O Audi e-tron SUV e o Sportback foram os primeiros modelos 100% elétricos da marca, e agora receberam atualizações na estética, mas sobretudo mecânicas, para endereçar umas das maiores queixas dos consumidores - a limitada autonomia.
Audi Q8 e-tron 2024
Há ainda uma mudança de nomenclatura, já que o termo "e-tron" passa a ser uma marca da Audi que designa seus carros elétricos, assim como "Quattro" é aplicado para os modelos com tração integral. Assim, o Audi e-tron passou a se chamar Audi Q8 e-tron, e o Audi e-tron Sportback agora é Audi Q8 e-tron Sportback. Este é uma atualização de meio de ciclo de vida que busca reforçar os pontos fortes e minimzar os pontos fracos - especialmente a autonomia elétrica.
Audi Q8 e-tron 2024
O Audi e-tron sempre teve um nível adequado de confiabilidade no número indicado de autonomia, mas o problema é que o indicador da EPA - Agência de Proteção Ambiental do EUA - era baixo. Mesmo com melhoria em 2019, o autonomia era de 222 milhas (355 km) - insuficiente para enfrentar o Tesla Model Y com mais de 330 milhas (528 km).
Audi Q8 e-tron 2024
Para resolver o problema, o Q8 e-tron recebeu uma bateria maior, agora de 114 kwh, contra os 95 kwh anteriores, resultando em 106 kwh de capacidade utilizável. O tamanho físico da bateria permaneceu inalterado, mas agora há mais células, e também houve aperfeiçoamentos na nova química celular de níquel-cobalto-alumínio (NCA).
Audi Q8 e-tron 2024
O modelo Audi Q8 e-tron 50 mantém a bateria de 95 Kwh (89 Kwh líquidos).
Audi Q8 e-tron 2024
Com a bateria oferecendo 23% mais energia utilizável do que antes, a Audi vê um aumento de autonomia de 30% ou mais. Isso ocorre em parte porque o Q8 E-Tron recebeu melhorias significativas na aerodinâmica, adicionando persianas ativas na grade e revisitando a parte inferior da carroceria, especialmente para melhorar o coeficiente de arrasto.
Audi Q8 e-tron 2024
Uma novidade em termos de versões é a versão esportiva SQ8 e-tron, com três motores de 503 cv. O consumo obtido em testes reais da imprensa europeia e norte-americana na ilha vulcânica de Lanzarote, na Espanha, foi de 2,5 milhas por kwh, ou 4 km/kwh.
Audi Q8 e-tron 2024
Assim, com a bateria de 106 kwh utulizável a autonomia real do Audi Q8 e-tron seria da ordem de 424 km, ou 265 milhas. É um avanço, mas ainda longe de igualar a autonomia dos Tesla. Ademais, o local do teste é marcado por estradas planas, sem aclives e declives que se observa na utilização normal desses carros - o que sempre acaba aumentando o consumo de energia elétrica, e, consequentemente, reduzindo o consumo.
Audi Q8 e-tron 2024
O Audi Q8 E-Tron também recebeu ajustes na direação - que ficou mais rápida, suspensão dianteira mais firme. A suspensão a ar agora é de série em todas as versões do Q8 e-tron, o que permite ajustar a altura do carro em até 3 polegadas (7,5 cm).
Audi Q8 e-tron 2024
O Q8 E-Tron oferece cinco modos principais de condução: offroad, allroad, eficiência, conforto e automático.
Audi Q8 e-tron 2024
Todos os modelos Q8 e-tron têm tração nas quatro rodas, sendo que os modelos de acesso adotam configuração de motor duplo, enquanto o SQ8 obtêm uma configuração de três motores.
Audi Q8 e-tron 2024
O Q8 E-Tron 55 possui um sistema de motor duplo que produz 407 cv e 665 Nm de toque, enquanto o SQ8 E-Tron oferece três motores, com dois deles nas rodas traseiras, para uma combinação de 503 cv e 970 Nm de torque.
Audi Q8 e-tron 2024
Há ainda uma versão Audi Q8 e-tron 50 com 340 cv e 664 Nm de torque.
Audi Q8 e-tron 2024
Aceleração de 0 a 100 km/h Audi Q8 50 e-tron em 6,0 segundos, Q8 55 e-tron em 5,6 s e Audi SQ8 e-tron em 4,5 s Velocidade máxima limitada a 200 km/h, 210 km/h no SQ8 e-tron .

Recarga

As baterias ficaram maiores, mas a Audi aumentou a potência máxima de carregamento, o que permite uma redução no tempo de recarga. A potência máxima de recarga foi aumentado de 150 kw para 170 kw. Isso significa que, mesmo com a bateria maior, ele pode carregar de 10 a 80% em apenas 31 minutos.
Audi Q8 e-tron 2024
Caso contrário, o Q8 e-tron vem com um carregador integrado de 11 kw - o suficiente para obter uma carga completa em menos de 10 horas. Há ainda um carregador de 22 Kwh.
Audi Q8 e-tron 2024
O modelo Audi Q8 e-tron 50, com bateria de 95 kwh, mantém a potência máxima de recarga em 150 Kw.

Autonomia

Segundo a norma WLTP, o Audi Q8 e-tron com bateria de 114 kwh tem autonomia de aprox. 582 km / Sportback até aprox. 600 km. No SQ8 e-tron até 494 km SUV / 513 km para o Sportback.
Audi Q8 e-tron 2024
O modelo com bateria de 95 kwh tem autonomia de aproximadamente 491 km para o SUV, no Sportback até aproximadamente 505 km.
Audi Q8 e-tron 2024
Esses valores serão menores na norma EPA, da agência de proteção ambiental dos EUA, que adota padrões mais rigorosos de medição.

Design

A Audi oferece o novo Q8 e-tron em duas variantes de carroceria: SUV e Sportback. O Q8 e-tron mede 4.915 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.633 mm de altura para o SUV ou 1.619 mm para o Sportback.
Audi Q8 e-tron 2024
Os modelos SQ8 e-tron e SQ8 Sportback e-tron são ambos dois milímetros mais baixos e 39 mm mais largo. A distância entre eixos é de 2.928 mm.
Audi Q8 e-tron 2024
O volume total do porta-malas é de cerca de 630 litros (incluindo bagagens) no SUV e cerca de 590 litros no Sportback.
Audi Q8 e-tron 2024
A cabine e o design do Audi E-Tron sempre foi o destaque, e no Audi Q8 E-Tron esse aspecto foi aperfeiçoado.



O modelo agora conta com novo logotipo da Audi adorna a grade. O SQ8 é mais chamativo, com elementos em cromado.

A cabine tem materiais atualizados, e dependendo da versão acabamento em madeira de nogueira mais leve no menu e microfibra Dinamica e assentos de couro sintético para o S-Line.
Audi Q8 e-tron 2024
O Q8 E-Tron é um verdadeiro veículo de luxo, silencioso, e mantém o layout da tela dupla - uma sensível ao toque de 10,1 polegadas para comunicações, entretenimento e navegação na parte superior e uma tela de confirmação tátil de 8,6 polegadas na parte inferior dedicada principalmente ao comando do ar-condicionado.

O cluster de instrumentos permite múltiplas configurações, e opcionalmente a Audi oferece o head-up display.

Os espelhos externos baseados em câmeras continuam a ser opcionais.

Lançamento e preços

O lançamento do Q8 E-Tron no mercado europeu em fevereiro de 2023 e lançamento no mercado americano no final de abril de 2023.
Os preços na Alemanha começam em € 74.400 para o Q8 50 e-tron. Q8 55 e-tron custa € 85.300. Audi Q8 Sportback 50 e-tron - € 76.650 e o Audi Q8 Sportback 55 e-tron € 87.550.
O SQ8 e-tron / SQ8 Sportback e-tron estará disponível para encomenda na Europa em maio com preços começando em €95.800/98.050, respectivamente.

Brasil

Os Audi e-tron são vendidos no Brasil em versões SUV e Sportback, e a expectativa é que os novos modelos cheguem ao mercado nacional em 2023.

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Que desbundicidade esse carro. 600 km de autonomia. RIP Tesla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele continua com o Grande Diferencial de ser o UNICO elétrico do Mundo que avisa a TROCA DE OLEO DO MOTOR??

      Xiiii E-TRANCO tem Óleo de motor? Então ele é a combustão ou ERETRICO??

      EU MIM DIVIRTU com a JACSLADAWAGEN!!!

      Excluir
    2. Isso aconteceu em alguns carros,falhas de software,cismou com um defeito mínimo, nem é dono de um.

      Excluir
    3. Aviso de troca de óleo....isto é incrível...
      SOFTWARE GAMBIARRENTO...

      Excluir
    4. O Prius acelerava sozinho e o autopilot da Tesla causou vários acidentes fatais

      Excluir
    5. GENTI SE ESSE CARRO É TAO BOM PQ Q ELE É GAMBI E PEDE PRA TROCAR ÓLEO? KKKKK.
      TÍPICO PRODUTO XING LING DA MASSA

      Excluir
  2. Respostas
    1. JABIRACAUDI toma Pau da VOLVO, sua concorrente de segmento infra premium

      Excluir
    2. AUDI JÁ FOI UM DIA...
      HOJE é apenas mais uma montadora de veículos populares.

      Excluir
    3. Popular?tenta comprar um desses na css

      Excluir
    4. JABIRACAUDI toma Pau da VOLVO, sua concorrente

      No RJ uma XC40 elétrica deu pane no meio do trânsito e o carro só tinha 5000 km.
      XC40 Recharge é uma verdadeira bomba

      Excluir
    5. TOMA AE ANDADOR DE TAKE UP:

      https://www.reclameaqui.com.br/audi-brasil/nao-compre-audi-e-tron-audi-etron-na-garantia-parada-na-oficina-ha-9-meses_MXH6j25s7UcuyvYo/

      O CARRO DEU PAU DO NADA DPS DE 3 MESES DE USO E TA PARADO 9 MESES NA P*RRA DA CONCESSIONÁRIA ESPERANDO UM MILAGRE. DEPOIS VÊM FLR DA VOLVO. É UM BOÇAL MESMO.

      Excluir
    6. Palhaço automotivo,várias XC60 travaram na última atualização,o problema do E-Tron do cara deve ser de software,motor ou bateria.
      Qualquer carro é sujeito a problemas

      Excluir
    7. ELE NÃO TIRA A VOLVO DA BOCA. DEVE TER SIDO ENRABADA DENTRO DE UMA XC60 KKKKK

      O PROBLEMA DO ETRON NÃO É SOFTWARE E SIM BOQUETAGEM. AONDE Q DEFEITO DE SOFTWARE IRIA DEIXAR UM CARRO POR QUASE 1 ANO NA OFICINA KKKKK
      VC É MAIS MULA DO QUE PENSEI.

      Excluir
    8. Perdeu um Gol num sorteio do supermercado da quebrada,só pode,lógico que é software,nada tem a ver com boquetagem.
      Esse e-tron é problema elétrico

      Excluir
  3. NÃO PASSA DE GAMBI.
    SUA PLATAFORMA VELHACA COMPARTILHADA COM DEUS E MUNDO. POR ISSO QUE NN VENDE P*RRA NENHUMA.
    ATÉ PEDIR PRA TROCAR ÓLEO ESSA M*RDA PEDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é da Stellantis pra ser gambiarra seu engenheiro de merda,falha de software acontece,fale das xc60 híbridas paradas nas oficinas das casas da Volvo.

      Excluir
    2. ALEM DE BURRA É MULA. SEU TAKE UP DA DEFEITO DE SOFTWARE ASSIM TBM? KKKKK

      Excluir
    3. O meu é o Move,nunca deu falha alguma de software

      Excluir
  4. Todo emperiquitado e gambi (plataforma de 2007 reaproveitada).
    Volvo C40 espanca esse chinesinho ae.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO. O C40 É MAIS BONITO, SEGURO E NÃO FICA 9 MESES NUMA OFICINA ESPERANDO UM MILAGRE KKKKKKKK.
      ALÉM DISSO, O VOLVO É SUECO E NÃO UM CHINÊS BOQUETA IGUAL ESSE JACAUDI.

      Excluir
    2. Só acusa quando tem plugue conectado sendo que na verdade não tem,não reconhece a chave

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem