A chance de alguma marca do Grupo Volkswagen entrar na Fórmula 1 até 2025 é "maior do que nunca", avalia uma reportagem do site especializado AutoSport.
Grupo Volkswagen na Fórmula 1: chances são maiores que nunca, diz site
Segundo a publicação britânica, os sinais que o conglomerado alemão considera entrar na F-1 vem de vários campos. O primeiro foi o fato de o vice-presidente de automobilismo da Porsche, Fritz Enzinger, citado em uma reportagem da BBC dizendo que uma entrada na Fórmula 1 para a Volkswagen poderia ser "de grande interesse" sob certas condições.

"Basicamente, todos os desenvolvimentos no automobilismo e nas séries de corrida são permanentemente observados e avaliados", disse Enzinger à BBC. Ele disse que isso era especialmente verdadeiro "no que diz respeito ao novo motor e às regras para o trem de força na Fórmula 1 a partir de 2025", quando uma nova geração de motor está definida para ser introduzida. “Se os aspectos de sustentabilidade desempenham um papel nisso, por exemplo, a introdução de e-combustíveis, então isso seria de grande interesse”, acrescentou Enzinger.

Outro ponto que alimenta especulações é que o novo chefe da Fórmula 1 é Stefano Domenicali. Ele é um ex-VW, foi CEO da Lamborghini, e não qualquer ex-VW: Domenicali supervisionou e desenvolveu um estudo em 2015 para ver se fazia sentido para a Audi entrar na Fórmula 1.

Um novo ímpeto foi adicionado aos rumores quando o CEO do Grupo VW, Herbert Diess postou no LinkedIn em agosto passado que "uma Fórmula 1 com combustíveis sintéticos é mais emocionante, mais divertida, uma experiência melhor do automobilismo e traz mais competição técnica do que uma Fórmula E que faz poucos voltas em cidades do interior no modo de jogo ". Desde então, a marca VW Audi anunciou que deixará a Fórmula E no final da 7ª temporada, reduzindo seu envolvimento, embora a presença do grupo seja mantida através do time da Porsche.

Segundo a reportagem da Autosport, está claro que Volkswagen só entraria na Fórmula 1 com um compromisso de um gasto financeiro razoável tenha uma chance realista de sucesso e seja ambientalmente sustentável.

De qualquer forma, caso o Grupo Volkswagen venha realmente a entrar na Fórmula 1, a data inicial seria 2025. E há ainda a definição sobre a marca, sendo pré-selcionadas a Audi, Porsche, e Lamborghini.

Fonte: Autosport

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. KKKKKKKKK Mais uma pra levar couro da Mercedes. Nem vale a pena gastar $$$$ pra perder.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que todas as competições que o Grupo VW entra, ele domina. DTM, Endurance, Rally. A Audi foi proibida de usar a tração Quattro no DTM porque não tinha competição. Se a VW entrar, será para dominar.
    A engenharia da Audi hoje é amplamente superior a Mercedes e BMW. Tem que demonstrar isso nas pistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... ai você caiu da cama e acordou do seu sonho fantasioso e que nunca vai acontecer.

      Excluir
    2. Olha, você é fanzete lunática, mas é um sujeito que eu respeito pelo fato de não ser mal educado como Mano Brow entre outros (Jurista de Respeito, etc.) aqui.
      Mas se me lembro bem, você disse que a Fórmula 1 é decadente e olha você pra ver: o Grupo VW/AG tem muito interesse e sabe por quê?

      Porque a F1 é o suprassumo da tecnologia automotiva, é a Crème de la Crème no que tange a desenvolvimentos automobilísticos e sempre estará na ponta.

      Só não viaja muito porque lá tem Red Bull, Ferrari e Mercedes-Benz, sendo que esta última DOMINA absolutamente tudo em termos de competições de Fórmulas de Ponta.

      Pra VW/AG ser forte, precisa não somente ter dinheiro e tecnologia, precisa ter tempo de pista, de estrada e entender TODAS as nuances de um F1. A Toyota e a BMW sempre tiveram muito dinheiro, mas não reuniram recursos humanos suficientemente competentes pra se tornarem em equipes 100% de ponta.

      Sou fã absoluto de F1 e como conhecedor dessa categoria posso afirmar, a VW/AG não chegará esmerilhando, vai no muito, no começo competir com Haas, Aston Martin, McLaren e Alfa-Tauri no pelotão intermediário, quando não, brigar com Williams lá atrás.

      É assim que as coisas funcionam e, com dinheiro certo, experiência e COMPETÊNCIA talvez seu projeto vingue...

      Excluir
    3. Mas o projeto é para 2025, e a VW exige que será um projeto de categoria ambientalmente sustentável, com combustíveis sintéticos e etc. A VW reforça seu apoio a causa ambiental com esse projeto. Aí a F-1 muda de patamar e fica mais sintonizada com a modernidade.

      Excluir
    4. Aí fica mais complexo ainda Carlos. Quem já está rodando os carros consegue ter maior projeção do desempenho com tais combustíveis.

      A experiência com rodagem coloca os atuais players em vantagem.

      Pelo histórico, o correto seria:
      1. Montar com a Dallara um chassi de F1 (como a Haas faz) já que esses italianos são especialistas e competentíssimos em fabricar OEM chassis em compósitos de carbono e kevlar;
      2. Com o expertise da Porsche em sistemas híbridos, montar um grupo de força + transmissão Hewland (as melhores em sistemas de corrida);
      3. Montar suspensões e freios com a Carbon Industrie ou a AP e a Öhlins;
      4. Iniciar, SEM compromisso nenhum testes de bancada e rodagem em autódromos específicos sem homologar absolutamente nada (aí a FIA não pode punir e/ou cobrar);

      Assim você consegue começar um prognóstico preciso do que é e como pode ficar...

      Reitero: a F1 é briga de cachorro grande, muito mais que qualquer Fórmula E, Endurance (onde Audi e Porsche reinaram em Le Mans) e muitas vezes o cachorro grande nem é ricaço, mas tem gente e competência pra agregar e aglutinar patrocinadores que investem em um time de recursos humanos campeão.

      Não se pode ser amador se quiser ser campeão.

      Excluir
  3. "... ai você caiu da cama e acordou do seu sonho fantasioso e que nunca vai acontecer."

    Perfeito! Deixa o coitado sonhar acordado, é só o que pode fazer. Vide a Fórmula E: em seu 1º ano na categoria, a Mercedes já deixou a Audi para trás e já começou 2021 ganhando a 1ª corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mercedes-Benz é tão, mas tão competente em sua experiência com fórmulas de ponta que até a Porsche (especialista em carros de turismo nas competições) tá sofrendo pra tentr atrapalhar a Mercedes-Benz...

      Resumindo: Mercedes é FODA PRA CARALHO!!!

      Excluir
  4. KKKKKKKK
    "CARALEO" como vocês são maldosos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem