A Fiat consolidou sua posição como a marca mais vendida do grupo Stellantis em 2023, com quase 1,27 milhão de veículos comercializados globalmente. O desempenho superou as vendas da Jeep e Peugeot, que somaram 1,04 milhão e 1,11 milhão de unidades, respectivamente. O crescimento de 8% em relação a 2022 foi impulsionado, principalmente, pelos mercados da América Latina e Turquia.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
O Brasil é o principal mercado da Fiat, representando mais de um terço das vendas globais da marca, com 472.500 unidades vendidas em 2023. A estratégia de sucesso no país se baseia em lançamentos constantes e no desenvolvimento de veículos que atendem às demandas locais. Essa consistência tem garantido à Fiat a liderança do mercado brasileiro e uma posição estratégica na região.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Na Turquia, o crescimento acelerado das vendas, que atingiram 193.200 unidades em 2023, está associado ao contexto econômico. Com a desvalorização da lira turca, consumidores têm optado por adquirir veículos novos como forma de preservar o valor do dinheiro. A Fiat lidera o mercado turco e tem se beneficiado desse cenário favorável.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Apesar de ainda ser um mercado importante, a Itália representou apenas 17% das vendas globais da Fiat em 2023. O volume no país tem diminuído ao longo dos anos, refletindo uma queda no mercado interno maior do que nos mercados internacionais.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Embora Brasil e Turquia sejam mercados estratégicos para a Fiat, o foco da matriz permanece centrado na Europa. As operações nesses países têm demonstrado potencial significativo e podem servir como exemplos de sucesso. No entanto, a ausência de maior atenção no planejamento global pode limitar o aproveitamento dessas oportunidades.
Fiat-e-a-marca-mais-vendida-do-Grupo-Stellantis
Especialistas apontam que uma maior integração das demandas regionais no desenvolvimento de produtos poderia fortalecer ainda mais a posição da Fiat nos mercados emergentes e diversificar suas fontes de crescimento.



Fonte: [Fiat Group World]

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Só o Brasil compra gambis zero.estrelas

    ResponderExcluir
  2. na Itália , mês passado /retrasado.....foi volkswagen , a lider !
    Itália tb é a casa da vw

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem