A Volkswagen do Brasil apresentou hoje as principais características técnicas do seu novo SUV Taos - que chega ao mercado no 2º trimestre de 2021. Neste artigo trazemos um comparativo de performance, dimensões e capacidades entre o VW Taos e o seu principal concorrente, o Jeep Compass, além de medidas também do Corolla Cross.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
O VW Taos mede 4.46 metros de comprimento (4 cm maior que o Compass), 1,84 metros de largura (2 cm mais que o Compass) e tem uma altura de 1.62 metros (1,5 cm mais baixo). A grande diferença está no entre-eixos do Taos, de 2,68 metros (4 cm a mais que Compass e Corolla Cross). O porta-malas é de 498 litros.
Na tabela abaixo comparamos as medidas do Taos com o Compass 2.0, Compass 1.3 Turbo DCT (dados de performance divulgados pela Stellantis Europa) e Corolla Cross (não há dados de performance ainda precisos), com grifo em azul para o melhor resultado, e vermelho, para o pior.

MedidaVW TaosJeep Compass 2.0Jeep Compass 1.3T DCTToyota Cross
0-100 km/h9,410,69,1
V. Máx194188199
Comp/to4,464,424,424,46
Largura1,841,821,821,83
Altura1,621,641,641,62
Entre-eixos2,682,642,642,64
Porta-malas498410410487



Como podemos observar, o Taos tem dimensões ligeiramente maiores que o Compass, e basicamente as mesmas do Corolla Cross, com exceção do entre-eixos do Taos que é o maior de todos. O Taos leva vantagem ainda no porta-malas de quase 500 litros, bem maior que o do Compass, mas apenas 11 litros melhor que o do Corolla.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
Na questão de performance, o Taos é superior ao Compass 2.0 Flex, mas sabemos que este ano chega o Compass 1.3 Turbo flex, que deve melhorar bastante os números do Compass, colocando-o em condições de competir com o Taos.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
O Corolla Cross terá a vantagem de na versão topo de gama contar com motorização híbrida, o que deve fazer dele o mais econômico.

VW Taos

O Taos é produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina, baseado na plataforma MQB, e tem peso de 1.420 kg. O motor é o 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm), o que dá uma relação peso/torque de 55,69 kg/kgfm. Segundo a VW, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos, acompanhado de uma alavanca iluminada.

Espaço interno

O porta-malas de 498 litros é resultado da combinação de entre-eixos longo (2.680 mm) e largura (1.841 mm), acomodando três adultos no banco traseiro. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível, 51 litros.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
O Taos é classificado como um SUV, de acordo com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), considerando as combinações de ângulo de entrada (19°), ângulo de saída (26,3°) e ângulo de rampa (20,1°), além do vão livre do solo entre os eixos (246 mm).
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
É um SUV adequado para diferentes tipos de uso, sem raspar o assoalho ou os para-choques nos obstáculos do dia-a-dia. O conjunto de rodas de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
Conectividade

O painel é composto duas telas de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, configurável; ao lado, VW Play, novo sistema de infotainment com uma tela sensível ao toque de alta resolução. Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, e há difusor de ar-condicionado traseiro com ajuste de fluxo, acoplado ao console central prolongado.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
O Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) -ou por meio do botão no console. Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em "D" (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista.
Jeep Compass x VW Taos x Corolla Cross - comparativo
O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.



Entre os itens de segurança, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go; Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, Detector de fadiga, Sistema de frenagem pós-colisão.

Conclusão

Os números de dimensões e performance apresentados indicam que o VW Taos é superior do ponto de vista técnico ao Compass, mesmo quando o Jeep é equipado com o novo motor 1.3 Turbo. Entretanto, o Corolla Cross apresenta características similares aos Taos, e, se por um lado não terá um motor turbo, por outro, oferecerá na versão topo de gama um propulsor híbrido.

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Japonês >>>Americano >>>>>>>>>>>>>>>>>>> chinesao xing ling da massa.

    ResponderExcluir
  2. Caramba...

    Que comparação mais óbvia.

    VW com JEEP?

    Volkis é veículo de qualidade duvidosa e baixo custo.

    Volkis chinês e ainda fabricado na Argentina.

    JEEP É JEEP

    ResponderExcluir
  3. Taos superior em tudo ao compass e humilha o corolla fielder altinho chamado de cross, mas que nao tem nem motor turbo. Taos vai reinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você dissesse q o Compass iria continuar líder, teríamos um motivo pra preocupar. Pq em todas as suas previsões ou acontece ao contrário do que você fala ou passa longe do previsto. Ent o Caos xing ling nem vai chegar perto do Jeep.

      Excluir
    2. Kkkk... Mãe Dinah às avessas...
      Sr Carlos, ouça meus conselhos. Vá se tratar.

      Não pode ver um plástico com rodas que já fica empolgado...

      Excluir
  4. Jeep Compass com o novo motor 1.3 Firefly de 180 cv e 28 Kgfm de torque vai ficar imbatível nesse ano. Sem dúvida alguma iria de Compass 1.3 Firefly Turbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu precisasse de um carro grande eu TB iria de compass... Como prefiro carros menores, estou aguardando o Renegade com os novos motores turbo.

      Excluir
    2. Verdade, na matéria menciona " O Compass chegará com 1.3T de aproxidamente 180cvs e isso o botará em posição de competir com o Taos, não entendi muito bem, se o Taos chegará com o 1.4T de 150cvs, sem falar do acabamento que é outro ponto a se ponderar, mais enfim, blog imparcial, o cara aí não pode ver um volks que a anel dele lateja, rs.

      Excluir
  5. Até o ASNO XING LING WAGEN sabe que JEEP É JEEP.

    Porém, para que não possa perder o "cachê " da Volksboquetagem do Brasil, diz o contrário.

    ResponderExcluir
  6. genti...designer do taos >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>compass!!!! taos muito imponenti!!!!! amei!

    ResponderExcluir
  7. Jeep são excelentes carros, robustos, acabamento muito superior à média.
    Não faz muito sentido essa reportagem, que coloca taos como referência e compass como tentativa de superar... A realidade mostra justamente o contrário! Compass líder de vendas no segmento já faz um bom tempo. Os outros que precisam mostrar a que vieram...

    E com o novo modelo e motor turbo, chega a dar pena da VW em pensar em lançar um concorrente justamente agora... Investimento jogado fora...

    Fatos, apenas fatos

    ResponderExcluir
  8. Taos, o chinês argentino não passa de um veículo requentado.

    ResponderExcluir
  9. Esse Taos é todo emperiquitado. Design carregado, pesado, cheio de firulas. Desponta para a irrelevância. Brega demais.

    ResponderExcluir
  10. Como que Volkswagen consegue fazer tanto carros sem graça, design pífio, essa taos tem traseira de Fox , é horrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc chama de "sem graça" na verdade é carros discretos, funcionais e atemporais. São carros com design que procuram durar, sem modismos ou exotismos. Se vc gosta de andar em uma árvore de Natal ambulante ou e um carro alegórico, não é com VW/Audi. VW/Audi é para pessoas de bom gosto, que apreciam o bom design, o design sofisticado da simplicidade. Como disse Leonardo Da Vinci: "A simplicidade é o último grau da sofisticação".

      Excluir
    2. O Asno4patas é teimoso.

      Puxador de charretes.

      Taos chinês é semelhante ao UP Brasil....parecem um POTE DE SORVETE com rodas.

      Excluir
    3. Nenhuma Parati será superior a qualquer jeep, não importa se você chama de t-cross, ou T-iguan ou t-aos

      Excluir
  11. "grifo em azul para o melhor resultado, e vermelho, para o pior."

    Menos quando o pior resultado for do modelo da VW. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Humilha em quê? Uma piada o Compass, mais pesado, muito mais apertado por dentro, porta-malas de hatch compacto. Enquanto isso, o Taos com amplo espaço, motor top, transmissão top, maior porta-malas da categoria, um ACC que funciona. Sem comparações. Taos é o melhor desse segmento. Está claro e cristalino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taos chinês (Xing Ling) é aquele pão de queijo de dois dias. Você coloca no microondas para ver se consegue engolir...

      Não tem jeito....

      É melhor descartar....

      Excluir
    2. Aliás a Volksboquetagem do Brasil vem requentando o GOL CARNIÇA e seus derivados há mais de quarenta anos.

      Afinal a VW é líder em trocar pára-choques.

      VW VOCÊ CONHECE...

      VW VOCÊ NÃO CONFIA.

      Excluir
    3. Vwlovers vivem num mundo paralelo ... Incrível... Mencionaram o motor 1.3T que é melhor, o cara ignora... Mencionaram o acabamento incomparável, o cara ignora... Vive passando vergonha.

      Excluir
  13. Respeito todas as opinioes, o mercado é amplo de gostos e opinioes. Por vezes ja existe no coraçao a simpatia pela marca, isso pesa bastante nas escolhas. Sendo assim para ter uma opiniao mais abrangente precisamos ter uma experiencia ou mais informaçoes sobre os dados de performace do Compass 1.3 turbo. O motor vw 1.4 turbo ja é bem conhecido, entrega um desempenho admiravel no T-CROSS e um pouco menos no Tiguar devido ao peso. O compass me convenceu que é um carro muito confortavel sempre agradou toda familia. O Corolla Cross tambem tem um motor satisfatorio, mas nada impolgante porem mais aconchegante que o vw que entrega uma proposta de desempenho.

    ResponderExcluir
  14. https://1.bp.blogspot.com/-e6T64Z1EYW4/YQVZOV4Gu0I/AAAAAAAAAO0/1_m3K9z0Fhol8PjKQb1VUl9E6dG_JQU3gCNcBGAsYHQ/s0/BC67FC2B-4BFE-45F3-B933-A3D4B8C5479C.png

    ResponderExcluir
  15. https://1.bp.blogspot.com/-K5aRSy8Bm98/YQVZPABwEKI/AAAAAAAAAPA/vaaTRuRtmq09yK3xTljJaAa9DGyhxKSfQCNcBGAsYHQ/s0/porta%2Bmalas%2B2.png

    ResponderExcluir
  16. https://1.bp.blogspot.com/-WrH4TCHAtgU/YQVZPvlTebI/AAAAAAAAAPE/EkmoSSO_TB0_7hYuAoc6Zd3DxZ48p2UqgCNcBGAsYHQ/s0/porta%2Bmalas.png

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem