Uma das preocupações que envolve os carros elétricos é o que fazer com as baterias depois que finalizam seu tempo operacional. A Audi apresenta uma das soluções com a terceira fase do projeto com a startup sem fins lucrativos Nunam, que transforma as baterias dos Audi e-Tron em módulos para serem usados em rickshaws na Índia.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
A start-up germano-indiana Nunam está trazendo três rickshaws elétricos para as estradas da Índia. Eles são alimentados por baterias usadas retiradas de veículos de teste no Audi e-tron. O objetivo do projeto é explorar como os módulos feitos com baterias de alta tensão podem ser reutilizados após o ciclo de vida do carro e se tornar um caso de uso viável de segunda vida.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
O projeto também visa fortalecer as oportunidades de emprego para mulheres na Índia, em particular: elas receberão os e-rickshaws para transportar suas mercadorias.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
A start-up sem fins lucrativos com sede em Berlim e Bangalore é financiada pela Audi Environmental Foundation.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
A Nunam desenvolveu os três protótipos em colaboração com a equipe de treinamento no site da Audi em Neckarsulm, que por sua vez se beneficia do intenso intercâmbio intercultural. Este é o primeiro projeto conjunto entre a AUDI AG e a Audi Environmental Foundation, além de Nunam.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
Os e-rickshaws movidos a baterias de segunda vida estão programados para chegar às estradas na Índia pela primeira vez em um projeto piloto no início de 2023. Lá eles serão disponibilizados para uma organização sem fins lucrativos. As mulheres, em particular, poderão usar os riquixás totalmente elétricos para transportar seus produtos ao mercado para venda, tudo sem a necessidade de intermediários.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
“As baterias de carro são projetadas para durar a vida útil do carro. Mas mesmo após o uso inicial em um veículo, eles ainda têm muito poder”, explica Chatterjee. “Para veículos com menor alcance e requisitos de potência, bem como menor peso total, eles são extremamente promissores.

“Reutilizando lixo eletrônico”

“Os e-riquixás têm uma ecoeficiência ideal”, diz Chatterjee, de 31 anos. Com uma bateria de alta densidade de energia e peso do veículo comparativamente baixo, o motor elétrico não precisa ser particularmente potente, já que os motoristas de riquixá na Índia não viajam rápido nem longe. Embora os riquixás movidos a eletricidade não sejam uma visão incomum nas estradas do subcontinente hoje, eles geralmente funcionam com baterias de chumbo-ácido, que têm uma vida útil relativamente curta e muitas vezes não são descartadas adequadamente.
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Ao mesmo tempo, motoristas de riquixás carregam seus veículos principalmente com eletricidade da rede pública, que tem uma alta proporção de energia a carvão na Índia. A Nunam também tem uma solução para isso: os e-rickshaws carregam usando energia de estações de carregamento solar. Os painéis solares estão localizados nos telhados das instalações do parceiro local.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
Durante o dia, a luz solar carrega uma bateria e-tron , que atua como uma unidade de armazenamento de buffer. E à noite, a potência é passada para os riquixás. Essa abordagem torna a condução local amplamente livre de carbono.
Rickshaws elétricos usam baterias de Audi e tron na Índia
Resultado: os riquixás elétricos podem ser usados ​​durante todo o dia – e ainda serem carregados com energia verde durante a tarde e a noite. Na Índia, onde o sol brilha o ano todo, colocar painéis solares no telhado é um acéfalo. A estação de carregamento também foi desenvolvida internamente.

3 Comentários

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  1. Muito bom! Audi mostrando que tem planejamento de longo prazo e de todo o ciclo de produção e descarte de baterias.

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    1. Não é a Audi seu aloprado! TODOS os fabricantes de máquinas, equipamentos e veículos elétricos e TODOS os fabricantes de baterias são OBRIGADOS a nível MUNDIAL a controlar e se responsabilizar por todo o ciclo de vida de uma bateria, até sua completa reciclagem e reaproveitamento.

      Baterias são por natureza itens com algum tipo de toxicidade e por isso tal ação.

      Não dirige, não sabe porcaria nenhuma de carro e muito menos de bateria...

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    2. O ESTAGIÁRIO CARLOS WAGEN, ESTÁ COM DORES DE COTOVELOS.....

      OLHANDO PARA ESTE VEÍCULO, LEMBROU DAS CHARRETES QUE ELE PUXA...

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