O Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA), da General Motors, localizado em Indaiatuba (SP), foi selecionado pelo Inmetro como sede oficial para os testes de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), responsável pelo Selo de Eficiência Energética presente em todos os veículos comercializados no Brasil.
A decisão reforça o papel estratégico do CPCA, que neste ano completa 50 anos de operação, sendo um dos principais centros de desenvolvimento automotivo do Hemisfério Sul, com infraestrutura moderna e expertise técnica para assegurar a padronização das medições.
De acordo com Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, “no ano em que celebramos os 100 anos da GM no Brasil, é uma honra ter nosso Campo de Provas como sede dos testes de eficiência energética do Inmetro, iniciativa fundamental que beneficia toda a indústria e orienta práticas mais sustentáveis e transparentes.”
O CPCA será responsável por duas etapas fundamentais do programa, garantindo estrutura para padronização, agilidade e precisão nos resultados que orientam os consumidores.
A primeira fase inclui a pesagem dos veículos, seguida pelo teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento. Essa etapa será conduzida em uma pista específica, com duas retas paralelas de 2,2 quilômetros interligadas por curvas e cercada por vegetação, fator que minimiza a ação do vento e garante condições estáveis.
Segundo Hércules Souza, chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro, “o Campo de Provas foi selecionado com base em critérios técnicos, como infraestrutura, capacidade operacional e conformidade com os requisitos de ensaios, assegurando bases sólidas para decisões que impactam o consumo e a sustentabilidade.”
Cada montadora realiza os testes com seu próprio veículo e profissional responsável, sob supervisão dos auditores do Inmetro em todas as fases. No primeiro ciclo de testes no CPCA, participarão 27 modelos, um de cada fabricante, incluindo o Equinox EV, SUV elétrico recém-lançado pela Chevrolet no Brasil.
Com uma área equivalente a 75% da cidade de São Caetano do Sul (SP), o CPCA é considerado o principal centro de desenvolvimento e validação de veículos da GM no Hemisfério Sul e o segundo mais completo do grupo no mundo.
Conta com sete laboratórios e 18 pistas que simulam diferentes condições de rodagem, como paralelepípedos, terra, poeira e asfalto, realizando cerca de 12 mil testes anuais e percorrendo aproximadamente 6 milhões de quilômetros em avaliações. Além disso, adota práticas sustentáveis, como o cultivo de macadâmia e milho em sua área.
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro em parceria com o Ministério de Minas e Energia e o Ibama, classifica automóveis, picapes e utilitários desde 2008, considerando consumo de combustível, emissões de CO₂ e, no caso de elétricos e híbridos, a autonomia. O objetivo é fornecer informações claras ao consumidor para orientar decisões de compra com foco em eficiência e sustentabilidade.
Pq não escolheram o campo da Jacswagen?
ResponderExcluirGM É MELHOR ATE NOS CAMPOS DE PROVA
ResponderExcluirPARABENS
Nós entusiastas (fanboys de aju), não aceitamos! Tinha q ser no da VW
ResponderExcluirE o Kiko?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.