A Fiat consolidou sua posição como a marca mais vendida do grupo Stellantis em 2023, com quase 1,27 milhão de veículos comercializados globalmente. O desempenho superou as vendas da Jeep e Peugeot, que somaram 1,04 milhão e 1,11 milhão de unidades, respectivamente. O crescimento de 8% em relação a 2022 foi impulsionado, principalmente, pelos mercados da América Latina e Turquia.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
O Brasil é o principal mercado da Fiat, representando mais de um terço das vendas globais da marca, com 472.500 unidades vendidas em 2023. A estratégia de sucesso no país se baseia em lançamentos constantes e no desenvolvimento de veículos que atendem às demandas locais. Essa consistência tem garantido à Fiat a liderança do mercado brasileiro e uma posição estratégica na região.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Na Turquia, o crescimento acelerado das vendas, que atingiram 193.200 unidades em 2023, está associado ao contexto econômico. Com a desvalorização da lira turca, consumidores têm optado por adquirir veículos novos como forma de preservar o valor do dinheiro. A Fiat lidera o mercado turco e tem se beneficiado desse cenário favorável.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Apesar de ainda ser um mercado importante, a Itália representou apenas 17% das vendas globais da Fiat em 2023. O volume no país tem diminuído ao longo dos anos, refletindo uma queda no mercado interno maior do que nos mercados internacionais.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Embora Brasil e Turquia sejam mercados estratégicos para a Fiat, o foco da matriz permanece centrado na Europa. As operações nesses países têm demonstrado potencial significativo e podem servir como exemplos de sucesso. No entanto, a ausência de maior atenção no planejamento global pode limitar o aproveitamento dessas oportunidades.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Especialistas apontam que uma maior integração das demandas regionais no desenvolvimento de produtos poderia fortalecer ainda mais a posição da Fiat nos mercados emergentes e diversificar suas fontes de crescimento.



Fonte: [Fiat Group World]

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem