Um dos modelos mais emblemáticos da indústria automotiva francesa, o SM, comemora seu cinquentenário em 2020. Atraente e magnífico, o SM foi um grande exemplo de colaboração entre fabricantes franceses e italianos, no caso, a Maseratti.

Citroen SM, ícone da industria francesa, comemora 50 anos

Com design tipicamente francês, e mecânica italiana - motor Maseratti V6, o SM foi lançado no Salão Automóvel de Genebra de 1970. Conhecido como "Grand Tourisme" tinha muitos pontos fortes: uma linha que era tão fluida quanto agressiva, um chassi baseado na famosa suspensão hidráulica, um interior futurista com mostradores em forma de ovo e um motor Maserati V6.


Citroen SM, ícone da industria francesa, comemora 50 anos

Sob o capô longo, o V6 a 90° tinha duplo comando em cada cabeçote. A cilindrada foi deliberadamente limitada a 2.670 cc para permanecer sob a barreira muito penalizadora na França em termos fiscais. O conjunto fornecia 170 cavalos de potência a 5.500 rpm antes de receber injeção eletrônica de combustível desenvolvida com a Bosch para aumentar a potência para 178 cavalos de potência.

Citroen SM, ícone da industria francesa, comemora 50 anos

O SM assumiu o sistema hidráulico central que fez do modelo um sucesso. O fluido LHM verde alimentou e apoiou algumas das principais funções: suspensão, frenagem (controlada por um pedal em forma de cogumelo), direção e ajuste vertical dos faróis. Foi dada atenção especial ao estudo da suspensão para dar ao SM a tração mais rápida do mundo.

Citroen SM, ícone da industria francesa, comemora 50 anos

Cinqüenta anos depois, e o SM é um símbolo. O conforto e a condução na estrada fazem dele um carro muito moderno. Suas linhas, por dentro e por fora, permanecem na vanguarda com seu pedal de cogumelo, o sistema hidráulico silencioso e a direção assistida variável.

Citroen SM, ícone da industria francesa, comemora 50 anos

Georges Pompidou, Presidente da República Francesa na época de seu lançamento, mas também Leonid Brezhnev, o Xá do Irã, Haïlé Sélassié, Burt Reynolds, John Williams, Johan Cruyff, Bernard Pivot, Line Renaud ou Jay Leno são ilustres proprietários. E Daniel Craig admite que sempre foi o carro dos seus sonhos ...

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Isso aí não são bancos, são sofás...

    ResponderExcluir
  2. top pra epoca. carros construidos com amor!!!!

    ResponderExcluir
  3. Saudades da Citroen daquela época, era inovadora e hoje se tornou uma coadjuvante.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a PSA Brasil só faz cagada

    ResponderExcluir
  5. A Citroen é uma marca que revolucionou diversas vezes o mundo automotivo. Sempre foi referência em estilo e suspensões, mas perdeu a ousadia nos últimos anos. Uma pena para quem gosta de carros e lembra com saudades de modelos como esse SM ou o DS e também o XM dos anos 90.

    ResponderExcluir
  6. sou literalmente apaixonado por carros mais antigos principalmente dos anos 80 e 90 até os anos de 2005 e 2007 muito bonito esse modelo se encontrasse um pra comprar levaria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem