamento dinâmico, e a direção elétrica é bem calibrada: leve e confortável em manobras urbanas; firme e segura conforme a velocidade progride. A suspensão traz um bom compromisso entre conforto e estabilidade, tenden para a firmeza em prol da segurança. Entretanto, o ajuste se mostra adequado também na capacidade de absorver e isolar o interior de impactos decorrentes de pisos de menor qualidade. O comportamento da suspensão parece marginalmente mais macia que o tradicionalmente encontrado em modelos da Volkswagen, indicando uma deferência da engenharia às preferências do consumidor brasileiro (e também das necessidades, em face dos pisos deteriorados). O isolamento acústico contra ruído de rolagem e vento é satisfatório, embora o ruído do motor seja perceptível em rotações mais altas. Equipamentos e Conectividade: A versão avaliada inclui pacote tecnológico relevante. Entre os itens de série, destacam-se: controle adaptativo de cruzeiro (ACC); frenagem autônoma de emergência (AEB); seis airbags. Um destaque é a central multimídia VW Play de 10,1” com conectividade sem fio para Android Auto e Apple Carplay, com ótima visualização e ergonomia para o motorista. Abaixo da central encontramos o comando do ar-condicionado digital, e no console um carregador por indução para smartphones. Destaque, ainda, no console central, para duas saídas USB-C para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas para os passageiros traseiros. O motorista tem amplas possbilidades de ajuste do acento (em altura) e do volante (em altura e profundidade), permitindo excelente posição de dirigir. A sua frente um painel digital de 10,25”, com informações de computador de bordo, velocímetro e conta-giros, além do nível de combustível. O Tera conta ainda de série com assistente de partida em rampa (HHC), faróis full LED com DRL integrado, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, com câmera de ré e espelhos com rebatimento e função tilt-down. Externamente destaque para o design e rodas de liga aro 17 com pneus 205/55 R17. Opcionalmente, o modelo pode receber assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, ampliando os recursos de segurança ativa. Espaço e Acabamento: O espaço interno é semelhante ao do Polo, com pequenas melhorias na percepção devido ao teto mais alto e à melhor distribuição dos volumes. O porta-malas oferece 350 litros no padrão VDA, número competitivo para a categoria, mas o volume máximo teórico indicado pela VW é de 407 litros. O acabamento interno, por sua vez, é composto majoritariamente por materiais plásticos com textura que transmite qualidade, e revestimentos de materiais macios ao toque nos pontos de contato com o corpo. Concorrentes: O VW Tera chega ao mercado para disputar o segmento de entrada com dois modelos principalmente. O Fiat Pulse, que na linha 2026 recebeu aperfeiçoamentos estéticos e de tecnologia. E o Renault Kardian, que chegou ao mercado em 2024, com um projeto atualizado.
Conclusão: O Volkswagen Tera High 2026 apresenta uma composição técnica sólida, com bons níveis de segurança, dirigibilidade e conectividade. O conjunto motor e câmbio é conhecido e confiável (está no Brasil desde 2015, no Up! TSI). Seus maiores trunfos são: design, estabilidade e recursos de assistência à condução disponíveis mesmo nas versões de entrada. A excepcional aceitação inicial do mercado — com mais de 12 mil unidades vendidas logo após o lançamento — indica que o produto encontra respaldo na rede de concessionárias e no consumidor. O Tera deve cumprir o papel que outrora foi do Gol: o de carro de entrada da Volkswagen, com foco em racionalidade, tecnologia e volume.
VW Tera - Dados de Consumo
Ficha Técnica - VW Tera High Outfit
Profetizo que o Tera será o carro mais vendido do Brasil.
ResponderExcluirTeu cu...
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