A Skoda apresentou o Enyaq Coupé iV, versão simplificada do espaçoso e moderno SUV elétrico tcheco, em duas versões de mecânica: 179 cavalos a 299 do RS, com tração traseira ou nas quatro rodas.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
O Skoda Enyaq iV ganhar a versão mais esguia e agressiva, assim como os outros dois SUVs elétricos do grupo Volkswagen construídos na mesma base. E assim, se o Audi Q4 e-Tron também é Sportback e o Volkswagen ID.4 tem uma "irmã" mais enxuta chamada ID.5, hoje é revelada a variante cônica do SUV tcheco: chama-se Skoda Enyaq Coupé iV.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
Esse modelo difere na linha do teto arqueado, que continua na janela traseira muito inclinada. Proporcional e muito "limpo" em estilo (também dispensa o "limpador" traseiro), adota o acabamento SportLine, já fornecido para o Enyaq iV "normal".
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
Essa versão fornece uma configuração rebaixada (15 mm na frente e 10 na traseira ), rodas em liga leve de 20”, ausência de faixas protetoras pretas na parte inferior das laterais e para-choques com recorte mais elaborado.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
O visual do Coupé também é caracterizado pelo teto todo em vidro , fixo e escurecido. Proposto como padrão, por fora é preto e, por absorver a maior parte dos raios solares, dispensa a cortina de correr interna; torna o habitáculo mais arejado e proporciona mais altura na zona dos assentos.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
O Skoda Enyaq Coupé iV é oferecido em quatro versões. A partir de junho de 2022 será possível encomendar o 60, com motor traseiro de 179 cv e capacidade de bateria de 58 kWh líquidos; o 80 (204 HP e 77 kWh) e o 80x, que é 4x4 graças à presença de um segundo motor dianteiro e atinge 265 cv (a “bateria” é sempre 77 kWh).
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
As encomendas no mercado europeu serão abertas em setembro, porém, para o RS esportivo (que chegará com os dois tipos de carroceria). Possui tração nas quatro rodas, 299 cv, estética mais agressiva (por exemplo, tem aros de 21" e também está disponível em cor verde Mamba) e desempenhode clarado superior: 6,5 segundos no “0-100” e 180 km/h (todos os outros Enyaq iVs atingem um máximo de 160 por hora).
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Mesmo que o Coupé seja tão alto quanto o “normal”, ou seja, 162 cm, é mais aerodinâmico: o coeficiente Cx é de apenas 0,234, em vez dos já excelentes 0,264. Segundo dados oficiais, isso aumenta um pouco a autonomia: somos 545 km em média para os 80 com tração nas duas rodas. As qualidades de carregamento permanecem inalteradas: em corrente alternada o carro aceita um máximo de 11 kWh, em contínuo 125 kW.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
Os interiores são muito semelhantes aos da versão já à venda. Lembramos que do Skoda Enyaq iV vem sendo reconhecido por seu bom acabamento, facilidade de uso dos controles (incluindo os do sistema multimídia com tela de 13”) e no espaço, realmente abundante.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
O Coupé perde alguns centímetros de altura para os bancos traseiros, dado o perfil inclinado do teto, mas a Skoda garante que mesmo os de estatura acima da média não terão problemas em se acomodar no banco traseiro.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
Quanto ao porta-malas, viajando em cinco com a prateleira montada, a diferença é mínima: a capacidade é de 570 litros para o Coupé, em vez de 585; a forma mais quadrada do Enyaq iV “normal” é útil se você precisar carregá-lo ao máximo, removendo o toldo.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
Os preços ainda não foram divulgados, mas espera-se 50.000 euros para os 60, chegando a 60.000 para o RS.
Skoda Enyaq Coupé iV: SUV elétrico ganha versão mais esportiva
Acessórios muito refinados também devem ser incluídos neste preço, como os faróis de matriz de LED, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a câmera de visão traseira, as luzes ambientes com cor selecionável, o "ar-condicionado" de duas zonas, frenagem automática com reconhecimento também de pedestres e ciclistas e manutenção na pista.

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