A Audi apresentou no mês passado o Audi e-Tron GT- seu primeiro sedã elétrico de luxo, que compartilha a arquitetura do Porsche Taycan, mas com um comportamento mais suave e previsível, com uma meta clara não declarada: enfrentar e vencer o Tesla Model S.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
Assim como o Porsche Taycan, o Audi e-Tron adota a plataforma J1, uma estrutura elétrica sob medida desenvolvida em conjunto pela Audi e Porsche. É um carro projetado do zero para ser um carro elétrico de alto desempenho, posicionando-se também como alternativa aos SUVs e crossovers que atualmente dominam o mercado de carros elétricos.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
Existem duas versões do e-Tron GT à venda: um modelo Quattro, de entrada, que tem preços começando em cerca de que 85.000 euros, e entrega 469 cv, e o modelo RS mais potente, que começa em 129 mil europs, e entrega 590 cv.
Ambos os carros têm um modo boost, desbloqueando 530 cv no quattro e 645 cv no RS, embora isso dure apenas 2,5 segundos devido a limitações de refrigeração.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
Um motor em cada eixo dá ao e-Tron GT quattro uma potência idêntica ao Taycan 4S, e atinge de 0-100 km/h em 4,1 segundos - apenas 0,8 segundos mais lento que o RS.
A velocidade máxima é de 245 km/h e o autonomia é de 475 km (WLTP) no e-Tron quattro.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
Visualmente, o Audi e-Tron é um carro familiar. Ele tem a mesma 'grade singleframe' que se encontra na maior parte da linha em 2021 da Audi - só que aqui está bloqueado devido à necessidade reduzida de refrigeração dos elétricos. Ele também traz referências do e-Tron SUV; os conjuntos de luzes dianteiras e traseiras apresentam os mesmos padrões do primeiro carro elétrico da Audi.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
Por dentro, o Audi é sofisticado, mas menos ostensivamente tecnológico como alguns dos carros mais recentes da marca. Em vez de dois conjuntos de telas sensíveis ao toque, como está presente no A8, o e-Tron GT usa apenas um, combinada com uma interface do usuário projetada para ser mais intuitiva e fácil de operar.
O cockpit traz também elementos de sustentabilidade ambiental e design contemporâneo.
Há tecido, madeira e couro - mas a madeira e couro são imitações veganas, e os assentos são feitos de fibras recicladas. No entanto, a Audi mantém o interior premium - apesar de sua natureza ecológica.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
Na parte de traz, o Audi posiciona passageiros um pouco mais altos que o Porsche - e os passageiros têm amplo espaço para as pernas. Como o Taycan, o Audi abre espaço para os que estão na parte de trás com mini espaços para os pés. Os engenheiros da Porsche e da Audi as chamam de "garagens para os pés", o que é um termo meio ridículo, mas que, segundo reviews, faz uma diferença real no espaço para as pernas.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
As diferenças em relação ao Porsche aumentam no ajuste do Audi. O e-Tron GT traz a mesma instantaneidade na oferta de potência dos carros elétricos, mas ao contrário do Porsche, é mais progressivo, emulando um pouco o comportamento de um carro a gasolina. Claro que é mais rápido que qualquer modelo da Audi a gasolina, mas a engenharia da Audi ajustou o e-Tron para uma resposta mais suave, intuitiva e relaxada do que o Taycan.;
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
Esse "ethos" analógico está presente também na direção mais leve e mais conforável, sem perder a precisão, e com ajuste de suspensão que proporciona um passeio dócil e confortável. O modelo conta com suspensão pneumática, de modo que ao circular em cidades, ele filtra melhor as imperfeições que o Taycan. O ajuste de suspensão é firme, mas não tão agressivavmente firme como no Taycan.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
O Audi e-Tron GT, apesar de compartilhar a plataforma do Taycan, é um carro muito diferente. Ele prioriza o conforto sobre esportividade.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
O Audi e-Tron não é uma versão mais lenta do Taycan, mas um sedã para ser usado por muitos quilômetros com conforto. Ele tem ainda capacidade de carregamento rápido de 800V (que adiciona 100 km de autonomia em cinco minutos) e uma autonomia total competitiva (453 km no RS, e 475 Km no Quattro).
Com isso, a Audi propõe que o e-Tron GT é o melhor carro elétrico para viagens rodoviárias atualmente à venda.
Audi e-Tron GT chega à Europa para enfrentar o Tesla Model S
A Tesla parece que está olhando a competitividade do Audi e-Tron GT, e reduziu recentemente o preço do Tesla Model S de acesso a 87 mil euros, ainda assim, 13 mil mais barato que o e-Tron GT, e com autonomia 200 km maior, de 663 km.



No Brasil, porém, não haverá competição, pois só o Audi e-Tron GT estará a venda, oficialmente, ainda em 2021.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Tesla tem mais autonomia, mas o Audi é mais bonito. Quem vencerá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Tron. Melhor acabamento, mais bonito e mais status. Acabamento dos Teslas são tudo boquetagem.

      Excluir
  2. Convenhamos, o Audi é muito, mas muito mais belo que o teslinha

    ResponderExcluir
  3. Não interessa se o Tesla tem 200km a mais de autonomia, se é mais potente, mais barato e com uma tecnologia de condução autônoma mais avançada. Sabe porque? Pq Audi é Audi, simples assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fake!! Nao é o Carlos. Esse ai criou perfil em 2020. Fake!

      Os caras são tão lunáticos que criaram um Fake do cara hahahahaha.

      Excluir
    2. É ele sim. Inclusive no perfil tem o link pro site pessoal dele. A Carlota n engana ngm com seus 2 perfis fake.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ficou com um perfil de Porsche. O Audi mais bonito atualmente, junto com a RS6 Avant.

    ResponderExcluir
  6. Está uma conversinha em todos os canais com esse carro .
    Está causando ....assim como o id4 .
    A Volks quer mesmo dominar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem