A Hyundai Motors do Brasil apresentou esta semana a 2ª geração do HB20, com aparência mais moderna, novo motor turbo 1.0 120 cv combinado com a transmissão automática de 6 marchas faz dele um carro animado.

New Hyundai HB20 2020

Neste artigo avaliamos a versão topo de gama, Diamond Plus (R$ 77.990/set-2019), consumo médio de 12,2 km/l de gasolina em cidade, 14,2 km/l em estrada.

Design

Pontual, sete anos após o seu lançamento, o Hyundai HB20 muda totalmente de aparência para ficar mais moderno, mas também para enriquecer-se com conteúdos tecnológicos e de segurança.



Externamente, o design procurou criar uma "aparência moderna", não familiar. O conceito de "Family Look" significa que todos os carros de uma marca devem ser parecidos, mas o "Modern Look", aplicado ao HB20 II, se refere a uma concepção que mantém formas diferentes e de identidade dentro da gama da marca, e usa recursos de diferenciação e familiarização como peças de xadrez.

New Hyundai HB20 2020

A Hyundai diz que o Novo HB20 é baseado no conceito "Sensuous Sportiness". "Sensous" é a "sensibilidade" aprimorada que os clientes podem experimentar através do design do veículo, e o "Sportisness" incorpora a emoção.

New Hyundai HB20 2020

A ideia é, com base nessa nova linguagem e filosofia de design, aplicar uma variedade de novas cores e especificações alinhadas aos gostos dos consumidores, buscando uma boa resposta do mercado.

New Hyundai HB20 2020

Nesse contexto, a dianteira ostenta uma nova grade do radiador que cobre a parte inferior do para-choque. Na parte inferior externa há os faróis de neblina. A grade frontal traz os cantos superiores mais abertos para as extremidades.

New Hyundai HB20 2020

A lateral é onde está o aspecto mais esportivo do design. O HB20 cresceu 5 cm em comprimento, e 3 cm no entre-eixos. A coluna "C" ganhou um elemento em preto que interliga as duas áreas envidraçadas (lateral e traseira). Esse detalhe cria o efeito de "teto flutuante", reforçando o perfil elegante.

New Hyundai HB20 2020

E na traseira a parte mais inovadora: com novas e enormes lanternas que invadem a tampa do porta-malas, enquanto a placa de registro fica alocada no para-choque traseiro.

New Hyundai HB20 2020

No geral, a parte mais polêmica é a dianteira - alvo dos maiores protestos dos comentaristas e jornalistas. Não há dúvida que a estética não é convencional, e choca à primeira vista.

New Hyundai HB20 2020 agrada pelo estilo e desempenho

Mas, não se engane: é tudo calculado - a equipe de design sabe o que está fazendo. Eles fizeram muitas clínicas, e sempre havia uma parcela (não majoritária) que odiava o novo design, e outra (cerca de 20%) que amava. É um design provocativo, que introduz novos conceitos, e que tende a cansar menos, e se manter moderno por mais tempo.

New Hyundai HB20 2020 agrada pelo estilo e desempenho

Outro ponto importante é que a identidade com o modelo anterior foi mantida. É tudo novo, mas você vê o novo carro e reconhece imediatamente que é um HB20.

Interior - Tecnologia

Se o design externo provoca reações diversas, o interior tem uma avaliação bem mais consensual. Esta nova cabine é bem superior à anterior em espaço (bem mais larga), tecnologia, design e qualidade percebida.

New Hyundai HB20 2020 - interior

O HB20 tem, agora, entre os compactos, o interior mais sofisticado e bem acabado, ao menos nesta versão com acabamento monocromático em marrom - muito distinto.

New Hyundai HB20 2020 - interior

O destaque fica por conta da nova central multimídia com tela de 8", compatível com Apple CarPlay e Android Auto: um recurso que se tornou indispensável.

New Hyundai HB20 2020 - interior

Essa central tem uma série de botões físicos abaixo, que comandam todas as suas funções - bem mais práticos e funcionais que ficar buscando botões virtuais nas telas sensíveis ao toque de outras centrais.

New Hyundai HB20 2020 - interior

O cluster de instrumentos agora tem uma parte digital (nas versões topo de linha), e o volante além do novo formato de três raios, agora traz ajuste de altura e profundidade, comandos multifuncionais para a central multimídia. E, finalmente, o HB20 ganhou descansa braço central - ajustável na direção longitudinal - e o controle de velocidade de cruzeiro.

New Hyundai HB20 2020 - interior

Esses dois novos recursos, associados com o silêncio interno, elevaram em muito a qualidade do passeio do HB20. De fato, um passeio mais refinado, sólido e suave.

New Hyundai HB20 2020 - espaço traseiro

O espaço traseiro melhorou - graças ao maior entre-eixos, e, sobretudo ao aumento de 5 cm na largura da carroceria (passou de 1,68 m no anterior, para 1,73 metros) enquanto o porta-malas manteve-se em 300 litros - não muda, e ainda preserva a altura considerável do limiar. A maior disponibilidade de espaço transversal é clara e evidente, e reforçada pelo novo layout do painel de instrumentos.

Novo HB20 2020 - interior

Há uma melhoria considerável em termos de segurança, com sistemas de assistência à direção que estavam ausentes anteriormente, incluindo a frenagem de emergência automática que, usando a câmera frontal, é ativada em três fases. Inicialmente, detectando um perigo de colisão frontal, avisa o motorista com um sinal visual e acústico, freia levemente e aplica a força máxima possível para parar o carro.

New Hyundai HB20 2020 - porta-malas

Mas o novo Hyundai HB20 também traz a aviso de saída involuntária de pista, controle eletrônico de estabilidade e tração e o auxiliar de partida em rampa. Nesta versão há 4 airbags.

Ágil e seguro

O novo Hyundai HB20 estreia o novo motor 1.0 TGDi, turbinado e flex, com injeção direta, com 120 cv e 17,5 Kgfm de torque, associado sempre à transmissão automática de seis marchas.

New Hyundai HB20 2020 - painel

Assim que o motor 1.0 turbo foi ligado, nota-se a suavidade de funcionamento e a ausência de vibrações típicas de motores três cilindros. O ruído é bastante contido.

New Hyundai HB20 2020 - porta-malas

Depois de um teste-drive de 90 km, a uma velocidade moderada, apreciamos especialmente o conforto oferecido pelo Hyundai HB20 1.0 T-GDI, que absorve bem os solavancos da estrada e os buracos, e se comporta bem, mesmo com uma suspensão que claramente prioriza o conforto, em tocadas mais animadas.

New Hyundai HB20 2020

Na cidade, a dirigibilidade foi facilitada pela inclusão da direção elétrica - muito leve. O conjunto motor turbo com câmbio automático de conversor de torque entrega um sistema de propulsão fluído e ágil em qualquer regime - mesmo abaixo de 2.000 RPM ele responde bem. A baixa visibilidade oferecida pela pequena janela traseira ainda está lá.

New Hyundai HB20 2020

Ao volante em uma tocada mais esportiva, a sensação de segurança ao volante é alta, graças à eficiência do sistema de freios e das suspensões que, embora com uma calibração voltada para o conforto, fazem com que o carro role muito pouco em curvas. A direção é bastante direta, leve em baixa velocidade, e consistente em velocidade.

New Hyundai HB20 2020

Quanto ao consumo, obtivemos uma média de 14,5 km/l no percurso 30% urbano, e 70% rodoviário.

O que gostamos
  • Conforto . O carro é à prova de som, o compartimento dos passageiros é aconchegante e espaçoso, com bancos largos. Suspensões efetivas.
  • Acabamentos . Os plásticos, mesmo rígidos, são agradáveis ​​ao toque e é dada atenção aos detalhes, o que não é tão usual em modelos compactos.
  • Motor . O 1.0 turbo com injeção direta flex é animado e nunca é muito barulhento.
O que pode melhorar
  • Ar-condicionado. Tem visor digital, mas não é automático, como o HB20 Premium da geração passada.
  • Visibilidade traseira . A pequena janela traseira impede que você perceba as dimensões gerais da carroceria ao manobrar em ré.
  • 4 airbags. O ideal seriam 6 airbags, como o Novo Onix.
Conclusão

O Hyundai HB20 2020 é um carro com uma estética agradável - sobretudo a lateral e traseira em modelos pintados em tonalidades claras, e dono de um passeio refinado e silencioso. O interior é aconchegante e bem acabado.

New Hyundai HB20 2020

E é o único do segmento a contar com inovações de segurança como a frenagem autônoma em cidade, e o alerta de mudança de faixa. São itens a mais que o HB20 vai tentar seduzir compradores de médios como o Polo (12 cm maior), Yaris (21 cm a mais) e Novo Onix (mais de 20 cm maior).

FICHA TÉCNICA - Novo Hyundai HB20 19/20 - Turbo
MOTORKappa 1.0l Turbo GDI 12VDOHC D-CVVT Flex
TRANSMISSÃOAutomática
MOTOR
Configuração dos cilindros3 em linha
Posição do motorTransversal anterior
Bloco e cabeçote do motorAlumínio
Diâmetro (mm) X Curso dos pistões (mm)71,0 X 84,0
Cilindrada (cm³)998
Potência máxima (cv @ RPM)
120 (E) | 120 (G)
@ 6.000 RPM
Torque máximo (m.kgf @ RPM)
17,5 (E) | 17,5 (G)
@ 1.500 RPM
Taxa de compressão10.5
ALIMENTAÇÃO
Comando de válvulasDOHC DUAL CVVTComando duplo no cabeçote,duplo comando de válvula continuamente variável (admissão e escape)
Tipo de alimentaçãoEletrônica com injeção direta decombustível
CombustívelFlex
Sistema de partida sem tanquinho e-startSim
TRANSMISSÃO
TraçãoDianteira
Número de marchas
6 a frente e 1 a ré
trocas sequenciais
4.400
2.726
1.834
1.392
1.000
6ª'0.774
3.440
Relação Final3.270
FREIOS
DianteiroDisco ventilado
TraseiroTambor
PNEUS E RODAS
185/60 R15Michelin Primacy 4
Pneus (pneus verdes)
Rodas5.5J X 15
DIMENSÕES E CAPACIDADES
Comprimento (mm)3.940
Largura (mm)1,720
Altura (mm)1,470
Entre eixos (mm)2,530
Altura livre do solo (mm)160
Volume do porta-malas (litros, VDA)
300 | 930
banco rebatido
Volume do tanque de combustível (litros)50
PESOS
Peso mínimo em ordem de marcha (kg)1,091
Carga útil (kg)419
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h)
190 (E)
190 (G)
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)
10,7 (E)
10,7 (G)
GARANTIA
5 anos sem limite de quilometragem¹Sim
E: Etanol; G: Gasolina
1 - Garantia de fábrica. Uso particular: garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem. Uso comercial: garantia de 5

61 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Legalzinho.
    Mas não vale 80 mil fucking reais nem a pau.
    N e m a p a u.
    Até mês passado tinha Corolla GLI por R$ 79 mil. Ainda deve ter nas lojas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse hb20 é uma mistura de pegeout x ford, com um símbolo da nike na traseira, com grade e farol dianteiro horríveis.

      80mil, se é louco!

      Excluir
    2. Tá doido pagar R$75mol com mulher feia, bunda amassada e mal resolvida...

      Excluir
  2. Aquela vontade de fingir-se de imparcial e trucidar o próprio cu... enquanto as outras se movimentam e a VWBR não lança nada de relevante, desde o Polo 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega em breve:

      T-Sport
      Tarek
      Polo GTS
      Virtus GTS

      Tonico e Tinoco?

      Excluir
    2. Tem tb a Volkswagen Tarok para bater a Fiata Toro...

      ta bom até heim Tonico & Tinoco?

      Excluir
    3. Respeita Tonico e Tinoco mano Brown...

      Excluir
  3. Que preço absurdo por um produto pior que a concorrencia e por um produto inferior, Onix, polo e Ford Ka estão gargalhando

    ResponderExcluir
  4. Ficou bem legal o carro. Eu pegaria o com motor 1.6, pois anda e consome praticamente igual ao 1.0 turbo, e por ser aspirado terá manutenção mais barata e durará mais. Motor turbo no médio e longo prazo dá canseira.

    ResponderExcluir
  5. Vendo os preços desse besourinho (feinho e pequenininho) o polo , de uma hora pra outra, ficou uns 5/6 mil mais barato, em todas as versões. Um carro só será concorrente do polo quando oferecer porte de hatch médio (Largo, baixo e comprido), freio a disco nas 4 rodas, rodas 17" e o painel digital. Fora isso será mais um compacto de entrada metido a besta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei uma das coisas mais absurdas da história automotiva do brasil, esse carrinho popular ser mais caro que o polo highline. Isso só pode ser "zuação" da Hyundai.

      Excluir
    2. Se mudar o disco, é aceitar pagar R$80 mil nessa jaburaca

      Excluir
  6. Carro horrível acabaram com o que já era FEIO !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito feio, longe da beleza do novo Ônix.

    ResponderExcluir
  8. O design é horrível, mas é tudo calculado. Kkkk. Piada!

    ResponderExcluir
  9. Não tem opção melhor que o novo Onix 1.0 Turbo. A partir de agora o Onix Turbo é o melhor disparado, pois é maior, melhor acabado e além de preço mais em conta.

    ResponderExcluir
  10. HB20, Ônix, polo, Sandero e argo deveriam ser carros de "entrada" , mas infelizmente na visão das montadoras /consumidores se tornaram carros "Premium" e caríssimos.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. 80 mil reais na versão topo de linha é "preço Brasil"mesmo , normal.

    ResponderExcluir
  13. Com o Polo Highline a R$ 76k, quem compra esse HB20 assina atestado de oligofrênico. O polo tem 12 cm mais comprimento, entre-eixos maior, design muito mais bonito, interior infinitamente melhor acabado. O motor do Polo é superior, tem mais torque e potência.
    Esse HB20 novo desponta para a irrelevância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... interior infinitamente melhor acabado ...". Oligofrênico encontrado.

      Excluir
    2. Então caro Carlos imagine este besourinho por 80, polo por 76 já mataria, agora imagine um produto ainda muito melhor que os dois juntos por 66, este produto se chama Onix supra premium

      Excluir
  14. Falta gravíssima>>>> "O ideal seriam 6 airbags, como o Novo Onix"
    Colocando isso, em todos, resolve.

    ResponderExcluir
  15. Sabem que to começando a acostumar com esse HB20? O design está bem mais atrativo do que a 2 semanas atrás. Ele tem muito atrativos como a frenagem automática INFINITAMENTE mais útil do que aquele painel digital fresco, inútil e besta que até o Kadett 1992 tinha. Só peca por fornecer 4 air bags, pois ficou igual ao Polo. Poderia fazer mais, ser exemplo, e ter 6 bolsas infláveis como o novo Onix. Mas continua com outros atrativos como o acabamento que parece um abismo de melhor que da linha Polo. Aliás o acabamento do novo HB20 e Onix evidenciam ainda mais o quanto o acabamento do Polo é meia-boca pra não dizer PÉSSIMO cobrando caríssimo o que cobra. Temos ainda o fator "pós-venda" que a Hyundai é muito, muito, mas muito superior ao pós-venda fraquíssimo e chá de cadeira da VW.
    Portanto o HB20 vem se tornando um carro com ótimas qualidades, bem melhores que do Polo, um design chamativo e bom conjunto mecânico. Merece continuar na vice-liderança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Adorei o design, os botões, os cromados e as luzibgas e o plásticos são todos pretos, então tem um execelente acabamento" Essa é mentalidade de quem adora carros exageradamente chamativos. Só estava esperando por essa...kkkkkkkkkkk Tudo plástico tudo e aspecto simples. A verdade é que esses painéis do hb20 e Ônix são nitidamente de carros populares. O povão adora. kkkkk. O painel do polo highline é visivelmente de um carro superior. Traz mais sofisticadas e refinamento. Com 80 mil reais quem em sã concorrência deixaria de pegar um POLO highline 200TSI pra pagar um hb20 besourinho?

      Excluir
    2. Ahahahahaha tá falando que o Polo "Escola de Samba" tem acabamento melhor que o HB20?? Se não era melhor que o anterior imagina o novo!! Barulheira no acabamento do Polo é fichinha, tem ainda rebarbas, maus encaixes. Se não bastasse o mau acabamento tem falhas grotescas e vergonhosas de projetos como o "Virtus Pipa" e a aguinha escaldante nos pés dos passageiros. Que acabamento e falhas vergonhosas pra um carro que bate os 90 mil. O acabamento do HB20 é muito superior e custa menos. Aguarde os comparativos pq vou jogar na tua cara! ;)

      Excluir
    3. Ônix e hb20 - Carros populares metido a besta. Somentes pessoas desinformadas , ou apaixonadas como você, irão pegar 80 mil num carro compacto.

      Polo - Compacto Premium com porte e estilo de hatch médio. Rodas 17", disco nas 4 rodas e , pra fechar o caixão, painel 100% digital. Isso sim vale 80 mil.

      Excluir
    4. O acabamento do Polo é inferior sim... Telinha no painel não esconde o plástico de qualidade duvidosa do restante do interior do carro.
      Tanto o Ônix, quanto o Hb20 tem acabamento melhor. O design externo também, excetuando essa dianteira do Hb20 que ficou muito feia... É ambos trouxeram alguns itens que o Polo não possua, é no caso do Ônix, por um valor significativamente menor...
      Não sei como é o pós-venda da GM...
      O pos-venda da Hyundai, do que eu já vi (meu irmão tem um Hb20) e está super satisfeito com o pós-venda, e também com o carro...

      Excluir
  16. Ignorem os "amassados" e as pequenas diferenças de cor: https://1.bp.blogspot.com/-_d4IXcaNmvQ/XYYhg9uAUBI/AAAAAAAAJmQ/-7Kz29uNsagT0Qfz2_0QHysYNalTpffUACLcBGAsYHQ/s1600/HB20%2Bhacht%2B2.png

    ResponderExcluir
  17. genti...A-M-E-I o designer do hb20!!!!!! lindo!!! lindo!!!!! será que vendi?

    ResponderExcluir
  18. O carro é modesto, mas lançado junto com o novo Onix turbo, a Hyundai demonstra ter fortes tendências suicidas.

    ResponderExcluir
  19. $80.000 nesse carro??????? Só se for louco... Dá pra andar de Cruze 2017, Jetta 2.0 2016, Golf 2016, HRV 2017, Corolla 2017, Sentra ZERO por 84000.... tem que apanhar de vara, se comprar esse carrinho chinfrim... tenha dó...

    ResponderExcluir
  20. Chegou o carro do Jaspion!! Eu teria vergonha de andar em um carro tão feio, tanto interna como externamente. Interior vinho totalmente cafona. Vou é ficar com vergonha alheia se ver alguém andando com um carro desses nas ruas, sabendo que pagou 77 mil e que essa mesma pessoa poderia pegar um polo highline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Vão ser motivo de chacotas.

      Excluir
    2. O Carlos prefere os painéis do Gol, do FOX, do Up! É do Polo, com os seus plásticos duros e a escola de samba ambulante...

      Excluir
    3. Vergonha é andar a pé e ainda por cima desdenhar dos outros... Vejam se crescem e virem homens seus dois moleques!!!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Bateram no lidificador o agile e o fiesta, e saiu isso.
    Ponto para frenagem de emergência e o alerta de permanência em faixa, mas ainda fica atrás do ônix e na frente do polo.

    ResponderExcluir
  23. Essa traseira com essas lanternas fazer o HB20 parecer um monstrinho, um pokemon.

    ResponderExcluir
  24. Essa traseira é triste ao estilo da dianteira do Fiesta tristonho... Uma pena. O acabamento interno ao meu ver ficou melhor.

    ResponderExcluir
  25. A frente e feia mas a traseira é horrível. O painel ficou sem graça também.

    ResponderExcluir
  26. Por 78 mil paguei no meu Polo TSI HL top 2020...não tem nada melhor na categoria...o carrinho é simplesmente uma maravilha!!!!troquei o meu Corolla GLI 2019 com 3000km nele...o Polinho da um banho em tudo nesse Corolla, principalmente em dirigibilidade...só perde em tamanho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar um Corolla por um Polo é dureza...
      Quem em são consciência trocaria um Sedan médio por um Hatch compacto premium? Fora que ainda perderia dinheiro passando um Corolla praticamente zero...

      Excluir
    2. É verdade esde "bilete"

      Excluir
  27. Em pouco tempo a gente se acostuma com esse visual.

    ResponderExcluir
  28. design que não cansa? kkkkkkk que piada

    ResponderExcluir
  29. Uma pena uma marca tao boa apresentando um faz de conta que e novo ...nao nao esta acompanhando o Polo referencia de carro e onix( pra mim um xing ling gm horrivel com bancos dianteiros das caravan anos 80,motor opel e sem injecao direta;realmente os gringos continuam achando legal lancar lixo no mercado brasileiro!Tecnologicamente o hyundai hyundai so tem esse motor mais moderno que o onix com injecao direta!De resto virou um remake piorado em estilo da versao anterior!

    ResponderExcluir
  30. Raimunda.. feio de cara e boa de bunda.kkk

    ResponderExcluir
  31. A traseira teria que ser igual a do HB20S. Seria muito melhor.

    ResponderExcluir
  32. ... Talvez esse Novo HB20 ganhe do Polo...
    Porém perde feio para o Novo Onix...
    #Fica a Dica.

    ResponderExcluir
  33. Nem parece comprada a matéria, né?
    Agrada a Chevrolet pelo estilo, só se for. Completamente fora da realidade.

    ResponderExcluir
  34. Agrada pelo estilo? Deveria mudar o título da reportagem para design polêmico. Pode ser um bom carro, mas pecou por ter ficado mais feio que a versão antiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem