Testamos o Citroën C4 Cactus na variante intermediária, Feel, com o motor 1.6 16V Flex de 118 cv associado com transmissão automática de seis marchas AISIN.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

O Citroen C4 Cactus é produzido no Brasil, no Rio de Janeiro. O modelo das imagens é o Feel 1.6 Automático, precificado, em julho de 2019, em R$ 81.990 reais. Adicionando pintura metálica ele sobe para R$ 83.390 reais.


Itens de série

Nesse preço ele traz assinatura luminosa em LED (DRL), central multimídia touchscreen de 7" (com Android Auto® e Appe Car Play®), comandos no volante, painel digital, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch, duplo airbag frontal, rodas de Liga Leve 17", câmera de ré, faróis de neblina, alarme perimétrico, piloto automático, ESP (controle dinâmico de estabilidade), Hill Assist - Assistente de Partida em Rampa e iTPMS - Sensor de pressão de pneus.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

Em termos dimensionais, este SUV compacto mede 4,17 metros de comprimento, 1,71 metros de largura, e tem uma altuea de 1,53 metros. A distância entre eixos é de 2,6 metros, e a altura livre do solo, de 22,5 cm é uma das mais elevadas da categoria. O porta-malas comporta 320 litros - pouco mais que o oferecido por VW Polo, por exemplo.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

Esse modelo pesa 1.200 Kg, o que suscita questionamento sobre a performance, já que o motor 1.6 16V oferece 118 cv com etanol, e 115 cv com gasolina. O torque é de 16,1 Kgfm com etanol ou gasolina, mas ele surge a 4.000 RPM com o combustível fóssil, e a 4.750 RPM com o etanol.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

Desempenho e consumo

Segundo dados da Citroen, ele acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos com etanol, e 12,1 segundos com gasolina (em nossas medições obtivemos 13,5 segundos). A velocidade máxima é de 185 km/h com gasolina, chegando a 190 Km/h com etanol.

Já segundo a Quatro Rodas, O C4 Cactus 1.6 16V Automático, abastecido com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos, e cumpre o sprint de 0 a 1.000 m em 34,5 segundos, quando estará a 152,6 Km/h. A retomada de 80 a 120 km/h é feita em 9,1 segundos.

Dados de Consumo - INMETRO - Citroen C4 Cactus 1.6 16V Automático
  • Cidade: 7,3 Km/l (Etanol); 10,4 Km/l (Gasolina)
  • Estrada: 9,1 Km/l (Etanol); 13 Km/l (Gasolina)
Dados de Consumo de gasolina - Quatro Rodas
  • Cidade: 10,6 Km/l; Estrada: 13,6 Km/l
Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

O C4 Cactus se mostra adequado para pisos de baixa qualidade já que, além da elevada altura livre do solo, ele oferece ângulos de ataque e de saída de 22º e 32º respectivamente, evidenciando seu caráter crossover.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

O interior é predominantemente preto e confeccionado em plástico duro, com alguns poucos lugares com plástico de toque suave e detalhes acetinados. A posição de condução conta com assentos convencionais. Eles suportam viagens longas. O volante regula em altura e profundidade.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

O painel é digital monocromático compartilhado com o C4 Lounge. Ele tem um conta-giros pequeno e impreciso e o mesmo vale para o resto dos medidores. O console central traz saídas de ar e o sistema multimídia com tela de 7 polegadas, com reprodução de áudio AM / FM / MP3 e espelhamento de tela (Auto Android e Apple carplay), visualização de fotos , streaming de áudio e comandos vocais.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

Também aqui estão as funções de ar condicionado, que sofre o mesmo que em outros modelos de PSA que usam esta tela: para alterar a temperatura, você tem que parar de olhar para o rádio ou o navegador.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

Na parte traseira o C4 Cactus consegue transportar dois adultos com conforto. O espaço da cabeça ao teto e ao longo é bom, enquanto a largura é justa.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

Embora três adultos largos não viajem, de qualquer maneira, em uma viagem curta, eles podem administrar sem problemas, porque é um assento plano. Se as crianças viajarem, o local será mais do que suficiente para elas. E se eles ficarem tontos no carro, eles podem abrir as janelas para respirar melhor.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

Passando para o porta-malas, com os 320 litros, eles também podem ser estendidos, substituindo o encosto em uma proporção de 60:40. A capacidade máxima é de 1.170 litros. Abaixo do piso do porta-malas, encontramos um pneu sobressalente.

Comportamento dinâmico

Este C4 Cactus é um carro adaptado para os terrenos que temos. O ajuste é confortável, e, por sua vez, muito mais suave do que outros rivais no segmento.


Na dianteira há um esquema de eixo independente (tipo McPherson) e a barra de torção para trás, a suspensão absorve bem as irregularidades das estradas em más condições.

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

O isolamento acústico da cabine é razoável, com indicador de ruído atingindo 62,9 dbA a 80 km/h, e 69,8 dBA a 120 Km/h. Para efeito de comparação, o melhor nesse aspecto, que é o VW T-Cross, registra 60,5 dbA e 66,4 dbA nessas respectivas condições.

Conclusão

Citroen C4 Cactus 1.6 Automático

O Citroen C4 Cactus 1.6 Automático Feel é uma opção de bom custo x benefício no segmento de SUV compactos. O desempenho é contido, mas suficiente para uma condução civilizada sem pretensões esportivas. O modelo é dono de um passeio macio e confortável, e enfrenta pisos ruins sem reclamar. O porta-malas, de 320 litros, é um limitador para quem precisa de muito espaço.

Ficha Técnica - Citroen C4 Cactus Feel Pack
  • Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.587 cm³, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
  • Câmbio: automático, 6 m, tração dianteira.
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
  • Pneus: 205/55 R17
  • Dimensões: compr., 417 cm; larg., 171 cm; alt., 156 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 320 l; tanque, 55 l; peso 1.225kg

39 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Escolha racional. Bom custo x benefício e revisões a preço fixo e baratas. Boa negociação dos usados na rede PSA. Concorre bem com Kicks, Eco, T-Cross, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também comprei o carro (modelo feel pak) e estou muito satisfeita na relação custo x benefício. Devemos comprar carro que quisermos!!!

      Excluir
  2. Esse teste de 0 a 100 não foi medido errado de 0 a 120.

    ResponderExcluir
  3. Esse 1.6 jurássico, que a PSA fabrica desde os anos 80, aliado a esse interior empobrecido para o terceiro mundo, fazem dele um no-go para mim. Pior até que T-Cross e EcoSport, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Melhor custo benefício por esse preço.

    ResponderExcluir
  5. Motor extra adequado ao modelo, excelente carro

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Essa matéria é sobre o aspirado. ASPIRADO entendeu? O THP está em outra página. Preste atenção, animal.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Idêntica à primeira geração da Touareg

    ResponderExcluir
  8. O bacana desse carro é a versão THP de 99 mil reais.

    Desempenho na casa dos 7 s, ou seja, equilibrado com o antigo Jetta TSI de 211 cv, assim como SUVs do calibre de Equinox 2.0T e Tiguan R-Line.

    Se for equipado com ``chip de potência´´, baixa para 6,8 s, violentando carros como Golf GTI, Jetta GLI, BMW 320i, BMW 328i, Mercedes C200, Mercedes C250 e outros.

    Em resumo, um SUVinho barato com desempenho alucinante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipado com "chip de potência"....
      Meu pai do céu... Esses pilotos de teclado... A NascarChips agradece....

      Excluir
  9. Quando se compra o Citroen temos dois dias de felicidade apenas. No dia que compra e no dia que vende. Nesse ínterim, não há muitos motivos para se comemorar. Experiência própria.

    ResponderExcluir
  10. No final do mês passado, comprei um C4 Picasso, e vou te contar; ele é infinitamente superior ao Cactus e a qualquer outro SUV compacto disponível em nosso mercado.
    Como o vendedor me falou, nem veículos de categoria superior oferta a quantidade de equipamentos e de conforto com o já finado C4 Picasso.
    Mesmo ciente da desvalorização, continuo a falar compro carro para usar e não para vender.
    O me Chery esta guardado na garagem, quando achar um comprador por um preço justo eu vendo, não terei desespero para vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2019 comprei um c4 Picasso 2012 e concordo com vc , o carro é fantástico se bem cuidado não dá trabalho nenhum .

      Excluir
  11. Que carro várzea, nem motor tem kkkk

    ResponderExcluir
  12. Bom custo benefício na compra. Na venda é péssimo. Ao cidadão que afirmou lá em cima que a Negociação é boa no usado já deve ter tido muitos pra negociar... carro com 1 ano de lançamento deve ser verdade esse bilhete #sqn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cláudio, a sua ironia deselegante, me leva a crer q vc deve ser dono de um maravilhoso gol G5, ou quem sabe... Apenas um coleguinha de ciclovia do 4patas daqui do blog.
      A marca Citroen,é de fato muito ruim na revenda, no entanto, com paciência vc consegue vender com perda iguais as das outras marcas?

      Excluir
  13. Por esse preço acho que tem carro melhor no mercado. Mas em fim, mais uma opção para quem gosta de SUV.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, faltaram os dados sobre o consumo. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dados de Consumo - INMETRO - Citroen C4 Cactus 1.6 16V Automático

      Cidade: 7,3 Km/l (Etanol); 10,4 Km/l (Gasolina)
      Estrada: 9,1 Km/l (Etanol); 13 Km/l (Gasolina)

      Já introduzimos no texto.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem