Uma versão esportiva do Tiguan - o carro mais popular da VW em todo o mundo - estava nos planos da marca há algum tempo. Ele finalmente é lançado na Europa coincidindo com o facelift de meia-idade aplicado ao modelo de segunda geração, e à frente do que será um excesso de novos modelos R chegando este ano e no próximo: Touareg R de 460 cv, o elegante Arteon R e, claro, o próximo hatchback Golf R.
Volkswagen Tiguan R 2021
A Volkswagen já ofereceu uma versão rápida do Tiguan antes na forma do diesel BiTDi de 2.0 litros com 237 cv, mas o novo Tiguan R é uma proposta totalmente diferente. Está aqui para se destacar do resto da linha renovada do Tiguan ao invés de silenciosamente fazer parte dela, e isso começa do lado de fora com uma reforma visual típica da divisão R.
Volkswagen Tiguan R 2021
Pintado com a marca registrada Blue Lapiz Blue Metallic (outras tonalidades são oferecidas), o Tiguan R recebe todas as modificações R-específicas usuais. Um pára-choque dianteiro com um avental inferior esportivo e bastante ventilação é acompanhado por rodas de 21 polegadas, pinças de freio azuis brilhantes, detalhes cromados, um spoiler traseiro na tampa do porta-malas e um novo difusor traseiro abrigando um sistema de escape quádruplo.
Volkswagen Tiguan R 2021
Por dentro, é basicamente o Tiguan padrão, exceto por um novo volante esportivo com botões táteis e um novo botão R colocado em um dos raios multifuncionais.
Volkswagen Tiguan R 2021
Pedais de aço inoxidável, novos embutidos de carbono no painel de instrumentos e bancos esportivos com encostos de cabeça fixos, revestidos em tecido, couro e Alcântara, completam a suave reforma do interior. A qualidade permanece como você encontrará no Tiguan normal - ele se sente muito bem construído com uma mistura de materiais e plásticos de toque macio.
Volkswagen Tiguan R 2021
Uma grande tela de toque central de 9,2 polegadas fica no centro do painel com aplicativos de conexão de smartphone, navegação e todos os novos recursos de controle de voz incluídos no novo sistema MIB 3 do Grupo VW. Os instrumentos digitais também apresentam, e todos os menus e gráficos recebem uma transformação R sutil.
Volkswagen Tiguan R 2021
Os aspectos mais importantes se escondem sob a aparência mais esportiva, é claro, na forma de um novo motor e chassis significativos e desenvolvimentos de transmissão em relação a qualquer Tiguan produzido até agora.
Volkswagen Tiguan R 2021
Sob o capô está uma visão familiar - o motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros da Volkswagen, instalado em um grande número de carros de desempenho em todo o império do Grupo VW. Aqui no Tiguan R ele desenvolve 320 cv. Isso é 20 cv a mais do que o irmão menor e mais leve do Tiguan R - o T-Roc R - e compensa de alguma forma o peso extra do Tiguan, derrubando a balança em consideráveis 1.746 kg.
Volkswagen Tiguan R 2021
O Tiguan R também recebe amortecedores adaptáveis de série, e eles são uma parte crucial do apelo deste carro: sua flexibilidade.
Volkswagen Tiguan R 2021
Deixado no modo de conforto, dificilmente será diferente dirigir para qualquer outro Tiguan. É silencioso e confortável, a qualidade de direção da suspensão adaptativa em suas configurações mais macias compensando o ajuste do chassi mais esportivo com sua altura de direção mais baixa. É extremamente compatível, feito para absorver solavancos pela cidade e rodar suavemente em cruzeiros rodoviários, o que significa que o Tiguan R ainda cumpre o objetivo de ser um carro familiar confortável.

Aperte o novo botão R no volante e empurre o Tiguan para o Sport, e o ritmo começa a aumentar e a direção fica mais nítida. No entanto, é entra no modo Race que o pacote realmente ganha vida.

Não tenha dúvidas - o Tiguan R é um carro muito rápido, e a forma como o motor gira em torno de 6.500 rpm com ferocidade em potência total é uma mudança de caráter surpreendente em comparação com o cruzador quando usado no modo Comfort.

A atuação do som através dos alto-falantes encobre a verdadeira nota do sistema de exaustão Akrapovic opcional, mas se você passar para o modo Individual, permitindo que você escolha quaisquer configurações de transmissão e chassi que desejar, pode ser removido da experiência.

O Tiguan R se adapta bem a um SUV alto, facilmente posicionável e com grande aderência graças a um novo sistema de vetorização de torque traseiro. O torque agora pode ser distribuído completamente de uma roda traseira para a outra.

Não é adequado apenas para diversão na estrada. Embora o Tiguan R pareça perfeito na pista, quer você esteja passeando pela cidade ou curtindo uma estrada B, ele também vem com modos de tração off-road e neve para o sistema de tração nas quatro rodas, caso você precise deles.

Conclusão
Volkswagen Tiguan R 2021
O Volkswagen Tiguan R tende a ser um sucesso como os demais Tiguan, por ser SUV versátil. No modo de conforto, é um modelo de passeio convencional, até melhor que a versão civil devido à suspensão adaptativa. No entanto, há um amplo desempenho para SUV pesado. Os preços ainda não foram confirmados para a Europa.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Quem olha e vê o símbolo da VW.

      Acabou o glamour.
      Aí é carrinho de entrada.
      Aí é carrinho de pobre.
      Aí é boquetagem na certa.

      Bixo

      Excluir
    2. Não é pq fanático da VW que vc tem que pregar contra ou menosprezar a marca, a VW tem bons carros, Golf Gti, Passat, Arteon, Tiguan do Jetta GLi pra cima eu gosto dos VW TCross pra baixo acho zuado e boqueta

      Excluir
  2. Se com 220 cv o tiguan já dá uma surra de pano molhado na cara da equinox, imagina essa R de 320 cv kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surra na Equinox... Kkkkkkkk Pelo visto nunca entrou em nenhuma delas, né? Pitaco de ler e ouvir dizer. Coisa de APzete mesmo. Ridículo e lamentável.

      Excluir
    2. Do Equinox 1.5 é vdd, do outro nem sombra

      Excluir
  3. Sem dúvidas um belo carro, mas pelo preço iria de caminhonete diesel ( meu gosto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, por 200k Hilux completa de tudo, se for PJ sai por uns 180k uma Hilux

      Excluir
  4. OBRA-PRIMA do Grupo VW

    Grupo VW: Volkswagen, Audi, Lamborghini, Porsche, Bentley, Bugatti,..

    ResponderExcluir
  5. Quer queimar dinheiro?
    Compre Chevrolet ou Fiat, e um cofrinho pra colocar moedinhas todo dia para a manutenção.

    Quer confiança, tecnologia de ponta e custo-benefício? Não há o que pensar, vá de Grupo VW (Volkswagen, Audi, Lamborghini, Porsche, Bentley, Bugatti,...)



    Grupo VW é D+ 👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆👏🏆

    ResponderExcluir
  6. Alemão destrói Japonês em matéria de carro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o que Nurburgring evidencia.
      Civic Type-R tem um abismo de competência sobre o Golf.
      E pode colocar o Golf MK8 que ainda nao baterá o Civic de 5 anos.
      Pistas, amigo, separa homens de moleques.
      VW é o nome da trambicagem automotiva, isso sim!

      Excluir
  7. A VW não se contenta em fazer hatchs médios que estupram os BMW e Mercedes. Agora resolveu fazer um SUV que estuprará não somente os SUVS GLA-45 e X1M, mas também os hatchs. É superioridade demais para um mesmo depto de engenharia.

    ResponderExcluir
  8. É um belo carro, mas é um anacronismo: SUV de alto desempenho (pra andar forte nas pistas)???
    Ah, prefiro o Golf R então

    ResponderExcluir
  9. Eterno saco de pancada de Rav4 e CRV, já nasceu pra isso.

    Assim como Amarok nasceu pra ser humilhada por Hilux e S10/Colorado.

    ResponderExcluir
  10. Pelo título, é como se fosse o primeiro SUV esportivo do planeta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Como se não existisse X3M, X5M, Land Rover SVR, GLC 63 e por aí vai. Só pra falar umas que são carros de verdade, não esse arremedo de Dassalto aí. JW, sua garantia de decepção.

      Excluir
    2. Todos SUVs de alto luxo e pra eles a VW tem o Touareg R

      Excluir
  11. Meu maravilhoso Renegade eTorq mandou lembranças

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Um ser que desdenha de uma obra prima como esse Tiguan R, só prova que é um recalcado e incapaz de ter na garagem um carro dessa magnitude.
    Carro lindo e com 320cv deve ser um jato.

    Tiguan R /R-Line: Só para pessoas que tem bom gosto e podem pagar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem