A Ford do Brasil tirou do seu site o Focus Hatch. O modelo já estava programado para sair de linha desde 2018, quando a montadora anunciou que encerraria a produção do modelo na Argentina.

É morto: fim de linha para o Ford Focus no Brasil

Ainda permanece no site o Focus Sedan, mas também é uma questão de tempo até zerar o estoque das concessionárias.

48 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. vítima do Polo. O próximo é o Cruze, outro concorrente direto do Polo.
    Só vai sobrar o Golf, porque o Golf é um hatch médio premium. Cruze e Focus sucumbiram ao Polo.

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    1. Vamos lá... Polo nao enfrenta nem o onix ltz da atual geração. Apanha feio!

      Focus e medios estao perdendo pra suv e crossover. Polo nao é crossover, talkei?!
      Ou será que o imetro ja declarou que polo é crossover e virtus é suv cupé?!
      I think it not...

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    2. Cada uma que eu tenho que ler aqui, o Polo não dá conta nem do Onix.

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    3. Pare de fazer a Relinchianne!!!
      Talkei?!

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    4. VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      O Polo é um hatch médio, assim definido pelo INMETRO.

      E ele se mostra uma opção superior ao Cruze Sport6. O Polo tem melhor custo x benefício, mesmo espaço interno, e melhor acabamento, vejam o comparativo Cruze x Polo:

      https://www.youtube.com/watch?v=20m70D3DxCc

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    5. E o T-Cross ta sendo vítima do Kwid ? Pq de acordo com o Inmetro ele é SUV.

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    6. Carlota vc esqueceu do BMW 140M e a Mercedes A45...

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    7. O Golf morreu antes vítima dele mesmo: caro pra caramba.

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    8. Segura a onda pq segundo uma live divulgada agora pouco em um canal automobilístico o hb20 mudou e cresceu segundo a jornalista acabamento melhor de do polo e ainda com motor 1.0 turbo injeção direta aut 6 .
      Se cuida polo..

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    9. denovo.. polo é médio, cruze, focus, corolla, civic sao grande segundo o mesmo inmetro...

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    10. E o Cruze reinará sozinho no seguimento...
      Afinal o Pólo é de um seguimento inferior...

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    11. O Focus é melhor Hatch médio, golf também está indo no mesmo caminho.!

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    12. "Focus é ...". Agora, Focus "era", se algum dia "tenha sido". Quando lançaram, disseram que "seria", mas nunca "foi". Mas, "será", se retornar?

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    13. Que venham as F-Series espancar o mercado de Hatch e Suv..!!

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    14. O Polo é um carro muito superior ao Onix, pelo amor de Deus, como falam bobagens. Segundo, O Golf é um Hatch Premium que não encontra, dentro de sua faixa de preço, concorrentes a altura no Brasil!

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  2. Alguém sabe quando a Volks irá lançar o Pólo e Virtus GTS??

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    1. Também estou na espera pelo POLO GTS... Alguém sabe quando será lançado?

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    2. Não espere, compre umas das últimas unidades.

      É preço de Golf, motor de Golf,a mas acabamento de Gol.

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    3. genti...se o acabamento do polo é do gol, pq o polo vendi tanto, mais que focus, cruze e yares!!!???????kkkkk

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    4. Acabamento do polo nao e ruim so n e condizente com a faixa de calor dele!

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  3. Pena, o hatch mais bonito do mercado.

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  4. Erros absurdos da Ford no brasil acabaram com o Focus. Lembro quando comprei o Golf... No dia anterior quase levei um Focus, pois a VW não tinha o Comfortline sem os pacotes de teto e roda (não lembro ao certo) que elevavam muito o valor... Acabou não dando certo pelo horário e no dia seguinte chegou o Golf que eu queria. Na época, era um mico comparar os recursos de Golf e Focus, mesmo ambos na mesma faixa de preço. E o vendedor da Ford tirou mais de 10 mil do preço do Focus...

    Ao chegar o Golf, a Ford teve toda a receita para corrigir o Focus, colocando uma central melhor, 6 ou 7 airbags de série, sensores de estacionamento completos, freio eletrônico e ainda cobrar de 3 a 5 mil menos (pela inferioridade do motor). E óbvio, tinha que monitorar a qualidade do seu produto, principalmente o câmbio. Não fez nada disso. Manteve o Focus capado e deixou os problemas do Powershift irem muito longe. Não mexeu morreu.

    Perdeu pra si mesma e para o mercado SUV (mas se tivesse os itens acima e o preço certo aguentaria mais) e um pouco para o Cruze. Mas foi a Dona Ford que ferrou tudo. Colheu.

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    1. Temos um "jênio" do marketing automotivo desperdiçado aqui. Ele sabe tudo o que as maiores montadoras do planeta estão fazendo de errado. Se seguissem seus conselhos, que ele dá sem que lhe fosse pedido, certamente seriam vendidos 10.000 focus por mês, outros tantos de Golf GTI.
      E o melhor tudo que ele faz de gratis! Sai distribuindo conselhos às empresas sem cobrar nada!. Fico comovido com tal demonstração de despreendimento por coisas materiais. Apenas no intuito de ajudar a empresa próxima!!!! que lindo!!1 que lindo!!!

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    2. como a ford não pensou nisso! que genialidade! bastava colocar 6 airbgas de série no focus que ele passaria a vender como água!!!!!!
      cara, esse cara merece o premio ignobel do marketing!! um Jênio!

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    3. E temos um outro "Jênio" do marketing de produto aqui que disse que Golf venderia mais de 6.000 unidades por mês!!!
      Quem será que é hein carlotinha???

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    4. Putz, eu nem comentei o post do "antium" sobre o Polo - pois claramente não vale a pena dar corda pra louco - e o cara vem encher o saco aqui... Enfim, se a Ford tivesse trabalhado corretamente nesses anos e se hoje tivesse um Focus com 7 airbags, central decente, multilink, freio eletrônico, saídas de ar para os passageiros de trás, sensores completos de estacionamento, motor turbo (pode ser até o 1.0) e câmbio AT, entre 85 e 90 mil, seria a melhor compra até 90 mil, uma opção de nível (não o boqueta do Polo) para os milhares de compradores de Hatch de 2013/2014.

      Mas eu não devo entender mesmo... A Ford brasil que deve entender, mesmo perdendo Fiesta e Focus, ou talvez esses manés que querem colocar Polo como concorrente de mercado de Cruze, Focus e Golf que devem entender...

      Mas é compreensível... Quem anda de bike (por que não tem coragem de assumir o carro que tem) não entende a sensação de quem tem um hatch médio de verdade. Deixe eu te explicar: quem teve Focus ou Cruze ou até o finado 308, quando entra em um Golf ou Focus ou Cruze ou até no finado 308, sente uma determinada coerência. Quem teve Golf só se sente bem em outro Golf (mais ou menos nos com freio manual) e mais ou menos em um Focus, Cruze e até no finado 308. Mas todos esses, quando entram em um Polo, passam mal. Quem tem médio que fale. Quem tem bike que se cale.

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    5. que chulapada...
      essa doeu e ele foi até chorar depois disso

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    6. O Ford Focus era caro para produzir. Equipá-lo mais, o tornaria ainda mais caro. Não seria viável tentar mantê-lo ao nível do Golf, se mesmo inferior o custo da produção já estava elevado. A margem de lucro da Ford estava comprometida.

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    7. Único problema desse carro era o câmbio Powershift e a absurda desvalorização no mercado de usados, nada mais!

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  5. Triste para quem gosta de um carro realmente espetacular. Acabei de dar um abraço no meu Focus na garagem e dizer que vai ficar comigo um bom tempo ainda!

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    1. Nem venda! Trate-o como o "Ovo de Páscoa da Vitrine". Esse carro merece ser bem tratado!!!

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    2. Sim, está sendo! É igualzinho ao da foto do post...

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  6. Triste fim para um carro que teria tudo pra ser o único a peitar o Golf de igual para igual. Pontos que foram melhorados na versão européia e poderiam ser aplicados no mundo todo:
    1. Melhor espaço interno;
    2. Transmissão automática-automatizada sem problemas;
    3. Melhor qualidade construtiva (sem desalinhamento de vãos);

    Tenho um amigo que possui uma distribuidora de autopeças, ele cita que existe um outro problema com o Focus: é difícil de achar algumas peças específicas ao passo que com o Golf, é mais fácil de encontrar (Cruze idem).

    Sim, a "dona Ford" errou na concepção inicial, apesar de ser um carro belíssimo e com um posto de condução irrepreensível. Tinha tudo pra reverter o quadro, e ainda por cima colocar preços condizentes com o mercado. Matou o produto em algumas regiões e penso que ainda pode se arrepender por isso.

    Ao menos, na Europa ele continua firme e forte e espero que cada vez melhor!

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    1. Peitar o Golf?
      Como assim?
      É o oposto!
      Todos os carros dessa categoria no mundo tem como referência o Focus, que sempre foi o melhor da categoria.

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    2. Ah claro! Jeremy Clarkson, Jason Vogel, Rubens Barrichello,... todos têm um Golf na garagem. Agora o que importa é a opinião do medíocre Unknown! Que piada! É ou não é um idiota?!

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    3. Não Unknown, Golf é a referência, inclusive por ter não somente qualidade construtiva e dirigibilidade exemplar bem como por sua longa história de sucesso.
      Vai pra Irlanda do Norte (um dos países que conheço bem) e pergunta qual o melhor hatch médio na visão deles...
      Focus é o ÚNICO verdadeiramente capaz de brigar de igual pra igual com o Golf. Acima deles tinha o Série 1 (BMW), mas agora não sei te dizer se ainda é superior em diversão depois da adoção da tração dianteira...

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  7. Suspensão do Focus, está aí uma coisa a ser batida pela concorrência!...

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    1. Só suspensão não adianta nada, visto que todo o resto do conjunto é ruim.

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  8. Pena perder esse carro, excelente de guiar, assim como o golf que também morreu só restando o caro GTI, os suv estão vencendo a batalha.
    Se desvalorizar mais vou comprar um semi novo pois o carro é ótimo.
    um SE plus 1.6 MT.

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  9. Genti isso moreu faiz tempo. Naum vendi nada hihihihi

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  10. Descanse em paz ao lado do golf. No caso do focus, perdurou por longos anos, já o segundo, será lembrado como o mais injustiçado de sua época, culpa exclusiva da montadora.

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  11. Uma pena. Um carro que tinha grande potencial mas que foi abortado pelo próprio fabricante ao se recusar a resolver o problemático câmbio Getrag.

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  13. Uma pena, um carro excelente quando trocar o meu vou pegar um volvo v40, hatch medio descente no brasil,só se for importado...

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  14. Por isso que tenho meu Monza GPS 94/95 2.0 completo. Um legítimo automóvel. Não essas reciclagens de hoje.

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