No final da década de 1990 a VW começou a apresentar seu motor “W” em uma série de supercarros conceituais, antes desse motor ganhar destaque em uma infinidade de modelos de produção Bugatti e Bentley. Os motores W foram posteriormente opcionais em modelos Volkswagen e Audi na época também. O mais exclusivo deles pode ser o Passat equipado com W8, disponível de 2001-2004.
Volkswagen Passat W8 2004
O motor W inicial, concebido em 1997 pelo então CEO da Volkswagen AG, Ferdinand Piëch, era uma unidade gigante de 18 cilindros, composta por três bancos VR6 de seis cilindros configurados em forma de “W” inclinado. O W18 iria estrear em um conceito da Bugatti que tinha sido recentemente adquirida em 1998, mas a intenção prática da arquitetura do motor era oferecer alternativas compactas e poderosas para motores V6 e V8 maiores.
Volkswagen Passat W8 2004
Com o W16 que chegaria com o Bugatti Veyron e o W12 que ressuscitaria o Bentley, os motores W provaram ser viáveis ​​no mercado, e a Volkswagen procurou trazer versões menores para sua própria linha.
Volkswagen Passat W8 2004
O projeto do motor W8 viu dois blocos de cilindro VR4 de ângulo estreito de 15 graus dispostos em um virabrequim comum em um ângulo de 72 graus - imagine dois Vs unidos em seus vértices. O W8 de 4.0 litros resultante produziu 275 cavalos de potência e 370 Nm de torque a 2.750 rpm.
Volkswagen Passat W8 2004
Mais importante, graças ao seu pequeno pacote, o W8 podia ser montado transversalmente sob o capô de carros com tração dianteira predominantemente. O Passat pode parecer à primeira vista uma escolha improvável para o incomum motor W8. Mas, com apenas 41,9 x 71 x 68 cm, o W8 cabia perfeitamente no compartimento do motor do carro, que até então só podia acomodar até um motor V6.
Volkswagen Passat W8 2004
O final dos anos 90 foi uma época de crescimento para a Volkswagen, e Piëch buscou entrar na onda dos segmentos de mercado mais sofisticados. Embora esse impulso obviamente incluísse a aquisição da Bugatti e o renascimento do Bentley, também significava fazer um esforço para tornar a própria Volkswagen uma marca de luxo. Um Passat de oito cilindros deu à empresa a oportunidade de competir com os sedãs de luxo mais sofisticados e de maior potência, ao mesmo tempo em que era capaz de se apresentar como uma compra de valor. A Volkswagen anunciou o W8 Passat como exatamente o que era: "uma ponte para o setor de luxo ... provavelmente para atrair compradores que procuram alto desempenho e qualidade em um pacote sutil e acessível."
Volkswagen Passat W8 2004
A partir de cerca de US $ 40.000, os modelos Passat W8 vieram de fábrica com a tração nas quatro rodas 4Motion® da empresa e foram oferecidos com uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática Tiptronic® de cinco velocidades. Embora na época fosse o modelo de Volkswagen mais caro já produzido, era competitivo com ofertas de fabricantes de automóveis de luxo que custavam muitos milhares a mais. Ao mesmo tempo, ele se destacou de outras variantes do Passat, com recursos padrão como vidro colorido e isolado por calor, faróis bi-xenônio e controle de distância de estacionamento. No interior, o couro flexível combinava com detalhes em madeira e um poderoso sistema de áudio.
Volkswagen Passat W8 2004
Um deleite adicional para entusiastas, o Passat W8 também estava disponível como um wagon. As avaliações eram elogiosas, mas a ideia de um Passat de ponta com esse novo mecanismo estranho nunca chegou ao público comprador. Em 2004, com apenas cerca de 11.000 exemplares construídos, o W8 Passat foi descontinuado - e com ele, o próprio motor W8. O Passat seria o único veículo a utilizar o motor W de oito cilindros da marca.
Volkswagen Passat W8 2004
A curta vida do Passat W8 ajudou a estabelecer seu valor em comparação com os sedãs de luxo mais caros de sua época, enquanto seu preço abriu o caminho para o Phaeton topo de linha equipado com motor W12, que estreou logo após o início de sua corrida.
Volkswagen Passat W8 2004
Com o passar dos anos, cresceu o apreço pelo W8 Passat - o pequeno número produzido tornou-o raro; sendo a única aplicação de produção do motor W8, tornou-o único; e a capacidade de configurar uma versão de carrinha manual de seis velocidades deu-lhe um público tal que o W8 Passat continua a ser um veículo de entusiastas procurado até hoje.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Em 2011 viajei a trabalho até a Alemanha e tive o apreço em dirigir um Passat W8 2003 na grande Berlim. O ronco desse motor era simplesmente fascinante. Foram pouquíssimas unidades fabricadas. Apenas consegui dirigir o carro, por ser do filho de um amigo que mora por lá. Recentemente ele vendeu o carro e nem precisei perguntar o motivo: o veículo bebia mais que o ex-presidiario Lula. Lembro que na época, não passei de 4km por litro com ele na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Qdo a vw ainda fazia carros bonitos

    daí pra cima só ladeira abaixo...

    ResponderExcluir
  3. Esse carro é tão à frente do seu tempo que até hoje é superior aos atuais Accord e Camry. Fusion e Malibu nem comento pq são mortos.

    VW é a marca de carros premium, com preços não premium!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem