Este ano marca o 50º aniversário do Lamborghini Urraco, apresentado no Salão do Automóvel de Turim no final de outubro de 1970. Este modelo imediatamente se destacou por ter apresentado soluções técnicas muito inovadoras para a época, graças à contribuição do engenheiro Paolo Stanzan. O styling do projeto foi confiado ao renomado designer Marcello Gandini, que naquele período foi o principal designer da Carrozzeria Bertone.
Lamborghini Urraco, precursor do Huracan, faz 50 anos
O Lamborghini Urraco é um coupé 2 + 2 veloz, com motor V8 traseiro central e suspensão independente, com sistema de amortecimento MacPherson na dianteira e traseira, pela primeira vez em um carro de produção.
Lamborghini Urraco, precursor do Huracan, faz 50 anos
Inicialmente apresentado com o V8 de 2,5 litros entregando 220 cv a 7.800 rpm e velocidade máxima de 245 km / h, o Urraco apresentava a dupla novidade de um motor de 8 cilindros e distribuição com um único eixo de comando de válvulas por banco. O refinamento técnico foi completado com a utilização de um cabeçote “câmara Heron” com parte interna plana e a câmara de combustão contida em uma depressão no topo do pistão. Essa combinação de soluções possibilitou o uso de uma taxa de compressão maior sem aumentar os custos. Outra novidade para Lamborghini foram os quatro carburadores Weber tipo 40 IDF1 de corpo duplo.
Lamborghini Urraco, precursor do Huracan, faz 50 anos
O sistema de produção do carro foi outra inovação, planejado desde os primeiros estágios do projeto para ser muito menos artesanal do que os outros modelos Lamborghini . A criação do #urraco foi atribuída a um desejo expresso de Ferruccio #lamborghini , que estava ansioso por expandir a produção da empresa e fazer um #lamborghini que fosse acessível a um público mais amplo, embora limitado.
Lamborghini Urraco, precursor do Huracan, faz 50 anos
Com apenas 4,25 metros de comprimento, os espaços interiores do Urraco foram altamente inovadores em termos da conformação do painel, da posição dos instrumentos e do volante abaulado.
Lamborghini Urraco, precursor do Huracan, faz 50 anos
Apresentado como P250 Urraco , onde o “P” representava a posição traseira (posterior) do motor e 250 para a cilindrada (2,5 litros), foi produzido de 1970 a 1976. O Urraco foi então proposto na 1974 Salão do Automóvel de Turim na versão P200 com cilindrada reduzida (1.994 cc, 182 cv), destinada ao mercado italiano, de 1975 a 1977. A próxima versão P300 (2.996 cc, 265 cv) apresentada em 1974 foi produzida entre 1975 e 1979.
Lamborghini Urraco, precursor do Huracan, faz 50 anos
O conceito testado com sucesso e trazido ao mercado pelo Urraco levou aos modelos subsequentes de 8 cilindros e aos modelos mais recentes de 10 cilindros, como o Gallardo e o atual Huracán.
Lamborghini Urraco, precursor do Huracan, faz 50 anos
Unidades produzidas
  • P250 Uurraco : 1970-1976: 520 
  •  P200 Uurraco : 1974-1977: 66 
  •  P300 #urraco : 1975-1979: 190

9 Comentários

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  1. Lambo tem história e alma, algo que falta à Ferrari. Hoje, Lamborghini tem carros bem superiores à Ferrari.

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    1. Kkkkkkk falta à Ferrari? Enlouqueceu de vez. Afirmar isso é uma afronta ao mundo automobilístico. E o pior é que se a Ferrari fosse da JacsWagen, os superiores seriam a Ferrari. Como vc é patético, rapaz. Não precisa ser leviano a esse ponto pra exaltar a Lambo. Ela é, por si só, uma marca extraordinária, e isso que vc faz só suja a imagem dela e de todo o grupo. Tenho certeza que o grupo JW como um todo prefere que vc fique calado a falar tanta asneira. Não passe mais esse tipo de ridículo. Atitude lastimável a sua.

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    2. Lamborghini hoje é infinitamente superior à Ferrari. A Lambo hoje dita a tendência e as soluções, enquanto a Ferrari vai atrás. Lambo lançou o SUV esportivo, Ferrari ainda está desenvolvendo o seu. Lambo tem carros todos com tração integral, Ferrari nem sabe o que é isso.
      Lambo já tem um modelo elétrico Scion, com capacitor, enquanto Ferrari passando vergonha com um hibrido com 12 km de autonomia.

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    3. Cara, não gosto da Ferrari, mas uma coisa que ela não passa é vergonha. Não precisa detonar o indetonável pra vangloriar a Lambo. Lembre-se, ela não está nem aí pra isso.

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    4. Pergunta pra um italiano qual marca ele prefere seu imbecil...

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  2. Essa Urraco é do tempo que Lambo era Lambo... depois que foi vendida para um fabricante genérico, perdeu essa aura... continua um grande carro, mas sem a aura especial desse tipo de carro.
    Diferente da Ferrari, que pertence à FIAT, mas que funciona de maneira independente... Essa consegue manter a mística de supercarro!
    Como não acontece com o Audi R8, veículo top, mas já nasceu sem personalidade por ser de uma semi-premium genérica.
    Diferente da Porsche, que se mantém fiel às origens e descarrega as boquetagens na sua marca genérica VW.

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    1. Lamborghini evoluiu exponencialmente depois que foi adquirida pela Volkswagen. melhorou em tudo, design, performance, vendas, acabamento, e etc. E tb em prestígio e status.

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    2. Kkkkkkk realmente esse blog é o melhor da internet. Aqui a diversão é garantida.

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  3. Lamborguini.......

    Foi um veículo espetacular...

    Depois que a Volksboquetagem colocou as patas suínas.....

    ADEUS LAMBO.....

    Bixo

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