A greve dos caminhoneiros provocou uma crise de abastecimento no Brasil e, como resultado, muitos motoristas estão procurando opções para abastecer seus carros. Uma alternativa que vem sendo considerada - e aplicada - para quem tem carro flex é abastecer o carro com álcool de farmácia. A questão é: isso é prejudicial ao motor?

É possível usar álcool de farmácia em carro flex?

Em uma situação de urgência é possível sim usar álcool vendido em farmácias em carros flex, entretanto não qualquer álcool. É necessário atentar à graduação ºGL (Gay Lussac) informada nas embalagens. O etanol vendido nos postos e usado nos carros tem teor de 93 ºGL, o que indica que em cada litro há 930 ml de álcool puro e 70 ml de água (7%).


É possível usar álcool de farmácia em carro flex?

Entretanto, em farmácias há álcool com teor variando de 70º GL a 95º GL. Dessa forma, o álcool de farmácia com teor abaixo de 70º GL dificilmente irá fazer funcionar o motor, pela elevada concentração de água.

É possível usar álcool de farmácia em carro flex?

Por outro lado, um álcool de farmácia com graduação superior a 90º GL pode ser usado no carro flex em situações emergenciais.

Álcool de supermercado não pode ser usado em carros

Álcool de supermercado não pode ser usado em carros

Outro tipo de etanol vendido fora de postos é o de supermercado. Esse tipo de etanol, por questões de segurança, tem até 54 ºGL - o que é insuficiente para ser vaporizado e fazer um motor a combustão funcionar. Dessa forma, álcool de supermercado e também o álcool em gel não podem ser usados em carros, pois, além de não permitir o funcionamento, podem danificar seriamente o motor.

E bebidas alcoólicas?

Bebidas alcoólicas em carros

Outro questionamento a respeito do uso de "combustíveis alternativos" em carros flex é a possibilidade de usar cachaça, uísque ou vodca. Entretanto, esses líquidos também não podem ser usados, pois suas graduações raramente passam de 50º GL - o que também pode causar danos no motor.

Conclusão

Em casos emergenciais, e apenas em carros com motor flex (carros a gasolina ou diesel não podem receber álcool), pode-se usar álcool de farmácia com teor GL superior a 90º GL. Entretanto, álcool de supermercado e bebidas alcoólicas não devem ser usados, pois podem causar danos ao motor.

37 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Genti, se o Corolla é tão bom, pq não vendi???

      Excluir
    2. Respondendo ao energúmeno:"Genti, se o Corolla é tão bom, pq não vendi???"...Diga o que quiser sobre o Toyota Corolla, mas é inegável que ele é
      o carro mais vendido do mundo. São 50 anos no mercado e mais de 44 milhões de unidades vendidas, o que coloca a versão sedã no topo da tabela, superando nomes como Ford Focus e VW Golf. E não parece que a Toyota irá reduzir este ritmo. Com isso em mente, a nova geração do Corolla tem tudo para aumentar ainda mais o sucesso do nome.

      Excluir
    3. E no Brasil, é um dos carros mais vendidos, líder disparado do segmento, mesmo custando mais de 100.000.
      Genti, como vc é ignorantis....

      Excluir
    4. "Genti, se o Corolla é tão bom, pq não vendi???"
      Acho que você não vendeu porque não tem um...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Maioria das cachaças tem por volta de 40GL. Nao serve, portanto.

      Excluir
    2. Sim, e o melhor de tudo é que além do carro andar, pelo escapamento sairão rapaduras.

      Excluir
    3. Só a feita artesanalmente e repassada até 3 vezes, daquelas que quando põem em um pequeno copo e joga se para cima ela some. Encontradas no interior de Minas, Goiás(região do vale de são Patricio). Rsrsrs

      Excluir
    4. UÉ.. faça caipirinha e assista a greve acabar..

      Excluir
  3. Ainda tem gente que acredita nesse país isso aqui já era e daqui p pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não subestime nossa capacidade de mergulhar mais findo na m...

      Excluir
    2. Pior que é verdade com essa nação de "manos" que estamos virando...

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não recomendo!!!
      Risco de derreter a cabeça do pistão, pois o poder calorífico, ponto de ignição e octanagem do querosene é maior que o da gasolina...
      A queima é mais intensa (acima de veículos a diesel) e vai dar problema!!!

      Excluir
  5. Jenti , se o álcool é tao bao , pq não vendi ? Kkkkk

    ResponderExcluir
  6. por sorte eu possuo na minha casa de praia reservatórios para colocar gasolina no gerador em caso de falta de energia, 5 no total de 15 litros, estou utilizando os 5 no momento na cidade, inclusive socorri um vizinho que teve pane seca. ainda tenho uns 40 litros, estou utilizando a Honda Biz 125cc do meu irmão para me locomover, aliás, toda a família, carro nem pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte?? Combustível fóssil Ca entre "nóis".. Poderia optar por energia solar ilimitada num país tropical... qual o tipo e modelo de motor vc utiliza, primeira vez que vejo alguém usar gasolina no lugar do óleo diesel, venho da terra que utilizavam calhas de água para gerar energia...inclusive meu pai tinha uma...

      Excluir
  7. Quem estiver sem botijão de gás em casa pode fazer receitas no micro ondas, hoje eu fiz frango assado no microondas, tem receitas no youtube.

    Tenho gás, mas resolvi poupar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to usando meu botijão de gás na minha Touareg 2004.
      A fila do GNV tá gigantesca

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkk.........Conseguiu uma autonomia de 2 ou 4km ? Isso consome horrores para o padrão brasileiro sobre o preço do combustível.

      Excluir
  8. Engraçada essa greve! Até agora não vi na TV ninguém barrando caminhão de cerveja, kkk

    ResponderExcluir
  9. Carlos vittar deve estar toda saltitante com essa greve, andando com seu veículo movido à força animal, também conhecido como caloi ceci.

    ResponderExcluir
  10. Uma dica: guardem suas reservas de combustível pra emergência, para qualquer outra situação, vá de bicicleta ou a pé.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Os caminhoneiros só estão olhando para os interesses deles.
    Pediram redução no valor do diesel, no valor do pedágio, aumento no valor recebido pelo frete, e outras medidas que beneficiam apenas a categoria deles.
    Pq não pediram redução nos preços de *todos* os combustíveis?
    Pq não pediram redução nos privilégios dos políticos?
    Pq não pediram redução dos cargos comissionados?
    O que *todos* os brasileiros precisam é que o estado gaste menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí meu caro, toda população, tem que si envolver, isso foi só uma classe, imagine si juntarem todas as classes de, professores, médicos e agentes de saúdes, polícias e bombeiros...Resumindo, o povo não sabe a força que tem...Isso é fato!!!

      Excluir
    2. O curioso é que aqui estão pedindo tudo o que você citou é com apoio da sociedade em geral, desde o agricultor até o comércio.
      Não aceitem o que a mídia de concessão federal empurra povo...( ou seria “gado”?).

      Excluir
  13. Já utilizei numa emergência álcool de prateleira de supermercado em carro motor a álcool 100%...rodou perfeitamente. Provalvelmente a tecnologia flex de hoje com sondas etc nao permita.

    ResponderExcluir
  14. O Brasil um dos maiores produtores de cana de açucar, terra boa pro cultivo... Depois dessa crise me fez seriamente em pensar no neu próprio combustível renovável.. Pros produtores de cachaça não falta etanol puro no processo... Meu amigo rodou até com azeite de cozinha na moto dele.. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  15. Sera que posso abastecer minha moto com alcool 90 compradi em farmacia??

    ResponderExcluir
  16. Meu pai ha muitos anos atras, abasteceu a vw kombi com alcool zulu, e funcionou muito melhor do que etanol do posto... detalhe, quando acelerava com etanol, sempre dava uns tiros ao passar a marcha, coisa q nao ocorreu com o alcool zulu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem