A Toyota Motor Corporation iniciou um programa global de redução de custos, começando com áreas de vendas e marketing, para transferir recursos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que permitira manter o ritmo de novos concorrentes. Um dos primeiros movimentos da empresa foi cancelar contratos com a unidade chinesa de sua agência de publicidade e comunicação de longo prazo, a Dentsu Inc.

Toyota, pressionada a inovar, costa custos de marketing

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, e o diretor financeiro e de risco, Koji Kobayashi, querem seguir o exemplo da Tesla, do Google e da Tencent - os quais dependem fortemente de marketing não tradicional mais barato e muitas vezes mais inovador. Eles dizem que a economia deve ser investida em investimentos em tecnologia emergente, como veículos autônomos.


Toyota Yaris

"Podemos estar registrando lucros recordes, mas não achamos que estamos acompanhando o ritmo dos investimentos", disse uma das fontes, uma autoridade da Toyota, à Reuters. Para fazer isso, Kobayashi quer aproveitar o dinheiro antes destinado ao marketing automotivo e despesas gerais, que no ano passado totalizou 2,72 trilhões de ienes (24,66 bilhões de dólares). A companhia registrou 2,4 trilhões de ienes (US $ 21,68 bilhões) em receita operacional no mesmo período, tornando a Toyota uma das montadoras mais lucrativas do mundo.

Toyota Yaris Hatch

A margem de lucro da Toyota é de cerca de 9%. Mas empresas como Google e Apple - agora competindo diretamente com a Toyota em tecnologia automotiva - apresentam números várias vezes maiores. Toyoda e Kobayashi vêem um forte contraste entre a divisão industrial hiper-eficiente da Toyota e sua operação de vendas mais esbanjadora, disseram as fontes.

'Marunage'

O esforço de corte de custos da Toyota visa a terceirização de atacado, conhecida no Japão como "marunage". Pode abranger itens como compras de mídia, eventos promocionais e pesquisa de mercado e de consumidores. As fontes acrescentaram que Toyoda e Kobayashi veem a "Marunge" como uma carga pesada que afeta a eficiência das operações de não-fábrica da Toyota, e prejudicando a capacidade da empresa de pesquisar e produzir veículos melhores.

Nas fábricas da Toyota, os engenheiros fazem questão de saber tudo o que podem sobre cada componente e processo, até o custo de cada peça. Mesmo que eles terceirizem a produção, eles a produziriam por conta própria primeiro para entender sua estrutura de custos. Toyoda e Kobayashi querem incutir mais disciplina nas equipes de vendas e marketing da Toyota e transferir internamente alguns dos empregos rotineiramente terceirizados hoje.

Isso, esperam os executivos, ajudará a dar à empresa mais poder de fogo financeiro para acompanhar o Vale do Silício, que está investindo dinheiro em tecnologia automotiva no futuro.

Por exemplo, um processo da Waymo contra o Uber sobre segredos comerciais revelou que a empresa controladora do Google, Alphabet, gastou US $ 1,1 bilhão desenvolvendo tecnologia autônoma de 2009 a 2015. Isso é o que a Toyota reservou para financiar um instituto de pesquisa lançado em 2016. Em 13 de junho, a Toyota investiu US $ 1 bilhão no aplicativo Grab, que oferece acesso a dados de viagem que poderiam ajudá-lo a desenvolver serviços de próxima geração.

Outras montadoras estabelecidas também estão tomando medidas para reformular suas operações de marketing. A Ford tentou "aumentar a eficiência do marketing" usando novas ferramentas e tecnologias, em vez de investir em métodos tradicionais, disse a empresa em resposta a perguntas.

Fonte: Reuters

13 Comentários

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  1. Anota aí Carlota
    Toyota é Toyota!!!
    Até rimou...

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    1. E não vai precisar chamar o Yaris de Mini Corrola.

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    2. Diminuir os gastos em mentiras e investir em produtos realmente novos. Se Yaris, cheio de gambiarras, é um mini-Corolla, imagina quanta gambiarra há no Corolla. A primeira mentira é o número de vendas global que engloba, no mínimo, 3 modelos diferentes com o mesmo nome.

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    3. "Anota aí Carlota
      Toyota é Toyota!!!
      Até rimou..."

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  2. Toyota não é como a fiat que precisa fazer campanhas de marketing milionárias no Brasil para ver se vende alguma coisa, FIAT full fail.

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  3. Na verdade, pouco se vê na tv anúncios de seus produtos. Resultante de um trabalho de boa qualidade e um bom pós venda. Digo isso baseado em experiência própria.

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  4. A maior propaganda da Toyota é o seu próprio nome. Se é Toyota todo mundo compra.

    O nome Toyota é sinônimo de qualidade.

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    1. Isso no Brasil. Na Europa, Japão, China e US, a briga é outra...

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  5. Para mim Toyota é sinônimo o de carro retrô, sem inovação, tecnologia e eficiência. Um atraso de uns 10 anos.
    Toyota está vivendo da fama e se ela não se mexer já, vai perder essa tal. O mercado está mudando e não vai ter lugar para marcas generalistas.

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    1. Fato. O consumidor informado em mercados mais exigentes considera a Toyota uma marca ultrapassada. A Fiat conseguiu se sustentar no Brasil com a mesma estratégia, porém o consumidor brasileiro percebeu essa estratégia e a está abandonando. A Toyota é a próxima a nível global. Tentou laçar uma marca de baixo custo nos EUA (Scion) e teve que fechá-la, pois o nível mínimo é a própria Toyota. Seria o mesmo a Fiat lançar uma marca de baixo custo no Brasil... piada na certa e fracasso geral.

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  7. Marketing eficiente...dobradinha da Toyota nas 24 Horas de Le Mans. Nao vi nada da Toyota por aqui referindo ao fato. Audi e Porsche não participam mais...grande erro de marketing.

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    1. Refiro me a LMP1. A Porsche ganhou na GT PRO no domingo passado.

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