Car.blog.br

Pesquisar este blog

Média diária supera 8.000 no começo de janeiro de 2020

Categorias: , 90 Comentários

O mercado automotivo brasileiro registra 41.605 unidades de carros e comerciais leves emplacados nos primeiros 8 dias de janeiro de 2020, com média diária estabelecendo-se em 8.321 unidades.

Os carros mais vendidos em 2020

Nesse mercado, a liderança está com a norte-americana GM (19,3%), seguida da VW (14,5%) e Fiat (13,5%).

Market Share Montadoras - Brasil - 2020

A Toyota vem na 4ª colocação, com 10,6%.

Market Share Montadoras - Brasil - 2020

Ranking - montadoras mais vendidas em 2020 - janeiro (8)


RankMarcaVendasMkt Share
1GM8.02419,3%
2Volkswagen6.05014,5%
3FIAT5.61113,5%
4Toyota4.41210,6%
5Hyundai3.5708,6%
6Ford3.0547,3%
7Renault2.4235,8%
8Honda2.0594,9%
9Nissan1.9424,7%
10Jeep1.8194,4%
11Citroen4571,1%
12Chery3610,9%
13Peugeot2960,7%
14Mitsubishi2580,6%
15BMW2140,5%
16Mercedes1760,4%
17Volvo1570,4%
18Kia1500,4%
19Land Rover1160,3%
20Audi860,2%
21Iveco590,1%
22Porsche350,1%
23Jaguar320,1%
24Mini320,1%
25Suzuki310,1%
26JAC290,1%
27Lexus240,1%
28Troler240,1%
29Subaru120,0%
30Dodge50,0%
31Foton20,0%

Ranking - carros mais vendidos em 2020 - janeiro (8)


Médias diárias8.321 20.803
Totais41.605 41.605
RankModeloJANQTD
1GM/ONIX3.917 3.917
2GM/ONIX PLUS2.018 2.018
3HYUNDAI/HB201.521 1.521
4FIAT/STRADA1.443 1.443
5FORD/KA1.354 1.354
6HYUNDAI/CRETA1.285 1.285
7FIAT/TORO1.226 1.226
8NISSAN/KICKS1.171 1.171
9VW/GOL1.169 1.169
10VW/POLO1.168 1.168
11TOYOTA/COROLLA1.064 1.064
12FIAT/ARGO1.055 1.055
13HONDA/HR-V945 945
14JEEP/COMPASS920 920
15RENAULT/KWID895 895
16JEEP/RENEGADE891 891
17TOYOTA/HILUX800 800
18FIAT/MOBI785 785
19TOYOTA/YARIS HB784 784
20VW/T-CROSS742 742
21FORD/ECOSPORT714 714
22VW/SAVEIRO707 707
23VW/FOX674 674
24HYUNDAI/HB20S561 561
25VW/VIRTUS550 550
26FORD/KA SEDAN549 549
27TOYOTA/YARIS SEDAN529 529
28GM/S10526 526
29NISSAN/VERSA473 473
30TOYOTA/ETIOS HB451 451
31RENAULT/SANDERO421 421
32GM/SPIN419 419
33FORD/RANGER419 419
34FIAT/CRONOS418 418
35HONDA/CIVIC394 394
36CITROEN/C4 CACTUS339 339
37GM/CRUZE SEDAN304 304
38TOYOTA/ETIOS SEDAN290 290
39HONDA/FIT286 286
40VW/AMAROK273 273
41RENAULT/DUSTER261 261
42RENAULT/OROCH255 255
43RENAULT/CAPTUR254 254
44TOYOTA/HILUX SW4251 251
45TOYOTA/RAV4238 238
46HONDA/WR-V236 236
47VW/VOYAGE232 232
48FIAT/SIENA216 216
49GM/TRACKER206 206
50RENAULT/MASTER205 205
51VW/UP202 202
52GM/CRUZE HB200 200
53HONDA/CITY176 176
54VW/TIGUAN172 172
55FIAT/FIORINO158 158
56CHERY/TIGGO 5X157 157
57FIAT/UNO150 150
58PEUGEOT/2008138 138
59NISSAN/FRONTIER138 138
60RENAULT/LOGAN132 132
61MITSUBISHI/L200130 130
62CHERY/TIGGO129 129
63GM/PRISMA126 126
64GM/MONTANA111 111
65NISSAN/MARCH107 107
66VW/JETTA93 93
67FIAT/DOBLO89 89
68GM/EQUINOX89 89
69HYUNDAI/IX3589 89
70KIA/SPORTAGE77 77
71HYUNDAI/HR75 75
72VOLVO/XC4071 71
73FREIGHTLINER/250068 68
74LAND ROVER DISCOVERY66 66
75M.BENZ/CLASSE A64 64
76BMW/320I63 63
77VOLVO/XC6062 62
78BMW/X162 62
79FIAT/DUCATO61 61
80GM/COBALT58 58
81CITROEN/JUMPY54 54
82NISSAN/SENTRA53 53
83VW/EXPRESS50 50
84MITSUBISHI/ASX46 46
85PEUGEOT/EXPERT46 46
86GM/TRAILBLAZER44 44
87CHERY/TIGGO 744 44
88AUDI/A3 SEDAN43 43
89IVECO/DAILY43 43
90KIA/K250042 42
91M.BENZ/CLASSE GLA41 41
92MITSUBISHI/ECLIPSE41 41
93M.BENZ/CLASSE C37 37
94HYUNDAI/TUCSON35 35
95PEUGEOT/300832 32
96CHERY/ARRIZO30 30
97PEUGEOT/20829 29
98LAND EVOQUE27 27
99PEUGEOT/500826 26
100CITROEN/C325 25
101KIA/CERATO25 25
102TROLLER/T424 24
103MITSUBISHI/PAJERO23 23
104HONDA/CRV22 22
105PEUGEOT/PARTNER22 22
106JAGUAR/EPACE21 21
107BMW/X420 20
108MINI/COOPER19 19
109BMW/X319 19
110CITROEN/AIRCROSS19 19
111JAC/T4019 19
112LEXUS/UX250H19 19
113SUZUKI/JIMNY16 16
114MITSUBISHI/Outlander16 16
115LAND15 15
116VOLVO/XC9015 15
117PORSCHE/91115 15
118IVECO/DAILY15 15
119AUDI/A513 13
120VW/PASSAT13 13
121PORSCHE/CAYENNE12 12
122SUZUKI/VITARA12 12
123BMW/X512 12
124CITROEN/C4L12 12
125BMW/X212 12
126JAC/T5010 10
127AUDI/Q510 10
128FIAT/WEEKEND10 10
129M.BENZ/SPRINTER10 10
130MINI/COOPER8 8
131LAND8 8
132M.BENZ/GLC220D8 8
133AUDI/A47 7
134FORD/MUSTANG7 7
135SUBARU/XV7 7
136JEEP/WRANGLER7 7
137JAGUAR/FPACE7 7
138PORSCHE/BOXSTER6 6
139VOLVO/S606 6
140BMW/330I6 6
141BMW/Z46 6
142AUDI/A46 6
143CITROEN/JUMPER6 6
144SUBARU/FORESTER5 5
145FORD/FIESTA5 5
146TOYOTA/PRIUS5 5
147KIA/SOUL5 5
148MINI/JCW5 5
149BMW/530E5 5
150VW/GOLF4 4
151HYUNDAI/SANTAFE4 4
152BMW/118i4 4
153AUDI/Q34 4
154M.BENZ/GLC4 4
155LEXUS/NX3004 4
156M.BENZ/SPRINTER4 4
157DFSK/V214 4
158ONE3 3
159FORD/FUSION3 3
160LIFAN/X603 3
161JAGUAR/XE3 3
162SUZUKI/SCROSS3 3
163PEUGEOT/BOXER3 3
164M.BENZ/SPRINTER3 3
165EFFA/V223 3
166AUDI/A62 2
167GM/CLASSIC2 2
168MITSUBISHI/LANCER2 2
169VOLVO/V402 2
170DODGE/JOURNEY2 2
171DODGE/SPRINTER2 2
172CITROEN/BERLINGO2 2
173M.BENZ/SPRINTER2 2
174FOTON/AUMARK2 2
175AUDI/A31 1
176GM/CAMARO1 1
177JEEP/CHEROKEE1 1
178BENTLEY/CONTINENTAL1 1
179LEXUS/ES3001 1
180FORD/FOCUS1 1
181BMW/M21 1
182BMW/M51 1
183KIA/SORENTO1 1
184BMW/BMW1 1
185FORD/FOCUS1 1
186PORSCHE/CAYMAN1 1
187M.BENZ/CLASSE1 1
188CHERY/QQ1 1
189VOLVO/V601 1
190JAGUAR/F-TYPE1 1
191M.BENZ/A2501 1
192PORSCHE/MACAN1 1
193BMW/I31 1
194M.BENZ/GLC431 1
195LIFAN/X801 1
196BMW/530I1 1
197GM/BRASINCA1 1
198GM/C101 1
199GM/CHEVROLET1 1
200IVECO/DAILY1 1
201DODGE/DODGE1 1
202VW/KOMBI1 1
203WILLYS/OVERLAND1 1
204FORD/RANCHERO1 1
205DFSK/K011

90 comentários:

  1. Que comecem os comentários. #ochoroélivre

    ResponderExcluir
  2. Posição 204 Ford Ranchero , será nova pickup pra concorrer com Strada e Saveiro?

    ResponderExcluir
  3. E que o povo brasileiro saiba escolhe na hora da compra do seu novo carro

    ResponderExcluir
  4. Tudo segue igual ano passado, GM disparada na frente sem chances de perder a liderança para outra e não será os relinchos dos haters puxa sacos da queridinha que irá mudar o placar. Bora gente detonar o Onix que as vendas aumentam.

    ResponderExcluir
  5. GM esperando nova Tracker para tentar dominar 20% do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tracker??? Fera, a GM só vende Onix. Nunca lê as matérias inteiras?

      Excluir
    2. Só onix mais nada é a empresa que menos lucra muita venda direta rainha das locadora

      Excluir
  6. T-Cross vai começar a seguir a receita do Kwid e entuxar as locadoras na última semana do mês subindo no ranking pq os dois são SUVs populares de baixo custo reis de locadora 100% plástico barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique primeiro antes de bostejar,o kwid foi o quarto carro mais vendido no varejo perto de 65 mil unidades do total de 85 mil.

      Excluir
    2. Kwid vende 85% no varejo.

      Excluir
    3. Os emplacamentos dos primeiros dias do mês é que são das locadoras, pois compram no lá últimos dias do mês anterior.

      Excluir
    4. Gm chevette. +50% locadora rainha locadora

      Excluir
    5. O t cross ainda fica tao atras pra pj. Pare de falar bost@ . compass e renegado sao reis

      Excluir
    6. O cara comprar venda do lixo kwid que tem 3 parafusos na roda com o segundo carro mais seguro fabricado no brasil é ser muito BURRO! SE INTERNA CARA, VC É UM VERDADEIRO ACÉFALO.

      Excluir
    7. Will smith maior vendedora pra locadora chama se chevette se o t.cross estivesse com as vendas diretas computadas estaria em primeiro

      Excluir
  7. Que tosco e absurdo os erros de planejamento da VWB com o Golf. Com comercial, matérias em blogs e canais, anúncios no Instagram, UOL e nem sei onde mais, não conseguem vender o carro. Versão errada, preço errado, poucas concessionárias, é uma logística muito burra. É praticamente a ausência de uma logística, na verdade. Não deve cobrir nem o que estão gastando com mídia. Tinha que pegar todos os envolvidos e mandarem pra rua!!! Um dos melhores carros do mundo, talvez o melhor em custo x benefício, boicotado pela própria marca. Tem que levar surra de Onix mesmo pra aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foram otimistas demais na importação do passat, pois ainda estão oferecendo modelos 2018, vide configurador.

      Excluir
    2. Surra de vendas no brasil pois o brasileiro é ignorante, onix é uma carroça perto do golf, e comparar venda de carro popular com Golf é mais burrice ainda, só mostra que vc não entende nada mesmo de automóveis, verdadeiro analfabeto

      Excluir
  8. Alguém me explica como o bagre feio da Hyundai ainda está em terceiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, esse carro esta vendendo até bem. Vejo muitos aqui na minha cidade.

      Excluir
    2. Beleza é algo muito subjetivo.

      Excluir
    3. O carro não é feio ao vivo.

      Excluir
    4. Sacanagem com o bagre, que é bem mais bonito q essa frente do HB20

      Excluir
    5. Pode não ser feio, mas não pode ser considerado bonito. Nós já sabemos qual a sina de carros não bonitos no Brasil, basta lembrar de Cobalt antes do facelift, Etios e Logan de primeira geração.

      Excluir
    6. Etios continua feio. Na verdade, depois do facelift do Logan, o Etios carrega o título de mais feio sozinho.

      Excluir
    7. O HB20 piorou no design, mas no restante evoluiu, principalmente no acabamento interno e no motor TGDI

      Excluir
    8. Matheus, a única evolução foi na mecânica. Pois o painel de instrumentos é do Onix velho!

      Excluir
    9. Eu digo na montagem e qualidade dos materiais, ficou melhor. E o painel à moda Onix nao ficou legal mesmo, ao menos nas básicas é todo analógico

      Excluir
  9. Deixa eu ver se adivinho quem é o primeiro e o segundo...

    ResponderExcluir
  10. Pessoal últimas unidades de Jetta 2018 ainda aa venda...saiu de linha dia 15 de dezembro.

    ResponderExcluir
  11. Não sei se estou falando besteira mas me surpreendeu a posição do Mobi em décimo oitavo.

    ResponderExcluir
  12. Imprecionante o Polo, só com varejo, muito mais caro que concorrentes, e top 10! IMPRECIONANTE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah esse sistema educacional brasileiro...

      Excluir
    2. E esta capivara se achava no direito de corrigir os erros alheios.

      Excluir
    3. Impressionante como não consegue atingir as metas.

      Excluir
    4. Não foi isso que a tabela das venda de varejo mostrou. Kwid por exemplo vende muito mais para PF que o polo plasticline.

      Excluir
    5. A vw ta vendendo menos pra locadoras diferente da chevrolet nao sei se é por opção deve ser

      Excluir
  13. Vamos tacar lenha na fogueira?
    Tiraram o torkone de fábrica do Onix, deu nisso:
    https://youtu.be/KexqNIQlGfo

    ResponderExcluir
  14. Deu no Motor 1: Onix Plus ficou mais lento e menos econômico, ficando atrás do VW Virtus em tudo.

    https://motor1.uol.com.br/reviews/388933/teste-onix-plus-antes-depois-do-recall/

    Já até imaginei os diálogos entre os executivos da GM antes do lançamento dos Onix:
    - Nossa meta é ter o 1.0 turbo mais rápido do Brasil.
    - Vamos colocar altas pressões no turbo, ganhar muita potência e torque e divulga-los bem abaixo para imprensa especializada. Ou seja, vamos lançar o carro "chipado" de fábrica para bengar toda concorrência.
    - Vamos humilhar nosso calo no sapato, o tal de Virtus 200TSI. Isso vai gerar um marketing positivo tremendo. Hahahaha.

    Qual o resultado disso? Todos JÁ sabem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o jogo virou de vez...kkkkkkkkkk

      2 x 0 para o Virtus: Site motor 1 e hoje o canal TSI // MT com teste real e lado a lado entre Onix Plus e Virtus. O GM não teve qualquer chance. Vejam:

      https://youtu.be/KexqNIQlGfo

      Excluir
    2. Sim, o jogo "virou".

      02 GM/ONIX PLUS 2.018
      25 VW/VIRTUS 550

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Virtus, aquele de frente curtinha e traseira desproporcionalmente esticada.

      Excluir
    5. Virtus não conseguiu abrir um carro de diferença em relação ao Onix mesmo estando com 12 cv a mais... E o idiota contando vantagem.

      Se fosse gasolina x gasolina, Virtus ia tomar uma sova muito bem dada.

      Sem falar que o Virtus não aguentou a pressão das puxadas e pediu arrego, esquentou. Onix se mantive inalterado.

      Excluir
    6. Teste fake... só repeteco de fanboybpra denegrir o GM

      Excluir
    7. Vai continuar mentindo minhas bolas?
      https://youtu.be/Jlpkm3jdPwo

      Excluir
    8. cerberosph, eu , mentindo? kkkkkkkkk Não inventei nada. Os vídeos estão aí. Não tenho participação neles. Era só o que faltava. ..kkkkk

      E OUTRA, esse vídeo do acelerados foi gravado bem antes do recall. Eles devem refazer esse teste.

      Excluir
    9. Olha o nome do canal, TSI, é a mesma coisa que os comparativos publicados aqui, o VW nunca vai perder.

      Excluir
    10. HB20s (vulgo Peugeot 408) vendendo mais q Virtus.
      Trágicooooo... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    11. Posta aí Daniel a Resposta que Chevrolet deu pro Motor1 dizendo que nao teve reduçao nenhuma de potencia e os fatores que podem terem tido resultado diferente.

      Excluir
    12. Tem vídeo do acelerados antes e depois e bengou nas duas vezes. Tem vídeos no dinamometro antes e depois,num o resultado foi igual e no outro foi praticamente igual inclusive com um ganho marginal na curva de toque , ficou melhor

      Excluir
  15. gente...gente....

    que inicio de ano triste.....polo na frente do argo.

    vamos torce para o argo continuar dando um pau no polo, igual foi em 2019..

    2019---argo 12 meses na frete polo mocho

    ResponderExcluir
  16. Quando que Fanboy VW vai ver Gol e Voyage Lideres de vendas ou Virtus e Polo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK Thieng, tu sabe que o Polo é da mesma categoria de Onix, Argo... Não se faça de cego choraboy!

      Excluir
  17. Onix vende mais que todos os hatch vw juntos.
    Onix plus vende mais que todos os sedans vw juntos.
    Tracker provavelmente venderá mais que todos os dois suv vw juntos.
    Fatos confirmados, fato a confirmar em breve.
    Fatos, apenas fatos.

    ResponderExcluir
  18. Onix Plus vendendo sozinho a soma dos 4 adversários mais próximos. Quanto mais cutucam o formigueiro mais formiga sai das concessionárias. KKKKKKK.

    ResponderExcluir
  19. Pelo jeito o novo Cerato ñ agradou.

    ResponderExcluir
  20. Alguém me explica? Um kwid me ultrapassou a 140 km/h e continuou nessa velocidade. Eu poderia ultrapassar, mas não gosto de ir além dos 140 k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kwid é muito leve. Seu motor sobra. Anda igual ao Up.

      Excluir
    2. Kwid andando mais que UP? só se for o UP de entrada MPI e msmo assim Kwid perde no desempenho e tudo que for comparar, Kwid é o verdadeiro lixo, três parafusos na roda kkkkkk

      Ta doido, só tem maluco aqui

      Excluir
  21. A humilhação e o espancamento violento continuam.
    O Onix vencedor no teste da 4Rodas, onde ganha em retomada, economia e frenagem do Polo, continua defecando no MQB meia boca.
    E como pouca desgraça para a VW não fosse pouca, o Onix Plus está em segundo lugar. Um fenômeno que em apenas 4 meses de venda, figura em segundo lugar. Enquanto isso, o Virtus, seu ex-concorrente, sumiu de vista, e aparece atrás do feio mas muito melhor e mais competente HB20S.
    Agora o Virtus é ex-concorrente do Onix Plus, por apresentar características técnicas de carro inferior como:

    -Motor vibrador: ou seja, o isolamento vibracional da VW é inferiro.
    -Câmbio que dá trancos: igual a um dualogic de 10 anos atrás, sem maciez e funcionamento excelente do Onix.
    -Mesmo após tanto tempo de fabricação, o Polo e Virtus apresentam problemas crônicos, como barulho e piscina no porta-malas, demorou anos pra chamar pro recall do airbag (deve ter unidades aos montes com a falha no airbag lateral, já que a VW não se preocupa seriamente e chamar o dono pra concessionária com agilidade e rapidez)

    Além disso, tem acabamento ruim, tem barulheira, e custa CARÍSSIMO! O consumidor quer carro que vibra menos, é mais macio, faz curva melhor e que seja mais barato! Por isso o Onix e Onix Plus estão onde estão e o Polo e Virtus sendo escrachados e humilhados. Além disso, a VW tem um pós-venda bem inferior figurando abaixo da média na consultoria JD POWER.

    Enfim, tenham um bom dia e que comecem a se despedir dos fracassos da VW, pois fazem por merecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o jogo virou de vez...kkkkkkkkkk

      2 x 0 para o Virtus: Site motor 1 e hoje o canal TSI // MT com teste real e lado a lado entre Onix Plus e Virtus. O GM não teve qualquer chance. Vejam:

      https://youtu.be/KexqNIQlGfo

      Excluir
    2. Hater x Hater... Cara assim vc vai fazer o Minhas Bolas e o Carlos Estagiário entrarem depressão. Triste humilhar pessoas ainda mais falando as verdades que os VW lovers não admitem..
      Vc será responsável pela hecatombe mental de ambos. Não faça mais isso!

      Excluir
    3. Esse canal TSI // MT tem a mesma credibilidade do CarBlog = ZERO! O nome do canal já diz tudo!

      Excluir
    4. Arrancadão do Acelerados, de dezembro, Onix Plus 1 segundo mais rápido que o Virtus.

      https://www.youtube.com/watch?v=Jlpkm3jdPwo

      Excluir
    5. Arrancarão gravado bem antes do recall. Não se façam de tontos.

      Excluir
    6. Você que não se faça de tonto, recall ja foi na metade de novembro, e o arrancadão foi em dezembro, se liga choraboy asno!

      Excluir
    7. Doente mental não bateu meta de vendas esse ano, aí fica menosprezando carros melhores, verdadeiro pobretão que não tem onde cair morto, anda de celta e tem uma esposa de 90 kg kkkkkk, aí tem que vir aqui se sentir melhor pois a vida é uma MERDA! KKKK tá cheio de jumento aqui assim, verdadeiros piloto de teclado que tem uma barra forte e uma gaiola de passarinho pendurada

      Excluir
    8. Matheus, você acha que o arrancadao foi ao vivo? kkkkkkk
      Isso é gravado semanas, ou até meses antes .

      Excluir
  22. O monstrinho da Hyundai está em terceiro. Final do mês cai pra 6°.

    ResponderExcluir
  23. https://motor1.uol.com.br/news/392197/vw-polo-virtus-gts-precos-2020/

    ResponderExcluir
  24. Com os modelos sendo faturados para os concessionários, as áreas de vendas já possuem o diagrama oficial dos modelos. Os valores iniciais que as lojas trabalham são de R$ 99.470 para o Polo GTS e R$ 104.940 para o Virtus GTS, mais os opcionais (estes sem os valores divulgados). Completos, eles vão a R$ 103.440 (Polo) e R$ 108.670 (Virtus)

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Impressionante vc quis dizer? É com dois SS ok? kkkk

      Excluir
    2. Deveria mudar o nick para SEM ESTUDO KKKKK

      Excluir
    3. E você para desinformado. Se tivesse o mínimo de informação saberia que é uma sátira ao Ministro da Cultura que escreveu assim.

      Excluir
  26. FCA/PSA - 8.315
    GM - 8.024
    Volkswagen + Audi + Porsche - 6.171
    Renault + Nissan + Mitsubishi - 4.623

    ResponderExcluir
  27. Cheio de doentes que não bateram meta de vendas esse ano, aí ficam menosprezando carros melhores, verdadeiros pobretões que não tem onde cair morto, andam de celta e possuem uma esposa de 90 kg kkkkkk, aí esse caras tem que vir aqui se sentir melhor pois a vida deles é uma MERDA! KKKK tá cheio de jumento aqui assim, verdadeiros pilotos de teclado que tem uma barra forte e uma gaiola de passarinho pendurada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só quem fala, a histérica do blog. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.