A empresa de condução autônoma Plus divulgou um teste de sua tecnologia conduzindo um caminhão sem motorista por cerca de 35 km em uma rodovia chinesa.
Vídeo: caminhão autônomo em testes de rodovia na China
O vídeo, que reproduzimos abaixo, mostra um caminhão com sistema de condução autônomo nível 4, rodando e executando manobras de mudança de faixa. Apesar de demonstrar um caminhão rodando sem motorista, a filosofia de desenvolvimento da empresa Plus é de um sistema avançado de assistência ao motorista que aumenta a segurança e o desempenho de um motorista humano.



Nesse contexto, a tecnologia autônoma não prescinde do motorista. Segundo a empresa, o sistema prevê que o motorista humano seja a última linha de supervisão do sistema, monitorando o desempenho do sistema de hardware. Além disso, o motorista pode estar atento a verificações dos pneus e freios, por exemplo - de forma similar ao que faz um piloto de avião operando em sistemas automáticos.

Em fevereiro, a empresa iniciou as entregas de caminhões com esses sistemas de auxílio ao motorista, chamados PlusDrive, como parte de sua joint venture com a fabricante de caminhões chinesa FAW. A produção em massa de caminhões equipados com PlusDrive está prevista para começar no terceiro trimestre deste ano.

Fonte: Auto News

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem