A Land Rover apresentou a nova geração do Defender, seu modelo emblemático, o qual foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt.
A estética da nova geração mantém a identidade em uma referência clara às versões anteriores, elementos contemporâneos foram adicionados ao design, bem como uma série de evoluções tecnológicas. Há ainda opções de acessórios que permitem a personalização.
A linha compreende os modelos S, SE, HSE, First Edition e, o top de linha, Defender X, com carroceria em versões 110 e 90.
Os designers da Land Rover repensaram o 4x4 dando-lhe uma postura vertical. Já a traseira com dobradiças laterais e a roda sobressalente montada do lado de fora, que torna o modelo absolutamente fácil de identificar, foram mantidas. Sua silhueta identitária foi mantida, com frontal minimalista e saliências na traseira. Funcionalmente oferece elevados ângulos de ataque, de passagem e de saída, adequados para superar obstáculos off road.
A personalidade despojada do Defender original pode ser vista no interior do carro, onde elementos estruturais, que são normalmente escondidos, ficam expostos, priorizando a simplicidade e praticidade. Características incluem manopla de câmbio montada no painel, de forma a acomodar um assento opcional extra central dianteiros. Isso significa que o Defender 110 oferece configurações de quatro, cinco, ou cinco + dois assentos, com espaço de carga atrás da segunda fileira de até 1075 litros. Caso a segunda fileira seja dobrada, o espaço aumenta para 2380. Já o Defender 90 poderá acomodar até seis ocupantes em um veículo de tamanho compacto para a família.
Funções user-friendly incluem o piso emborrachado que evita estragos resultantes das aventuras diárias, e que permite um interior limpo apenas com um pano, ou escova. Um teto de tecido dobrável opcional proporciona a sensação de teto aberto e permite que os passageiros nos assentos da segunda fileira do 110 se levantem quando estacionados.
Gama de motores
O novo Land Rover Defender chega ao mercado mundial com quatro opções de motores, sendo duas a diesel e duas a gasolina, todas equipadas com sistema Stop/Start. Entre as opções, a Land Rover confirma a introdução do motor P400 com tecnologia PHEV, híbrido entre eletricidade e gasolina, que desenvolve 400 cv de potência e é capaz de rodar somente no modo elétrico por alguns quilômetros. Essa opção será oferecida aos clientes em um segundo momento, ainda não definido.
Além dela, o Defender é equipado com a opção de motor a gasolina: P300 Turbo twin-scrool de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de levar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8,1 segundos.
Outro motor à gasolina disponível na linha Defender é o P400 MHEV, um 3.0 de seis cilindros que conta com um sistema de turbocompressor twin-scrool convencional, aliado a uma bateria de 48V com um cinto integrado de partida em substituição ao alternador. O sistema desenvolve 400 cv de potência e impressionantes 56,08 Kgfm de torque. Uma bateria de 48V que armazena a energia cinética gerada pelas frenagens do modelo e auxilia o motor a gasolina em situações de trânsito ou off road intenso.
O modelo ainda conta com duas opções de motores a Diesel, a D200 ou D240, ambas com quatro cilindros e 2.0 litros, com tecnologia de twin turbo sequencial que oferecem 43,84 Kgfm de torque cada, e desenvolvem 200 e 240 cv respectivamente.
Toda a linha Defender é equipada com sistema de transmissão ZF automática de oito velocidades com duas velocidades – normal e reduzida – produzida para proporcionar extrema força em situações de reboque ou fora de estrada.
4x4
A nova arquitetura D7x da Land Rover, projetada para situações extremas, foi feita de uma construção monocoque leve e forte de alumínio, e corresponde à carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu. Ela é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais de carroceria, fornecendo bases perfeitas para suspensão totalmente independente.
Algumas versões do Defender são equipadas com sistema de suspensão a ar, novidade no modelo. Ele traz consigo o sistema Adaptive Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade, para proporcionar maior controle e conforto ao motorista.
Ele também detecta condições off-road, otimizando a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento. O sistema de ar pode elevar a carroceria a até 145mm, quando necessário. A suspensão convencional helicoidal também está disponível.
O sistema Terrain Response 2 configurável é outra novidade do novo Defender. O motorista pode impedir o deslizamento entre eixos usando as opções Center Slip Limited e Center e Rear Slip Limited na tela touchcreen localizada no painel central. O sistema inteligente permite que motoristas experientes de off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições, enquanto motoristas inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno, usando a função automática.
A nova arquitetura da carroceria oferece 291mm de distância do solo – 20 mm mais alto do que em qualquer SUV da Land Rover – e geometria off road de classe mundial dá ao modelo 110 ângulos de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus (altura off-road), respectivamente. Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900mm, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2, que garante aos motoristas total confiança para atravessar águas profundas.
A combinação de carga útil máxima de 900kg, teto estático de até 300kg, capacidade de reboque de 3,720 kg, confirmam a resistência do novo Defender.
Capô “transparente”
A tecnologia ClearSight Ground View – o capô transparente - ajuda o motorista a aproveitar a capacidade do Defender, revelando na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas frontais. Também é possível ter uma visão traseira com o ClearSight Rear View.
Como resultado, o novo Defender redefine a amplitude de capacidade, aumentando o limiar de robustez off-road e conforto na estrada. O modelo se adequa às ruas movimentadas da cidade com o mesmo potencial que escala montanhas, atravessa desertos e suporta altas temperaturas.
Tecnologia
O novo Defender também leva a tecnologia Software-Over-The-Air (SOTA) a um novo patamar, com 14 módulos individuais capazes de receber atualizações remotas. Ao fazer download dos dados enquanto clientes estão dormindo em casa, ou em localizações longínquas, o novo Defender vai melhorar com o tempo, conforme atualizações eletrônicas alcançam o veículo imediatamente, sem atraso e sem a necessidade de visitar um retailer Land Rover.
A Land Rover também introduz no novo Defender o sistema de infotenimento Pivi Pro, que pode ser acessado através de uma nova geração de touchscreen mais intuitiva e user-friendly. O sistema exige menos inputs para executar tarefas frequentes, enquanto seu design atual garante respostas praticamente instantâneas. Já o sistema de navegação usa algoritmos de autoaprendizagem capazes de otimizar a rota, com mapas sempre atualizados graças à tecnologia SOTA.
Em combinação com o monitor interativo de 12,3 polegadas, o sistema fornece mapeamento 3D de alta definição dentro da instrumentação, deixando a tela sensível ao toque central livre para controlar outros aplicativos.
Os usuários também podem monitorar as condições do novo Defender a distância através da tecnologia Land Rover’s Remote, o que permite controlar temperatura ambiente no interior do carro, nível de combustível, localização, além de travar ou destravar à distância.
Em termos de segurança durante a viagem, a nova geração do head-up display mantém o motorista alerta, diminuindo as possibilidades de distrações. Um pacote de assistência ao motorista inclui o Adaptive Cruise Control e o Rear Pre-Collision Monitor, que alertam aproximações ao motorista ao piscar automaticamente luzes de perigo, bem como o Blind Spot Assist, o Rear Traffic Monitor e o Clear Exit Monitor.
Personalizado
Consumidores ainda terão mais possibilidade de personalização do veículo do que tiveram no Defender anterior, com quatro pacotes de acessórios: o Explorer, Adventure, Country e Urban. Cada um dá ao Defender uma personalidade diferente com um gama de aprimoramentos. O modelo exclusivo First Edition apresenta especificações únicas e estará disponível durante todo o primeiro ano de produção.
Clientes ainda poderão optar pelo novo Satin Protective Film para tornar a pintura exterior ainda mais durável. A proteção sustentável, livre de solventes e completamente reciclável ajuda a minimizar os danos de arranhões e estará disponível como um opcional de fábrica nas cores Indus Silver, Gondwana Stone e Pangea Green. Além de proteger a pintura do Defender, proporciona uma finalização contemporânea única e contemporânea.
Além desses pacotes, o novo Defender ainda oferece a maior série de 170 acessórios individuais, a maior seleção já apresentada em um lançamento da Land Rover, incluindo controle remoto Electric Winch, tenda para teto e toldos infláveis a prova d’agua para sistemas de encaixe mais convencionais nas grades.
O novo Defender está programado para chegar ao Brasil durante o ano de 2020. Preços e especificações técnicas das versões que irão estar disponíveis aos clientes brasileiros ainda não estão confirmados.
Fotos off-road feitas na... CROÁCIA!!!
ResponderExcluirVai vender na Albânia ??
ResponderExcluirJá chegou a internet aí na Albânia ??
ExcluirAinda não.... tô usando o Wi-Fi de Kosovo
ExcluirCoitado desse carro frente ao TCROSS!!!! Come poeira em todos os quesitos.
ResponderExcluirPq da T-cross?
ExcluirTambém do Renegade, Compass,Creta ,etc.
Verdade João
ResponderExcluirVirou SUV de Shopping, nessa actegoria o JEEP Wrangler e até mesmo o Troller T4 são mais brutos!
ResponderExcluirApanha feio para o cross up.
ResponderExcluironix activ! escolha racional, mais barato, mais moderno e muito mais equipado.
ResponderExcluirKANDANGO do XXI Century!!!
ResponderExcluirAcho que perdeu o DNA raiz de um bom veículo Off Road... Pensei que manteria mais o perfil bruto como o Wrangler... acho que a Land errou a mão pensando no público desse segmento. Masss... vamos ver no que dá.
ResponderExcluirIsto no vidro traseiro, rezo para que seja um aplique......
ResponderExcluirPerdão, vidro lateral traseiro.
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