Há cinquenta anos, em abril de 1971, a Mercedes Benz lançou o 350 SL - primeiro SL da marca com motor V8 e o primeiro modelo da série R 107 a ter a abreviatura “R” para “roadster” pela primeira vez. O desenvolvimento completamente novo, como um carro aberto de dois lugares com uma capota de tecido totalmente retrátil e capota rígida removível, era um veículo autoconfiante, esportivo mas luxuoso e combinava desempenho e conforto de direção na perfeição.
Mercedes-Benz comemora 50 anos de lançamento do clássico SL
Tecnicamente falando, o Mercedes-Benz 350 SL lançado há 50 anos teve pouco a ver com seu predecessor direto, o W 113 “Pagoda” SL. Em vez disso, os designers criaram vínculos muito mais estreitos com a atual gama de automóveis de passageiros da marca: os sistemas de suspensão dianteira e traseira, por exemplo. O motor V8 de 147 kW (200 cv) com cilindrada de 3.499 cc foi uma herança da classe premium MercedesBenz 280 SE 3.5 da série de modelos W 111 (coupé e cabriolet) e da série de modelos W 108/109 (sedã).
Mercedes-Benz comemora 50 anos de lançamento do clássico SL
As inovações técnicas encontradas no carro esportivo aberto incluíram o desenvolvimento de carroceria de segurança aprimorada com uma unidade de piso de estrutura independente feita de folhas de diferentes espessuras para fornecer comportamento de dobra definido, o tanque de combustível instalado acima do eixo traseiro para protegê-lo em caso de um colisão, aços de alta resistência nos pilares A e moldura do pára-brisa com seu vidro colado, bem como o interior com um novo volante de segurança de quatro raios, superfícies acolchoadas e elementos deformáveis ​​como uma contribuição para a segurança passiva. A partir de março de 1980, este SL foi equipado com o sistema de freios antibloqueio ABS e, a partir de janeiro de 1982, com airbag do motorista e tensores de cinto como sistema de contenção suplementar - esses itens estavam disponíveis como opcionais.
Mercedes-Benz comemora 50 anos de lançamento do clássico SL
Após a estreia do 350 SL, a Mercedes-Benz continuou a expandir a gama desta série de modelos. Em 1973, apareceu nos mercados europeus o 165 kW (225 cv) 450 SL, também com motor de oito cilindros, inicialmente reservado para exportação para a América do Norte a partir do outono de 1971. Em 1974, surgiu a versão 280 SL de seis cilindros (136 kW / 185 cv). Pela primeira vez na história do SL , isso significava que uma série de modelos estava agora disponível com a escolha de três motores diferentes.
Mercedes-Benz comemora 50 anos de lançamento do clássico SL
Como resultado da reforma de 1980, o 380 SL (160 kW / 218 cv) substituiu o 350 SL e o 500 SL (177 kW / 240 cv) assumiu a posição de modelo de topo no lugar do 450 SL. Como parte da ampla revisão, o interior dos carros esportivos, entre outras coisas, foi adaptado para corresponder aos Saloons Classe S da série de modelos 126. Além disso, os engenheiros atualizaram vários itens técnicos, como a transmissão. Externamente, o facelift foi restrito a algumas melhorias discretas, entre outras coisas envolvendo novos gorros feitos de liga leve e um spoiler dianteiro. O 500 SL também foi equipado com a tampa da bagageira de liga leve com um spoiler traseiro de plástico preto do SLC Coupé com o motor V8 de 5 litros.
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Em 1985, Mercedes Benz mais uma vez apresentou uma gama de modelos completamente revisada para a série de modelos R 107. Além de leves mudanças no exterior com rodas de 15 polegadas e um spoiler dianteiro uniforme para todos os modelos, bem como suspensão dianteira aprimorada com raio de esfrega zero, o foco principal estava em uma escolha atualizada de motores.
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Um destaque para todos os fãs dos carros esportivos com a estrela foi o 300 SL com um motor de seis cilindros de 3 litros - porque este carro esportivo de 138 kW (188 cv) reviveu a designação do modelo com a qual a história do SL havia começado em março 1952.
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O 420 SL (160 kW / 218 cv) foi uma adição completamente nova, enquanto o 500 SL (180 kW / 245 cv) recebeu um motor redesenhado com um sistema de ignição eletrônico e injeção mecânica de combustível controlada eletronicamente Bosch KE-Jetronic sistema. O modelo top da série R 107 foi o 560 SL com um 5 espetacular. Motor V8 de 6 litros, que, no entanto, estava reservado para exportação para a América do Norte, Japão e Austrália. Todos os modelos passaram a ser oferecidos com um conversor catalítico de três vias em malha fechada.
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A produção da série de modelos R 107 terminou em agosto de 1989, após mais de 18 anos. Nesse período, a fábrica de Sindelfingen produziu um total de 237.287 carros. Hoje, esses dois lugares abertos são clássicos procurados: a combinação de luxo e esportividade ainda fascina os entusiastas até hoje.

3 Comentários

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  1. O REI ABSOLUTO dos Roadsters. Espero que a MN relance esse ícone.
    É maravilhoso

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  2. O design destes Mercedes botam no chinelo os de hoje. No chinelo.

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  3. Eu tive um desses comprado em 1997 e vendido em 1999, pensa num carro que anda muito,mas que bebe feito um louco,um Landão era económico perto dele,mas que era um carrão isso eu nunca vou negar.

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