A ANFAVEA divulgou seu balanço mensal do setor automotivo apontando que em abril de 2023 ocorreram 9 paralisações de fábricas, de um total de 13 no acumulado de 2023. Isso afetou negativamente o volume de produção no mês.
Produção de veículos teve queda de 19% em abril de 2023
O total de 178,9 mil unidades produzidas foi 19,4% inferior ao de março e 3,9% menor que o de abril do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava em seu momento mais crítico. No acumulado do ano, 714,9 mil autoveículos foram produzidos no país, alta de 4,8% sobre o primeiro quadrimestre de 2022.
Produção de veículos teve queda de 19% em abril de 2023
O balanço apresentado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) também apontou queda nos volumes de emplacamentos em abril, em parte justificada pelos 5 dias úteis a menos em relação a março.
Produção de veículos teve queda de 19% em abril de 2023
As 160,7 mil unidades emplacadas representaram um recuo de 19,2% sobre o volume de março, e um acréscimo de 9,2% sobre o mesmo mês do ano passado. “Mesmo com as dificuldades de crédito e juros elevados que afetam sobretudo as vendas no varejo, emplacamos até agora 633 mil unidades em 2023, 14% a mais que no ano passado, quando a crise era somente de falta de oferta”, analisou o Presidente Márcio de Lima Leite.
Produção de veículos teve queda de 19% em abril de 2023
Para caminhões, a situação é ainda mais complexa após o fim do período de três meses em que as fábricas podem faturar os veículos produzidos em 2022 (modelos da fase anterior do Proconve). As vendas recuaram 16,5% sobre o fraco mês de abril de 2022, confirmando os desafios da introdução da oitava fase do programa de controle de emissões, que deixou os produtos nacionais em linha com os mais avançados modelos globais, mas com uma inevitável elevação de custo.



Leite destacou ainda que a média diária de vendas de autoveículos em abril foi a melhor do ano, com 8,9 mil unidades/dia, mas que boa parte desse crescimento se deve à demanda reprimida das locadoras. No mês, 50% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves foram em Vendas Diretas, canal que inclui locadoras, pessoas jurídicas, taxistas, frotas corporativas, PCD, governo, produtores rurais etc.

Abril também foi um mês de queda para as exportações, refletindo o recuo dos principais marcados para os quais o Brasil envia seus produtos: Argentina -13%, México -18%, Colômbia -20% e Chile -48%. Além disso, houve uma intensa restrição das importações na Argentina por questões cambiais ao longo das três primeiras semanas do mês. O total das exportações foi de 34 mil unidades, queda de 24% sobre março e sobre abril de 2022. Fonte: ANFAVEA

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Fábrica da Fuckwagen em Taubaté entrando em lay-off devido ao excesso de Pole Track em estoque e teve um quadrúpede dizendo que o Pole venderia 15 mil oumais por mês. Facta sicut facta.

    ResponderExcluir
  2. Negative. Polo com falta de chips, carro muito tecnológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um carro muito a frente do seu tempo. Os plásticos duros de aparência extremamente pobre que ele usa são na verdade uma revolução que outras montadoras poderão seguir em uns dez a quinze anos apenas. A Fuckwagen é muito incompreendida devido ao seu pioneirismo tecnológico, sem dúvidas. Quem viver morrerá!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem