A Chevrolet do Brasil lançou a linha 2023 do Onix Plus, com atualizações em tecnologia e algumas novidades em termos de estilo. Neste artigo relacionamos nossas impressões de uso de uma semana com a versão topo de gama, Premier, do Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
O Chevrolet Onix Plus Premier, na cor Vermelho Carmim, tem preço sugerido em junho de 2022 de R$ 110.650.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - Vermelho Carmim
Em termos estéticos, essa versão 2023 do Onix Plus Premier tem como destaque um novo desenho das rodas de alumínio, agora com detalhes cromados.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - painel
Além disso, no interior a central Mylink tem novas funções e o motor sofreu nova calibração para atender às normas mais rigorosas do Proconve PL7 relativas à eficiência e emissão de poluentes.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - motor 1.0 Turbo
O Onix Plus é um dos modelos referencia do segmento não apenas por suas características técnicas, mas também pelo fato de ser um dos modelos mais vendidos do mercado, e nesta linha 2023 suas qualidades são reforçadas.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - traseira
As novas rodas de alumínio de 16 polegadas com acabamento diamantado se junta a um novo friso cromado na parte interior das janelas, muito semelhante ao do Cruze, o que aumenta a semelhança com o seu irmão mais velho.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
No interior, ele continua a oferecer a conectividade 4G Wi-Fi a bordo e serviços OnStar, o sistema multimídia MyLink permite conexão sem fios para Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda atualizações remotas do sistema infoentretenimento.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - interior
Em termos de equipamentos, o Onix Plus Premier ganhou assistente de estacionamento – que realiza as manobras de forma automática, bastando ao motorista controlar os freios e o acelerador.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
Ele mantém o alerta de ponto cego, mas esse recurso de segurança foi estendido a todas as demais versões. Ainda no quesito segurança o Onix Plus vem com 6 airbags em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e freios com sistema ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
Na avaliação do Latin NCAP, o Onix Plus ganhou 10 estrelas, e a classificação Advanced Award - relativa à proteção dos pedestres.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
Mecanicamente, o motor 1.0 Turbo foi ajustado para o novo padrão Proconve PL7, com nova calibração em seu gerenciamento eletrônico, também no software de transmissão e novo sistema de escapamento, o que o tornou, de fato, mais econômico, mantendo a agilidade característica.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - novas rodas de 16 polegadas
O tri-cilíndrico 1.0 turbo mantém 116 cv de potência e o torque é de 165 Nm  (16,8 Kgfm) com gasolina ou etanol. O câmbio nesta versão é sempre automático de seis marchas.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - interior
Os dados de consumo nesta linha 2023 estão melhoras - com gasolina, segundo o INMETRO, é de 12 km/l de gasolina em cidade, e 15,7 km/l de gasolina em estrada. Já com etanol os números são 8,6 km/l e 10,9 km/l, respectivamente.

Comportamento

O Onix Plus Premier 1.0 Turbo automático se mantém um carro ágil nas reações e rápido o suficiente para sua proposta. O motor entrega potência de forma linear e progressiva em qualquer solicitação do motorista, embora haja um pequeno atraso, a resposta chega em pouco menos de um segundo à pressão do acelerador.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - porta-malas
O turbo entra de forma mais proeminente em operação a partir de 1.800 RPM, e mesmo sendo um motor de três cilindros - arquitetura que tipicamente vibra um pouco mais - o Onix é bem isolado no interior em relação a esse aspecto. O som do motor é agradável, e até esportivo, quando exigido.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - espaço traseiro
O consumo é que é impressionante, já que obtivemos médias bem superiores às indicadas pelo INMETRO. Com duas pessoas, em estrada, rodando a 120 km/h e com ar condicionado ligado, obtivemos 19 km/l de média. Quando se reduz a velocidade para cerca de 100 km/h, a média de consumo sobe para impressionantes 22 km/l de gasolina.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - painel
Já em cidade (Brasília - DF), rodando com 2 pessoas bordo, e sempre com o ar-condicionado ligado, obtivemos 15,7 km/l de média.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - interior
Em estrada o Onix também não decepciona. Ele retoma de 100 aos 130 km/h em menos de 4 segundos.  A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,4 segundos.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
A suspensão tem um ajuste confortável, mas que se revela firme o suficiente para enfrentar todos os tipos de vias de baixa qualidade no Brasil.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
Destaque ainda para o sistema de assistência ao estacionamento, que permite que seja feito paralelamente e em ambas as mãos, bem como perpendicularmente a 90°. Embora seja difícil "pegar a mão", funciona corretamente.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
Em termos de usabilidade, gostamos do acesso sem chave e partida por botão, juntamente com a função de fecho automático das portas ao retirar a chave. A tampa do porta-malas também pode ser aberta pelo comando de chave e por um botão no console.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - espaço interno
A manopla de transmissão permite trocar as marchas de forma sequencial por meio de um botão duplo na lateral, mas dificilmente é usado, seja pela qualidade do ajuste de transmissão, ou pela adequabilidade de se trocar as marchas pelo botão - é melhor deixar o câmbio trabalhar sozinho.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 - porta-malas 469 litros
Os freios funcionam também muito bem, mesmo se tratando de discos apenas no eixo dianteiro, e tambor no traseiro.

Conclusão

O Onix Plus 2023 mantém suas qualidades de bom desempenho, agilidade, e a transmissão automática que aproveita cada cavalo de potência e torque, e agora ainda mais econômico.
Chevrolet Onix Plus Premier 2023
O Onix Plus 2023 nessa versão topo de gama Premier é um carro completo em todos os sentidos: segurança, equipamentos e conectividade.
O conjunto se complementa pela soma de suspensões bem calibradas - adequadas ao perfil de piso brasileiro, câmbio automático funcionando perfeitamente e uma posição de dirigir muito agradável, com excelente ergonomia.



Ficha Técnica - Onix Plus Premier 2023

ModeloOnix 2023 Plus - Premier
Comprimento (mm)4474
Largura (mm)1730
Altura (mm)1473
Distância entre eixos (mm)2600
Bitola (frente / traseira) (mm)1494/1498
Peso em ordem de marcha (kg)1.112
Roda16 polegadas
Pneu195 / 55R16
Diâmetro mínimo de giro (m)10,4
Pneu sobressalenteT115 / 70R15 90M
Volume do tanque (L)44
Volume de bagagem (L)469
Mecânica
MotorTurbo Flex 1.0
Deslocamento (mL)1.0
Potência máxima (cv / rpm)116/5800
Torque máximo (Nm)165
TransmissãoAutomática de 6 marchas
TraçãoDianteira
Velocidade máxima187
aceleração 0 - 100 km / h (s)10,4
Taxa de compressão10,5: 1
CombustívelGasolina
Consumo Rodoviário - Km/l15
Consumo Urbano - Km/l12
CombustívelEtanol
Consumo Rodoviário - Km/l10,9
Consumo Urbano - Km/l8,6
Suspensão do chassi (dianteira / traseira)Suspensão independente da suspensão de McPherson / feixe de torção não-independente
Sistema de freio (frente / traseira)Disco ventilado / Tambor
Sistema de direçãoElétrico
Sistema de partida e parada do motor (pode ser desligado)SS

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal esperar pelo novo Virtus 2023?

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinCfULMBpAfCMGd-SibM5d-KnsK0bOwr4lrywMf0theZmsuHNTzuwTw5MxL7mhGp6s6F9aKT00oSkCBq1wxAczVx3CJ64T1wWjsw8y9IS2wyawl3IlYe9LFr6lTqKr7VQl5IMuP-HcdN9iF08wRH_iFRiPy6Is7gOwH_yCThtLo8AFcRW4z4RFhZU81g/s2013/Novo-Virtus-2023%20%2811%29.jpg

      Excluir
    2. Parece Chinês com essa rodas minúsculas, pintadas e com essa frente toda emperiquitada.

      Excluir
    3. Mas o Virtus Piscininha saiu de linha!!
      Mamãe Carluxa D4 nos deu essa informação, saiu de linha devido a baixissima procura e a extincao da profissao de taxista apos o aparecimento dos aplicativos de transporte.
      PQ apenas Loucadouras ou Taxistas compraram essa Ximbica do Virtus!!

      Excluir
    4. Não obrigado!
      Preferimos ficar com o MELHOR DA CATEGORIA: Chevrolet Ônix...

      Excluir
  2. Acho o Virtus um pouco melhor também, porém ele é um pouco maia fro também. A escolha fica a favor do Onix, se ele já é suficiente.

    ResponderExcluir
  3. The Best Seller.
    Disparado a melhor compra da categoria. É Seguro, bonito, confiável, tem um excelente custo-benefício e vende igual pão quente na padaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vende por ser baixo custo igual seus clientes pé-na-cova, carro apertado, porta malas pequeno, freios a tambor, motor com injeção indireta que pega fogo, não tem o mínimo de tecnologia como bloqueio eletrônico do diferencial, sensores de estacionamento dianteiros apenas na versão mais cara, painel digital ou CMM 10,1" jamais

      Excluir
  4. O Onix Plus é disparado o melhor sedã compacto do mercado nacional Carlinha. E digo isso com toda certeza e sem sombra alguma de dúvida. Não a toa que ele é o líder do segmento desde a época do antigo Prisma, assim como também é o líder entre todos os sedãs disponíveis no mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já devia ter frenagem autônoma,acc,painel digital e ar com saídas traseiras.
      Já dirigi o Ônix Plus,dependendo do pavimento ele é legal de dirigir,mas num pavimento razoável ele é ruim,asfalto ruim e estrada de terra ele vira escola de samba.
      Com o Virtus isso não acontece

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      O piscininha bate tudo até em asfalto liso, vai puxar o saco lá na pqp fanboy

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. onix é projeto chinês de baixo custo, painel digital ou saídas de ar traseiras são para carros de alto nível, já em matéria de dirigibilidade, acerto de amortecedores, molas, barras estabilizadoras, buchas e diferencial blocante nenhum GM vai superar qualquer Volkswagen

      Excluir
    5. KKKKKKKKKKKK

      Chegou o fake sumido

      Excluir
    6. O piscininha bate tudo até em asfalto liso,

      Já peguei estrada de terra com o Virtus 2 X o barulho era pouco,no pavimento liso o barulho que ouvia era só do motor,só alguns que deram o problema da água no porta malas

      Excluir
  5. Virtus nunca pegou fogo, qualidade construtiva anos-luz a frente com freios a disco nas 4 rodas, tecnologia superior com motor turbo com injeção direta, bloqueio eletrônico do diferencial e painel digital, sem falar no maior espaço interno da categoria, esses onix são porcarias comparadas ao ótimo Virtus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virtus q é uma porcaria
      quebra-o eixo a cada 6meses
      Bela qualidade!!!!

      Excluir
    2. Isso é de alguns carros,já o Ônix Plus se não fosse o Recall seria o Tipo da GM

      Excluir
    3. Nunca pegou fogo porque o porta-malas sempre está cheio de água

      Excluir
    4. seu rabo quente que está cheio d'água, Virtus tem tecnologia e refinamento de sedan médio, esse chinês plataforma GEM (Global Emerging Markets,)da GM não passa de um simples táxi de péssimo gosto

      Excluir
    5. Gozado que eu só vejo Virtus na praça, então acho que o táxi de péssimo gosto é o piscininha

      Excluir
  6. Realmente é econômico, tenho um Onix hatch turbo at, ontem fui trabalhar e como não estava com pressa fiz o trajeto procurando a eficiência,, moro a 55km do trabalho, andei em 80 e 100 km/h, trecho com subidas e descidas, embalava a 100 nas descidas não deixando cair a menos de 80 nas subidas, cheguei lá marcando 18,1 km/l com etanol no tanque. Impressionante. Meu carro anterior era u Up 1.0 aspirado manual e o máximo que cheguei foi 15,5 Km/l com etanol no tanque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Consumo fictício desse mentiroso, para alcançar esses números absurdos só em rodovia com tráfego livre sem caminhões no mínimo, o que é impossível, mais um sonhador que mente descaradamente.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem