A Fiat lança no mercado nacional o Novo 500e: modelo totalmente elétrico, com preço sugerido de R$ 239.990.
Fiat 500e 2022 elétrico chega ao Brasil - fotos, preços e recarga
O Fiat 500e 100% elétrico tem autonomia de 320 km, e será comercializado no Brasil na versão Icon em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).
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O novo veículo recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez.



O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada e embelezada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra “e”.
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O 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque.
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A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.
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O Novo Fiat 500e cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro também estão presentes.

Interior

O interior do Novo Fiat 500e traz um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”.
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Um novo console central oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução.
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O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l). O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.
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O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.

  • Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;
  •  Range: ativa a função “One Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance; 
  • Sherpa: ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima. Para um veículo de sua categoria, o 500 elétrico apresenta uma autonomia excelente de 320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros. Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Para se ter uma ideia do que isso representa, comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.

Motor

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O torque atinge 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
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No que se refere aos sons, mais uma característica inédita do novo veículo: o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota, exemplo da mais autêntica criatividade italiana.

Carregamento 

Convenientemente, o 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.
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A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.
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A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas:

  • WEG WEMOB WALL WEMOB-007-1T2: desenvolvida para uso interno ou externo em garagem ou estacionamento. Com design moderno, compacto e fixado na parede, é ideal para residências e condomínios para uso em redes monofásicas e bifásicas. Possui conectividade Wi-Fi, LEDs de sinalização, controle de acesso por TAGs, app EV Drivers e funções de medição de energia e smart charging. Com 7,4kW de potência, é possível completar a recarga do veículo elétrico mais rapidamente; 
  • WEG WEMOB PARKING WEMOB-P: A estação de recarga Parking foi desenvolvida para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados. Sua tecnologia inovadora permite que seja ligada em redes trifásicas, bifásicas e monofásicas no Brasil, possuindo conectividade via Wi-Fi, LAN e 4G, LEDs de sinalização, controle de acesso via TAGs, app EV Drivers, funções de medição de energia e smart charging, permitindo a recarga mais rapidamente de até dois veículos elétricos com 22 kW simultaneamente. Para otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga ultra-rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos – o mesmo que beber um café – para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga ultra-rápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.
Segurança e conectividade

O 500 elétrico conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE. Olhando para o futuro, uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias. O sistema atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio dos seguintes itens:

  • Controle de cruzeiro adaptativo: Assim que a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente forem definidas, o sistema manterá automaticamente esses parâmetros e, se necessário, pode parar completamente o carro caso o veículo da frente também pare; 
  • Lane Centering: o 500 elétrico reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista ao ativar o dispositivo, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e tornando a direção mais segura (contando que as marcações na pista sejam detectadas corretamente).

A oferta é complementada por outros recursos de assistência, tais como: 

  • assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre; 
  • detector de placas de limite de velocidade; 
  • detector de fadiga; monitoramento de ponto cego; 
  • sensores de estacionamento 360°; assistente de estacionamento (Park Assist). 
Há ainda seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.

Iinfoentretenimento

A central multimídia de última geração com display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”, oferece informação de maneira renovada no 500 elétrico.
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O display de 7” em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição, permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente.
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Foi dada ênfase aos comandos e informações da interface ligadas ao veículo elétrico, a fim de tornar todos os dados relevantes imediatamente disponíveis, com gráficos simples, mas bem pensados. Para facilitar o conhecimento e a utilização dos diversos recursos do veículo, um assistente explicará em slide show as novidades mais relevantes, eventualmente lembrando ao motorista, por meio de um pop-up, a disponibilização de um determinado recurso que não está sendo utilizado.
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O 500 elétrico está perfeitamente conectado ao smartphone: ele se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite definir desde o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades.
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A central multimídia de última geração tem formato horizontal e se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado para eliminar as distrações do motorista. O sistema gerencia o Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, pode ser atualizado via web, tem comandos de voz avançados, que possibilitam “conversar” com o carro para controlar suas configurações, programa o ar-condicionado e pode escolher músicas.

Conectividade

O 500 elétrico terá recursos com seu smartphone ou até mesmo smartwatch e Assistente Virtual (Alexa).
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A experiência do consumidor começa ainda na concessionária, onde o cliente realiza um registo prévio com dados simples. Então, recebe um e-mail para finalizar o cadastro do veículo adquirido e, a partir daí, pode passar a utilizar o aplicativo do sistema no celular e portal.
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A partir do aplicativo é possível controlar o veículo com recursos como verificação do nível de carga, agendar o funcionamento do ar-condicionado e o carregamento do veículo.

WI-FI Embarcado + Entretenimento

No 500 elétrico é possível ter acesso ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes. Capaz de conectar até 8 dispositivos ao mesmo tempo. Um período de teste gratuito permitirá que o cliente teste a experiência do WiFi embarcado.



Conheça mais sobre outras funções da plataforma de serviços conectados:

Informações do veículo (Status de Saúde do Veículo): Informa o motorista sobre o status do veículo em tempo real relacionado ao nível da bateria, pressão dos pneus, odômetro, vida útil do óleo, tanto por meio de aplicativo móvel, portal da Web e sistema de entretenimento informativo no veículo; Alertas de Manutenção: Quando uma falha é detectada, um indicador de aviso / alerta de mensagem específico é enviado por meio de “notificação push” no aplicativo móvel e portal da web. Os alertas de veículos são baseados nas seguintes categorias: bateria, freios e suspensão, segurança e luzes; Atualização Remota de Software: Sem a necessidade de ir à concessionária, é possível realizar atualizações do software da central multimídia e módulo de telemetria do veículo.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Carro elétrico nesse país só pra quem é rico, a preço de carro premium a combustão, só daqui uns 30 anos estará mais "acessível" aos meros mortais...

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    1. Híbrido é a melhor realidade para o Brasil.

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    2. 060721 verdade! para a extensão territorial do BR híbrido sim é a melhor opção! demandaria muito tempo e investimento para cobrir toda a malha viaria do BR e o retorno seria muito baixo devido ao alto preço e demanda atual dos elétricos.

      Na Europa por exemplo o Fiat Panda ja vem com um motor híbrido 1.0 que poderia muito bem equipar os modelos de entrada como Mobi, Argo e até mesmo o 500.

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    3. Não dá certo,Mobi híbrido se bater o motorista morre eletrocutado

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    4. eUP então nem se fala ...aquele pote de feijão a pilha ninguém merece!

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    5. O E-Up pode ser vendido em qualquer lugar do mundo,já o Mobi em países civilizados o Mobi sequer sairia do navio.
      Melhor ser um pote de feijão que uma ratoeira,fora que a Fiat copiou várias coisas do Up e botou no Mobi até plagiou o sistema save do Up.
      Eu me lembro que vc outro dia disse que o T-Cross não tem condições de concorrer com o Pulse sendo que o rival dele é o Nivus que dá uma surra covarde nessa pulga.

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    6. Do jeito que a Fiat é capaz dela soltar um carro elétrico com 4 caixas de duracell

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  2. Bonito, bem acabado, tem boa autonomia. Isso mostra que a Stellantis não vai ficar só na promessa de eletrificação.

    Se fosse um pouco mais barato, seria sucesso total de mercado.

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  3. por esse valor esse carregador deve vir junto, custa uns $100 mil a mais que o valor que deveria ser ofertado no Brasil, vai ser carro de colecionador

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  4. O preço está competitivo, o BMW i3 está custando 300 mil. E cadê o ID 3 daquela marca chinesa? Resolveram o problema do software?

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  5. Gentii... Até a Fiat trouxe um elétrico pro Brasil e a Jacswagen nada. O fracasso da linha I.Diota é mais evidente a cada dia.

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    1. Idiotice é falar coisas da boca pra fora

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    2. I-diota kkkk perfeito !!! kkkkkkkk

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    3. Chorar pra quê?o ID.3 vende bem lá fora,é o hatch elétrico médio mais vendido na Europa.

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    4. Na Europa não,no mundo,espero que venha pra cá.
      https://insideevs.uol.com.br/news/511089/carros-eletricos-mais-vendidos-mundo/

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  6. Transformaram um carrinho muito bacana (e que chegou a ser bastante acessível quando vindo do México) em um artigo de luxo para neguinho endinheirado pagar de descolado e brincar de amiguinho da natureza. Naturalmente, não vai vender nada. Bem feito!

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    1. Matou as aulas de geografia, filho? O Brasil não fica na Europa. Deve ter sido colega de turma do Umcerto Bosta, he, he!

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  7. Esses carros na Europa tem incentivo fiscal na casa dos 40%, não sei pq no Brasil não é estimulado o mesmo princípio, aqui deveria custar no máximo uns $150 mil, e mesmo assim estaria salgado, mas a longo prazo se pagaria, quem roda hoje com gasolina gasta em torno de $800, esse elétrico gastaria uns $200

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