A divisão de veículos comerciais da Volkswagen apresentou no IAA de Munique 2021 um protótipo autônomo que em 2025 entrará na frota de carros compartilhados da cidade de Hamburgo (Alemanha).
Volkswagen ID.Buzz: Kombi elétrica inicia testes de direção autônoma
Na faixa de carros Volkswagen de emissão zero, haverá também uma minivan que remete vagamente ao histórico Kombi. Feito com base na plataforma MEB do grupo Volkswagen, o ID.Buzz (nome ainda provisório) também será usado para car-sharing (uso compartilhado de carros particulares entre um grupo de pessoas). No banco do motorista, entretanto, não haverá ninguém. O veículo adota câmeras, sensores lidar e radar (conforme evidenciado pelas estruturas montadas no teto) que permitem acondução totalmente autônoma. O primeiro dos cinco testes foi realizado no IAA Mobility 2021, no salão onde aconteceu a Nova Noite de Automóveis do Grupo Volkswagen, por ocasião da qual novos cenários urbanos foram prefigurados que serão permitidos pela carona solidária.
Volkswagen ID.Buzz: Kombi elétrica inicia testes de direção autônoma
O resultado é fruto de cinco anos de desenvolvimento pela Argo AI, empresa que desenvolve plataformas de tecnologia (nas quais a Volkswagen adquiriu participação) para veículos com sede em Pittsburgh, Pensilvânia. O sistema de reconhecimento ambiental montado no Volkswagen ID.Buzz usa seis lidars, onze radares e quatorze câmeras, distribuídas por todo o veículo, que permitem interagir com pedestres, ciclistas e motoristas no trânsito, ainda melhordo que pode fazer um homem. Um dos destaques é o sensor localizado na cobertura do ID Buzz, que pode detectar objetos a mais de 400 metros de distância. Essa tecnologia tem a capacidade de detectar até as menores partículas de luz, de modo que mesmo objetos com baixos níveis de reflexão, como veículos pintados de preto, possam ser reconhecidos com precisão.



A partir de 2025 os microônibus estarão em operaçãoem Hamburgo, e fará parte da equipe da empresa Moia (que ingressou no Grupo Volkswagen em 2015, com sede em Berlim, Hamburgo e Helsinque) que administra o maior serviço de pooling de carros totalmente elétricos da Europa.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem