A General Motors anunciou que passou a apoiar do Felinos Pantaneiros, um projeto pioneiro e inovador para conservação do bioma pantaneiro a partir da proteção e do manejo de grandes felinos, como a icônica onça-pintada, buscando a convivência harmoniosa com atividades econômicas da região. Além do respaldo às atividades científicas e de educação ambiental executadas pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a companhia adesivou uma picape Chevrolet S10 Z71 com a cara do projeto para ser utilizada nas atividades em campo.
Chevrolet S-10 Z71 - Pantanal
Na manhã desta quinta-feira (17), na cidade-sede do instituto, em Corumbá (MS), representantes da GM e do IHP participaram da cerimônia de anúncio da parceria e entrega da picape S10 Z71. "O apoio a projetos como o Felinos Pantaneiros faz parte da visão de futuro sustentável da GM. A preservação dos biomas e sua biodiversidade é fundamental para o Brasil e para o planeta; e nós, enquanto uma grande companhia que atua na região, precisamos assumir essa responsabilidade e colaborar no sentido de cuidar não só da sociedade, mas também do meio ambiente em que estamos inseridos", comenta a vice-presidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG, Marina Willisch.
Chevrolet S-10 Z71 - Pantanal
A General Motors já atua na preservação de biomas dentro e ao redor de suas fábricas, incluindo projetos de educação ambiental, mapeamento e conservação de espécies. A maioria de suas operações está inserida em regiões de Mata Atlântica; no entanto, o objetivo da companhia é ampliar esse leque de preservação no Brasil e, por isso, oferece agora apoio financeiro e logístico ao projeto Felinos Pantaneiros, colaborando com a conservação da biodiversidade para mais um bioma brasileiro: o Pantanal.
Chevrolet S-10 Z71 - Pantanal
Um dos maiores expoentes desse bioma, a onça-pintada é considerada Vulnerável na Lista de Espécies ameaçadas do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e quase ameaçada na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). "Segundo Ângelo Rabelo, presidente do IHP, esses felinos sofrem com a destruição do habitat natural, com os incêndios que têm atingido o Pantanal nos últimos anos, e, também, com o risco de atropelamentos, por exemplo. "Nosso trabalho é propor e executar ações de manejo para minimizar conflitos de produção, assegurando melhores práticas e harmonia entre todos os envolvidos, e, ainda, buscar a preservação do habitat destes animais. Trabalhamos para assegurar a conservação do Pantanal", comenta Rabelo.

Conservação da biodiversidade

Além do impacto local, a GM informou que está comprometida com as metas globais envolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. Entre suas inúmeras ações de sustentabilidade no Brasil e no mundo, o apoio ao Felinos Pantaneiros, está relacionado com a ODS 15 - Vida terrestre.

Por meio dos 27 projetos de manutenção da biodiversidade promovidos pela GM no Brasil, já foram mapeadas mais de 430 espécies. Todas as unidades da companhia no país possuem a certificação do Wildlife Habitat Council (WHC), que atesta a sustentabilidade das operações, o engajamento na realização de atividades de educação para conservação e o aprimoramento da biodiversidade nas propriedades corporativas.

Na frente de educação ambiental, a companhia já impactou mais de 100 escolas e 6 mil estudantes com projetos realizados desde 2011. Atualmente, as iniciativas estão presentes no entorno de todas as fábricas da GM do Brasil: Gravataí (RS), Indaiatuba (SP), Joinville (SC), Mogi das Cruzes (SP), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP).

O IHP - Fundado em 2002, o IHP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na gestão de áreas, conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Sua missão é “Preservar o Pantanal”. Tem sede em Corumbá - Mato Grosso do Sul.

Como programa principal da Instituição, está a gestão do Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede do Amolar), criado em 2008 e que tem como finalidade propor ações de gestão integrada entre as organizações parceiras para proteção de 276.000 hectares, sendo que 201.000 hectares legalmente protegidos. A iniciativa surgiu a partir da parceria entre IHP, Instituto Acaia Pantanal, Fazenda Santa Tereza, Fundação Ecotrópica e Parque Nacional do Pantanal Mato-grosse

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. boa iniciativa da GM. Parabenizo, mas ela precisa melhorar sua eletrificação, e tirar de linha aberrações como o Camaro V8 e o Corvette também com motores dos anos 50. Esses carros não combinam com a proposta de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a GM. Em vez de fraudar os números de emissões dos seus carros a presa realmente pensa ações para o meio ambiente.

      Excluir
    2. Muito pelo contrário, quanto mais desenvolvimento pior para o meio ambiente! Quanto mais atrasada a tecnologia melhor!

      Excluir
  2. A conta do Carlota foi crackeada!!!!
    Depois de anos, veio um comentário que preste!
    Se foi vc mesmo, Carlota, vc e o seu psiquiatra estão de parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk esse psiquiatra merece um prêmio. Fez evolução onde nenhum outro conseguiu. Palmas tbm para a indústria de remédios controlados e de tarja preta que a Carlucha toma.

      Excluir
    2. Ele sempre tem bons comentários, vcs que são hater.

      Vcs que merecem palmas .

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem