A Volkswagen do Brasil anunciou a retomada de suas exportações para a África. Os embarques ao continente tiveram início com um lote de 200 unidades do Novo T-Cross 2026 para os mercados de Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal.
Novo VW T-Cross 2026
O Novo T-Cross é atualmente o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 26 mil unidades emplacadas só neste ano no País. A expansão de mercados consolida a vocação da Volkswagen do Brasil como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas em seu histórico. Só para a África foram cerca de 62 mil veículos exportados entre os anos de 1980 e 2023.
Novo VW T-Cross 2026
A retomada das exportações da Volkswagen do Brasil para a África é estratégica para impulsionar os negócios da empresa em novos mercados promissores. Vemos o aumento das exportações, aliado à diversificação de destinos, como uma excelente oportunidade e o continente africano é um parceiro fundamental. Além de ter um potencial enorme para os nossos negócios, a África conta com um mercado automotivo que compartilha similaridades com o da América Latina, principalmente no que diz respeito aos desafios estruturais, econômicos, oportunidades de crescimento e perfil dos consumidores. Além disso, o portfólio da Volkswagen do Brasil é muito bem recebido pelos clientes africanos. Escolhemos o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, para iniciar os embarques”, afirma Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen do Brasil e Região SAM (South America - América do Sul).
Novo VW T-Cross 2026
O Novo T-Cross é produzido na unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) e exportado a partir do Porto de Paranaguá (PR), onde o Grupo Volkswagen opera um terminal próprio. Em 2024, a Volkswagen movimentou 46.126 veículos, somando exportação e importação, no porto paranaense; esse volume representou 43,79% das operações de veículos do porto no ano. Além de Paranaguá, a Volkswagen do Brasil também atua nos Portos de Santos, SP (exportação), Suape, PE (importação) e Vitória, ES (importação).
Novo VW T-Cross 2026
A Volkswagen do Brasil já aumentou em 78% as suas exportações em 2025 (jan-abr), com 35.707 unidades embarcadas (x 20.082 unidades em 2024/jan-abr). No mesmo período, o mercado de veículos leves brasileiro aumentou suas exportações em 46,4%, sendo 151.842 unidades embarcadas em 2025 (jan-abr) x 103.750 unidades embarcadas em 2024 (jan-abr), segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Novo VW T-Cross 2026
Além da África (Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal), a Volkswagen do Brasil exporta atualmente para 18 mercados da América Latina, sendo os principais em 2025 (jan-abr), a Argentina (19.762 unidades), México (9.176) e Chile (1.783). Os demais são Aruba, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai. Em 2025 (jan-abr), os modelos mais exportados foram o Polo (15.450 unidades), Saveiro (8.308), Novo T-Cross (5.824) e Novo Nivus (5.055).



Em 2024, a Volkswagen do Brasil também foi protagonista das exportações no País. Com 90.142 unidades exportadas no ano passado, a Volkswagen do Brasil se destacou perante o mercado. Em 2024, a marca aumentou em 43% suas exportações (x 2023: 62.834 unidades). No período, o mercado de veículos leves brasileiro registrou queda de 1,6% nos embarques (375.772 unidades em 2024 x 381.999 unidades em 2023, segundo dados da Anfavea).
Novo VW T-Cross 2026
O aumento robusto das exportações da Volkswagen do Brasil conta com diversos fatores positivos. O principal deles é o aquecimento da demanda da Argentina, nosso principal mercado externo, que já representa 55% dos embarques da Volkswagen do Brasil em 2025 (jan-abr). Outro motivo é o sucesso absoluto do Volkswagen Polo, que além de ser o carro de passeio mais vendido no Brasil, é o mais exportado do nosso portfólio e em 2024 foi o veículo mais vendido da Região América do Sul, considerando todos os segmentos. Aliado a isso, temos o sucesso da nova ofensiva de produtos Volkswagen também no exterior, com os modelos Novo T-Cross e Novo Nivus figurando no ranking dos mais exportados pela marca, além da estratégia integrada entre produção, vendas e logística, com um programa de produção alinhado ao cronograma dos navios, o que permite agilidade e eficiência nos embarques e entregas”, completa Max Frik.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. VW só contribuindo com o desenvolvimento do Brasil, só posso parabenizar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desovando o estoque encalhado ...xiiiiii

      Excluir
    2. T-Cross SUV mais vendido do Brasil, com grande voluptuosidade do consumidor. Favor pesquisar antes de dizer coisas errôneas....

      Excluir
    3. MAIS VENDIDO NAS LOCADORAS
      no varejo é 3o ou 4o

      Excluir
    4. ui...LRDIABO E QUEBROLETTE... ficaram ouriçadas com as vendas do VW Polo batendo no bumbum, santa?

      VW, THE BEST

      LRDIABO E QUEBROLETTE., THE BESTAS

      Excluir
  2. ui...LRDIABO E QUEBROLETTE... ficaram ouriçadas com as vendas do VW Polo batendo no bumbum, santa?

    VW, THE BEST

    LRDIABO E QUEBROLETTE., THE BESTAS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem