O Volkswagen Nivus acaba de obter a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. Atualmente, a marca alemã é a única a conquistar as 5 estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, agora com Nivus, e em dezembro do ano passado com o Taos.
VW Nivus 2023
Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Nivus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.



No ano/modelo 2022, o Nivus passou a ser ofertado com novos equipamentos e ficou mais seguro.
VW Nivus 2022 - Latin NCAP
A versão Comfortline passou a vir de fábrica com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) e Start-Stop. A lista de equipamentos de série do SUV cupê contempla ainda seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, entre outros.
VW Nivus 2023
Recentemente, o Nivus atingiu 100 mil unidades vendidas.
VW Nivus 2022 - Latin NCAP
Novo Protocolo Latin NCAP

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os quatro grupos.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo , impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
VW Nivus 2022 - Latin NCAP
No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.
VW Nivus 2022 - Latin NCAP
No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).

Sobre o Latin NCAP

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l'Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.

Fonte: Latin NCAP

18 Comentários

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  1. Não poderia ter recado mais claro para o Fastback.

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    1. Vindo deste lugar...

      Sendo assunto da XINAWAGEN....

      DESCONFIE...

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    2. Realmente incrível como a VW consegue 5 estrelas em protocolos mais novos. Eles sempre estão um passo a frente.

      Enquanto isso, tem uma outra montadora ai que fica fazendo birra que o protocolo mudou...

      Enquanto uns fazem o carro para a segurança em si, outros fazem para tentar passar no protocolo...

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    3. Após o DIESELGATE.......

      DESCONFIE......

      Quem garante que não se TRATA DE UMA UNIDADE....."PREPARADA"

      XINAWAGEN DO BRASIL.....

      SEMPRE UM PRODUTO INFERIOR...

      PRA VOCÊ....

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  2. CA CA D4 qual foi o veiculo testado pela EURO NCAP e considerado o MAIS SEGURO JA TESTADO???
    NAO FOI NADINHA DO GRUPO VOVÓ JACSWAGEM!

    COMO VC ADORAAAAA, LEVA ESSA ENRABADA!!

    AI QUI TUDOOOO!!

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  3. Eu vi em algum lugar que a Volkswagen patrocina o Latin NCAP. Se for verdade, é meio suspeito.

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  4. Se o FASTBACK fizer esse teste o monobloco descola da carroceria kkkkk

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  5. Simplesmente esses testes da LatinNcap, fazendo marketing para a VW já viraram piada. Assistam no Youtube o teste realizado em abril com a nova Tucson; no impacto frontal contra o obstáculo azul, o mesmo fica apenas deformado para dentro, mostrando uma rigidez consideravel; no caso do VW Nivus, o obstáculo fica despedaçado, gerando estilhaços para todos os lados, mostrando claramente que o mesmo foi confeccionado com material absorvente, tipo isopor. Uma vergonha!! O fastback apavorou pra valer. Nem parecia instalação da LatinNcap na Alemanha, mas sim em um barracão em Santo André, até o posicionamento das câmeras são totalmente diferentes

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    1. O 500x e a Toro foram aprovados nesse crash-test,na hora os fiateiros tiraram o chapéu.
      Só fazer carro seguro que não reprova,mas não, bota airbags laterais como opcional,não bota airbags de cortina, não põe acc,aí não tem jeito,é bomba na certa.

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    2. LOROTAS...E...LOROTAS......

      QUALQUER VEÍCULO PARA A AMÉRICA DO SUL...É MEIA BOCA...

      PORÉM, OS VEÍCULOS DA XINAWAGEN.....

      AÍ CHEGA SER "FALTA DE EDUCAÇÃO".....

      SÃO EXTREMAMENTE DIFERENTES AOS OFERECIDOS NA EUROPA....

      XINAWAGEN DO BRASIL.....

      É A PIOR XINAWAGEN DO MUNDO.....

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    3. Freio de mão eletrônico de série mas airbags de cortina nem como opcional.
      Fiat sendo a bosta que é

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    4. A Fiat é mestra em futilidades. Carro com traseira de BMW, freio de mão de botão,, mas no que realmente importa (segurança, 6 airbags, acabamento e etc), ela deixa de lado. Ela deixa os carros todos emperiquitados...só firulas e futulidades.

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  6. Este é o fumador de bosta de cavalo.....

    DISFARÇANDO.....

    Quem é sã consciência, falaria uma asneira dessa aí....

    XINAWAGEN DO BRASIL.....

    SEMPRE UM VEÍCULO BOCA DE PORCO, PRA VOCÊ....

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  7. O thieng e o charles já explicaram aqui no blog zilhões de vezes.

    Vcs entendem o que é depreciação?

    se entendem, não comprem Chevette (GM) nem Uno (FIAT)

    entenderam?

    se a resposta for "não", então queimem dinheiro !

    bando de Sirvu Santu do sbt




    O thieng e o charles têm razão.

    GM lembra Chevrolet, e Chevrolet lembra Chevete, carro de miserável.


    GM = carro de pobrão mesmo, daqueles de morro.
.

    Fiat lembra LEGO de criança.

    FIAT = carro de criança, filha de arquiteto desempregado.

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  8. mais Fake impossivel
    os veiculos pra america do sul sao gambiarras pioradas
    afinal VW=dieselgate
    a maior salafraria do mundo

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  9. Infelizmente esse marketing do LatinNcap não passa de uma fraude, se as empresas não "pagam" para essa malfadada empresa, acabam sofrendo marketing negativo. Já comentei inúmeras vezes sobre o crash test do VW Up realizado em dez/13, sendo que o modelo só começou a ser fabricado no Brasil em fev/14; depois veio o escândalo do VW Passat chinês, que obteve 5 estrelas da ChinaNcap e ao ser "RETESTADO" pela C-IASI a pedido das seguradoras, obteve zero estrelas; o escândalo veio a tona e a fraude foi comprovada; simplesmente a VW não utilizava nos demais veículos os reforços estruturais necessários, mas a mídia do "jabá" abafa tudo. Ainda bem que temos a internet para buscarmos a verdade. Esse crash test do VW Nivus é tão "DEPRIMENTE" que mostra claramente para qualquer observador, a forma sem "ESCRÚPULOS" adotada para vender o seu marketing. Se eu fosse presidente de uma montadora prejudicada, faria um "RETESTE" nos modelos concorrentes que obtiverem 5 estrelas e também nos veículos da minha empresa. É óbvio, que os resultados me seriam totalmente favoráveis; a seguir entraria com um processo "GIGANTESCO" e acabaria de vez com a palhaçada. Vejam no link do vídeo adiante, como o local do impacto do Hyundai Tucson, é totalmente sólido e rígido, mostrando inclusive que a parte externa é metálica, ficando contocido, e que não aparenta ser um fardo de material absorvente de impactos como no caso do VW Nivus, que solta inúmeros estilhaços brancos como se fossem de isopor. Assim fica fácil dar zero estrelas para o Hyundai Tucson e cinco para o VW Nivus. Se alguém tiver alguma dúvida, comparem os inúmeros testes a favor da VW: carro capotando, porta se abrindo e obtendo 5 estrelas; os Fanboys que me desculpem, mas tirem esses adesivos de "Nota máxima de segurança", segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=9FK34cCb6vM

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  10. O Pulga e o Fastbosta levariam no máximo 3 estrelas nesse crash-test

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