O Renault Kwid Outsider é a versão aventureira do sub-compacto fabricado no Paraná. Chegou ao mercado brasileiro em maio por R$ 43.990, mas já subiu e custa, em agosto de 2019, R$ 44.990. Neste artigo relacionamos nossas impressões após uma semana de uso com o carro cedido pela montadora.

Renault Kwid Outsider 2020

O Kwid Outsider mantém a mesma mecânica de três cilindros 1.0 dos demais modelos, associado a uma transmissão manual de cinco marchas. A suspensão não foi alterada. A novidade fica por contra do novo sistema de freios, com discos ventilados na dianteira e um servofreio mais potente.



Além disso, traz diferenciais estéticos, como barras de teto, molduras pretas nos faróis de neblina, protetores laterais, adesivo Outsider nas portas dianteiras, uma rack de teto (que é apenas enfeite, pois não pode ser usado para carga - como alerta um adesivo colocado na lateral).

Renault Kwid Outsider 2020

O interior tem novo estofamento, detalhes em laranja nos painéis de porta, manopla de transmissão e no volante. De série traz o sistema multimídia MediaNav, que é compatível com Apple CarPlay e Android. No console central há porta USB, tomada de 12V e entrada auxiliar.

Renault Kwid Outsider 2020

Exceto pelos detalhes estéticos e o novo sistema de freios mais potente, o Kwid "aventureiro" não difere das outras versões.

Renault Kwid Outsider 2020

Entretanto, os recursos de design que foram usados fizeram o Kwid Outsider parecer maior do que realmente é, aproximando-o, visualmente, dos hatchs compactos de entrada, como o VW Gol, Ford Ka e Hyundai HB20.

Renault Kwid Outsider 2020

Os pneus são 175/70 R14 - de perfil alto, contribuem para a maciez geral do ajuste de suspensão. As dimensões do Kwid Outsider são as mesmas das demais versões: 3.680 mm de comprimento, 1.474 mm de altura, 1.579 mm de largura e 2.423 mm entre os eixos.

Interior

Aqui a principal e bem vinda mudança foi no sistema multimídia MediaNav, que parou de ter o navegador integrado para substituí-lo com suporte para smarpthones para os que executam o Android e o iOS (Apple). As conexões de áudio (Aux-In e USB) foram realocadas para a base do console.

Renault Kwid Outsider 2020 - interior - painel

A decoração interna do Outsider adiciona alguns detalhes laranja nas portas, volante, seletor de marcha e estofamento, que também incorporam o nome da versão estampada nos encostos da frente.

Renault Kwid Outsider 2020 - interior

O Kwid Outsider oferece uma boa e elevada posição de condução para biotipos médios, mas os que se afastam da média podem sentir falta de ajuste da coluna de direção (o volante é fixo) e de um assento que não regule em altura.

Renault Kwid Outsider 2020 - interior - espaço traseiro

O Kwid é um carro estreito, com apenas 1,58 metros de largura, e isso se reflete internamente. Os bancos são curtos, e não são adequados para viagens longas. Mas em uso urbano, que é o habitat natural deste sub-compacto, eles atendem bem. Macios, contribuem para a sensação de conforto.

Renault Kwid Outsider 2020

Os plásticos do painel são rígidos, mas há detalhes em black piano no entorno do sistema MediaNav e no volante. O aspecto geral agrada, sobretudo se levarmos em conta o preço bastante competitivo do Kwid frente aos concorrentes (Fiat Mobi Way e VW Up!).

Renault Kwid Outsider 2020 - interior - espaço traseiro

Nos bancos traseiros dois adultos vão bem bem, mas há pouco espaço livre entre os joelhos dos ocupantes da traseira em relação aos assentos dianteiros. Não há muito espaço para cabeças. O espaço central, quando ambos os lados estão em uso, pode-se dizer que desaparece por causa de quão estreita é a plataforma. Em suma, tem uma habitabilidade correta para quatro adultos, mas não se pode dizer que tem uma cabine espaçosa, algo que é notado na frente porque há pouca distância também entre os bancos da frente.

Renault Kwid Outsider 2020 - porta-malas

O porta-malas, porém, surpreende. Com 290 litros, é 5 litros maior que o do Up!, 55 litros mais que o do Fiat Mobi, e 130 litros a mais que Chery QQ.

Renault Kwid Outsider 2020 - estepe

Além disso, é revestido na base e nas laterais. Se esse volume não for suficiente, podem-se expandi-lo dobrando o encosto para 1.100. Embaixo de um tapete há um estepe no tamanho 175/65 R14.

Motor e transmissão

O Kwid usa um motor pertencente à nova família de motores SCe (Smart Control Efficiency) da Renault. Com 998 cc de cilindrada, três cilindros, 12 válvulas, válvulas de comando duplo, distribuição de corrente e bloco de alumínio, produz uma potência de 66 cv a 5.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 92 Nm a 4.250 rpm. Com etanol chega a 70 cv e 92 Nm, nas mesmas rotações.

Renault Kwid Outsider 2020

É uma unidade com operação ágil, silenciosa e serena, mas ao mesmo tempo não transmite as vibrações clássicas dos motores tricilindricos em marcha lenta quando estão frios. A Renault economizou em isolamento acústico no compartimento do motor, mas mesmo assim a cabine é relativamente silenciosa e não vibra.

Renault Kwid Outsider 2020

Isso é possível porque o motor tem uma corrente de distribuição e nenhuma correia, o que soluciona as vibrações, além de reduzir os custos de manutenção. É algo muito meritório em um carro projetado para ser barato.

Renault Kwid Outsider 2020

A transmissão de cinco marchas não é a mais precisa do mercado (Up!), mas a operação é correta. As relações são relativamente longas, especialmente a 4ª e a 5ª, o que sugere um ajuste que privilegia mais a economia que a agilidade.

Renault Kwid Outsider 2020 - Brasília - Lago Paranoá

A Renault declara uma velocidade máxima de 156 km/h e uma aceleração de 14,7 segundos, com etanol. Com gasolina, o tempo de 0 a 100 km/h cai para 15,5 segundos, e a velocidade máxima reduz-se para 152 km/h.

Renault Kwid Outsider 2020

Segundo dados do INMETRO, com etanol o Kwid Outider consome 9,6 km/l em cidade, e 10 km/l em estrada. Com gasolina melhora para 14,1 km/l em cidade, e 14,4 km/l em estrada.

Renault Kwid Outsider 2020

Durante o nosso teste (vídeo abaixo), na média, obtivemos 15,9 km/l de gasolina, em uso urbano, com o ar-condicionado funcionando 100% do tempo, com o carro sendo conduzido sem qualquer preocupação com consumo.



O peso em ordem de marcha declarado para esta versão Outsider é de 796 kg, enquanto o tanque de combustível tem uma capacidade de 38 litros.

Comportamento dinâmico

Tendo em vista inexistir diferenças em termos de mecânica do Outsider em relação às demais versões "não aventureiras" do Kwid, o comportamento dinâmico é o conhecido: um ajuste que prioriza o uso em cidade, com uma suspensão com configuração macia, a qual suporta buracos, valetas e lombadas com competência, demonstrando solidez contra as condições deterioradas das vias brasileiras.

Renault Kwid Outsider 2020- interior - espaço dianteiro

Contribui para isso o generoso vão livre do solo de 18 cm - que o torna imune a todos esses obstáculos. Por sua vez, os pneus de perfil 65 são perfeitos para lidar com vias de baixa qualidade.

Renault Kwid Outsider 2020 - painel de porta

O motor tem um comportamento ágil, que é mais confortável entre 3.000 e 3.500 rpm. Destaca-se por sua velocidade de resposta nessa faixa de rotação. Quando se acelera mais, o som típico dos três cilindros se manifesta, mas sem vibrações.

Renault Kwid Outsider 2020 - central multimídia

A transmissão também ajuda nessa agilidade de uso, mas especialmente em quão bem ela tira proveito do 1.0. A 70 km / h o motor trabalha em quinta marcha a 2.100 RPM sem perder a agilidade. Embora não seja um produto "divertido", é confortável e ideal para se movimentar no trânsito todos os dias.

Renault Kwid Outsider 2020

O isolamento acústico da cabine varia de acordo com a situação de uso. Em cidade é correto e permite ir conversando sem levantar a voz ou ter que aumentar o volume do rádio. Já em estrada, tanto o ruído aerodinâmico, quanto de rodagem de pneus, comprometem o conforto acústico.

Renault Kwid Outsider 2020

Ao encarar curvas em velocidade, espera-se uma inclinações da carroceria em um carro alto, com ajuste macio de suspensão. Mas essa rolagem não é percebida com facilidade a velocidades ligeiramente acima dos limites legais (120 km / h). O usuário desse tipo de carro, porém, o colocará principalmente em cidade.

Renault Kwid Outsider 2020

A 110 km / h em 5ª marcha o motor está a 3.500 rpm, mas não se consegue ouvir os três cilindros rugindo tanto, e somente se quebrarmos a barreira de 4.000 voltas, ele se tornará mais presente na cabine.

Renault Kwid Outsider 2020

Por outro lado, o Kwid não tem muita elasticidade devido ao fato de que suas retomadas não são ágeis. Leva 7,7 segundos para ir de 80 a 110 km / h em 3ª. Em 4ª demora 10,4 segundos. Em 5ª eternos 17 segundos. Então para ultrapassar com segurança é necessário usar o câmbio e reduzir.

Equipamentos

De série o Outsider traz luzes diurnas (DRL), encosto traseiro dobrável integral , direção assistida eletricamente, ar condicionado, abertura interna do tanque de combustível, abertura remota do porta-malas, Gear Shift Indicator (GSI), pacote elétrico (levantadores de janela dianteira, espelhos e trava), limpador de lavador de janelas, faróis de neblina dianteiros, computador de bordo, tacômetro, caixas de espelho preto brilhante, maçanetas na cor da carroçaria, sistema MediaNav Evolution com AM / FM / USB / iPod / Bluetooth / Aux-In / Auto Android / Apple CarPlay, sistemas Eco Coaching e Eco Monitoring, câmara de ré, pára-choques dianteiro e traseiro com design "Outsider", barras de teto longitudinais, protetores de porta de plástico e rodas de aço estampadas com calotas de plástico FlexWheel "Goa Black" de 14 polegadas em pneus 175/65 R14.

Renault Kwid Outsider 2020 - painel

Embora seja o mais barato do segmento, o Kwid poderia oferecer nessa variante top itens como volante e banco do motorista ajustável em altura, rodas de liga leve, volante com comandos de telefonia e áudio ou vidros elétricos traseiros.

Segurança

Desde o seu lançamento, é um dos sub-compactos mais acessíveis do mercado com o equipamento de segurança de série que contempla freios ABS + EBD, quatro airbags (frontais e frontais), quatro encostos de cabeça (frente fixa, traseira ajustável), ISOFIX e TopTether para cadeiras infantis.

Renault Kwid Outsider 2020

Em relação à estrutura, nos testes do Latin NCAP obteve uma nota correta, mas não excelente. Ele conseguiu três estrelas para adultos e três para crianças. É um resultado melhor que o Fiat Mobi, por exemplo. Mas a Volkswagen continua a desfrutar dos cinco e quatro estrelas obtidas com o protocolo
anterior no up!.

Renault Kwid Outsider 2020

O ajuste mais importante feito com o Kwid Outsider é a melhoria comprovada do sistema de freios. Agora a marca colocou discos frontais maiores, e eles também recalibraram o servo-freio, bem como o curso do pedal. Corrigiram um aspecto negativo e criticado no Kwid desde o seu lançamento.

Preço, garantia e concorrentes

O Outsider testado custa R$ 44.990 e é o mais completo de todos os Kwid. Um valor que pode ser considerado competitivo, por ser o melhor equipado do segmento. Considerando que os outros rivais como o Up! que custa R$ 50 mil e o Fiat Mobi Way parte de R$ 46.900, sem oferecer o mesmo nível de equipamentos, o pequeno Renault se justifica.

Renault Kwid Outsider 2020

A garantia é de 3 anos ou 100.000 quilômetros, algo que já é extensivo para toda a gama Renault.

Conclusão

O Kwid Outsider 2020 é um carro maduro comparado às primeiras unidades no lançamento. Há melhoria considerável no sistema de freios, e uma sensação geral de melhor qualidade de construção. Ele continua a encarar ruas esburacadas sem medo, e com certo conforto aos passageiros em função do ajuste macio da suspensão.

Renault Kwid Outsider 2020

Em suma, o Kwid Outsider é um carro que oferece boa relação custo x benefício, sendo o mais equipado entre os concorrentes (o único com central multimídia com Apple Carplay e Android Auto do segmento), e o mais barato.

Ficha Técnica - Kwid Outsider

MOTORIZAÇÃO
  • Deslocamento (cc) 998
  • Número de cilindros: 3
  • Número de válvulas: 12
  • Taxa de compressão: 11,5: 1
  • Diâmetro x curso (mm): 72,2 x 81,3
  • Injeção: multiponto indireto
  • Potência máxima (cv / rpm) 66/70 / 5.500  
  • Torque máximo (Nm / rpm) 92/96 / 4.250
TRANSMISSÃO
  • Caixa manual de cinco velocidades
  • Tração às rodas dianteiras
DIREÇÃO
  • Pinhão e cremalheira com assistência elétrica
FREIOS
  • Frente: discos ventilados
  • Traseira: tambor
SUSPENSÃO
  • Frente: tipo McPherson, triângulos inferiores e molas helicoidais
  • Traseira: eixo rígido e molas helicoidais
PNEUS
  • Dimensões: 175/65 R14
  • Roda auxiliar: 175/65 R14
DIMENSÕES / PESO
  • Capacidade do porta-malas (l) 290 / 1.100
  • Peso em ordem de marcha (kg) 796
  • Comprimento total (mm) 3.680
  • Largura total (mm) 1,579
  • Altura total (mm) 1,474
  • Distância entre eixos (mm) 2.423
  • Capacidade do tanque de combustível (l) 38

42 Comentários

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  1. Um verdadeiro SUV. Excelente para enfrentar o trânsito e as estradas brasileiras. Um carro que atende à família brasileira. Robusto econômico, ótimo desempenho, bem montado, bem acabado, com ótimos equipamentos, seguro em
    caso de colisões, preço compatível com a excelente qualidade construtiva do certo. Enfim um carro excelente para o Brasil, América Latina, África, Ásia,
    Europa e Oceania. Realmente, invejavel. Recomendável. A engenharia francesa chegou ao limite nesse carro.

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    1. Não falei do primoroso acabamento e do enorme espaço interno.

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    2. DEPOIS DESTE COMENTÁRIO VAI VENDER MENOS QUE O UP!...

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    3. Olha, eu já dirigi um kwid da versão zen e te afirmo que o carrinho preenche todos os quesitos aos quais se propõe:
      Muito gostoso de dirigir na cidade, suspensão e câmbio bem acertados, bom porta-malas e muito, mas muito econômico.
      O acabamento é simples, porém honesto.
      Para quem tem até 40k, com tudo isso é mais 4 airbags e 3 estrelas em crash-test, não vejo opção melhor.

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    4. Invejável é o seu português...

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    5. Eu vi esse carro ficar com a frente toda arrebentada ao bater em uma CG de lado...

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    6. Robusto??? Todos os carros com 03 🌟 bateu vc e sua família está a mercê de algo ruim para o ocupante.
      Tô fora .

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    7. Se ele fica todo arrebentado numa batida com uma Cg, pois muito bem. É um sinal que o carro absorve o impacto ao invés de passar ao ocupante.
      O cérebro de quem acha que carro bom é o que não deforma em batida está na década de 70.

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    8. Já tem fila nas concessionarias depois deste comentário.

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    9. Alguns não entenderam a ironia...

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    10. Fora que o tamanho do disco de freio é do tamanho do disco de freio de uma cg

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    11. Desculpe os erros na escrita. "Carro" ao invés de "certo" (teclado de celular). De qualquer modo, agende um test drive na CSS mais próxima. Será uma experiência indescritível, prazerosa e emocionante. Aproveite a oferta e leve 3: para você, esposa e filho(a).

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    12. Desculpe a minha falta de compreensão. Piada é o carro ou o meu comentário? (Qualquer resposta leva a mesma conclusão...)

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  2. Fiz um teste drive e achei bem pequeno pra quem tem mais de 1,80 m. Quem é pequeno e quer um carro urbano para deslocamento é excelente, um bom custo benefício.

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    1. E ainda tem a largura... Braço do motorista roçando no do passageiro é dureza...

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    2. Pra quem tem 1.80 já é pequeno...

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  3. De acordo com o Inmetro, eh um SUV entao eh o mais vendido do brasil.

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  4. SUV com 3 parafusos nas rodas. Kkkkkkkkk

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    1. Uma novidade só vista no Gordini e no Corcel... Coisa fina.

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    2. E qual é o problema de ter 3 parafusos ??????

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    3. Nao e problema ter 3, mas faltar 1...

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  5. Uma dúvida galera,

    Esse SUV concorre com os outros SUVs menores do mercado, tipo Ecosport, T-Cross e WR-V?

    Sendo assim,o preço está muito atrativo.

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    1. Se for, imagine Fox, Mobi, Gol, March, QQ e outros projetos de baixo custo/ ultrapassados..

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    2. Esqueceu o Onix, Fiesta, Sandero e cia

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    3. J. AUGUSTO, você foi o que melhor resumiu o Kwid. Falo com a propriedade de quem teve (Zen 18/18). Tive duas alegrias, uma quando comprei e outra (maior) quando vendi. Carro descartável.

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  7. O texto mais imparcial que já li nesse em blog, nos 4/5 anos que o frequento. Parabéns pela evolução.

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    1. É o Mini Cooper do terceiro mundo...

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    2. DRL não é só led. Existem muitos carros que tem Day runing light de lâmpada alôgena, tais como Duster, Kwid e Chery QQ...

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    3. O Brasil é terceiro mundo? Com a Dilma, achava que era quarto...

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  9. Carrinho urbano bacana. Sou fã de carros adequados a uma proposta. Kwid, UP, Mobi, QQ, pra rodar e estacionar na cidade são shows de bola.

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    1. Tudo são fases... Exceto os milionários q frequentam o blog, nós, mortais, começamos com carros usados... As coisas melhoram e compramos o primeiro zero km, modelo de entrada comprado em 48 meses...
      E vamos melhorando...
      Às vezes tropeçamos e temos q retroceder... É normal...
      O q vcs desdenham pode ser a realização de um sonho para outra pessoa...
      Vamos usar a empatia

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    2. Ninguém esta a criticar o consumidor, pois compra o que o bolso permite. A crítica é dirigida aos produtos ofertados a nos (também sou consumidor) pela montadora. Somente crítico o consumidor que defende produtos ruins, só porque é o bem que comprou. Enquanto não tomarmos consciência do que é ofertado, continuaremos a comprar produtos defasados, "pelados", inseguros, mal projetados e mal montados.

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  11. O próximo carro deverá ser o Tatá Nano , aquele que não deu certo na Índia por 5000us . O Cherry QQ e carro de luxo perto dele.

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  12. UP killer... e deixou mesmo o up bem enterrado!

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  13. É um excelente custo beneficio, para quem entende a real proposta do veículo.
    Super recomendo.

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