O Volkswagen Logus, um dos modelos da Autolatina dos anos 90, está fazendo 30 anos de lançamento.
Volkswagen Logus registra 30 anos de lançamento - fotos e detalhes
O modelo, baseado em plataforma da Ford, adotava frente em forma de cunha, para-brisa inclinado, formas aerodinâmicas, e a traseira estilo hiqh-deck, com grandes lanternas envolventes e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho.
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O Logus estreava em fevereiro de 1993 para definir o estilo dos próximos anos da marca Volkswagen.
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Ao comemorar os trinta anos do lançamento do modelo que foi um ícone do design nos anos 1990, a Volkswagen relembra a história do Logus e mostra em detalhes a unidade exposta em sua Garagem II, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.
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Mas para conhecer as origens do Logus é preciso voltar a 1º de julho de 1987, data da oficialização da Autolatina. A união administrativa e fabril entre Volkswagen e Ford tinha a missão de compartilhar tecnologias e, assim, reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano. Então líder do mercado nacional, a Volkswagen era sócia majoritária no acordo, com 51% das ações.
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Os primeiros carros da joint venture surgiram na década seguinte, e em 1993 foi a vez do Logus, um sedã de duas portas baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort – que deu origem também ao Pointer. Foi um dos últimos modelos frutos da Autolatina, desfeita oficialmente em 1º de janeiro de 1996.
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O Logus tinha entre-eixos de 2,52 metros - que resultava em bom espaço traseiro, e porta-malas de 416 litros (que chegava a 688 litros com os encostos traseiros rebatidos) .
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O comprimento era de 4,28 m de comprimento.
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O modelo estava disponível nas configurações CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8. No topo da gama, entregava alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch” com sistema antiesmagamento, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital, itens até a chegada do Logus disponíveis apenas em modelos de categorias superiores.
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À época, o Logus impressionou a imprensa especializada pela ótima posição ao volante e pela ergonomia acertada, com painel de instrumentos completo e controles bem posicionados.
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No quesito mecânico, o Logus adotava motores 1.6 de origem Ford e 1.8 AP, este com 86 cv e 14,5 kgfm de torque. Seu carburador eletrônico dispensava afogador, mantendo a marcha lenta sempre estável, enquanto o câmbio manual de cinco marchas se destacava pelos engates acionados por cabos.
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Para a linha 1994 ficou guardada a versão GLS 2.0, de até 113 cv e com CD Player como opcional. No mesmo ano estreava ainda a série especial Wolfsburg Edition, diferenciada pelo apelo mais esportivo e cores exclusivas – uma homenagem à sede da Volkswagen na Alemanha. Após 125.332 unidades fabricadas, a produção se encerrou em dezembro de 1996.
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A unidade exposta na Garagem II foi produzida em 1995. O modelo, na versão intermediária GL, tem carroceria pintada na cor Azul Riviera e interior com bancos com tear Guaecá Cinza.
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Por debaixo do capô está o motor 1.8 AP. A unidade tem pacote de opcionais que inclui iluminação interna temporizada, travamento elétrico das portas, vidros com acionamento elétrico, fechamento automático das portas e rodas de liga-leve.
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O Logus da Garagem rodou apenas 3 mil quilômetros em sua trajetória de carro de testes do departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil.

5 Comentários

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  1. UMA bosta com suspensao RUIM do escort
    tanto q durou pouco
    FIASCO sempre foi com a VW

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  2. uma bosta com suspensao RUIM do escort
    tanto q durou pouco...
    mais um FIASCO VW

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  3. Tive um 1995, os bancos eram muito confortáveis,o ponto fraco era a suspensão e o cambio.

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  4. Tive um 0Km GLS vinho, ele novo era muito bom... extremamente confortável e andava muito bem. Com o tempo, de fato, mostrou fragilidades relativas a suspensão e câmbio... mas não fiquei com ele tempo suficente para esses problemas aparecerem, depois de 2 anos troquei por outro carro que nem me lembro qual foi.
    Mas o tempo que passei com ele foi bom, me lembro que troquei as rodas originais pelas Wolfsburg aro 14 à época. Boas lembranças...

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